Partilhar

Por que arrotamos?

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que arrotamos?
Imagem: aventurasmentais.wordpress.com

O arroto, nome vulgar da eructação, consiste na ejeção de gases estomacais pela boca e geralmente é acompanhado por um som característico. Por este motivo pode ser considerado como falta de educação arrotar à mesa, mesmo sendo uma reação característica e natural de animais mamíferos, causado no geral por ar e gases que foram engolidos o arroto também serve para expelir dióxido de carbono que as vezes é produzido pelo nosso estômago.

Neste artigo, umComo te explica por que arrotamos.

Também lhe pode interessar: Para que servem os estrogênios
Passos a seguir:
1

Mesmo que a maior parte do ar deglutido quando comemos ou engolimos saliva seja absorvido pelo nosso organismo sempre sobra uma pequena parcela que precisará ser eliminada de alguma forma. O arroto desta forma é uma reação natural que não significa que exista algum problema médico, com exceção de quando ele persiste com grande frequência.

2

Na maioria das culturas, arrotar à mesa pode ser considerado como um hábito de má educação ou até de rebeldia por parte das crianças e jovens. Porém, em algumas culturas como a da China, arrotar é sinal de gratidão pela comida.

3

Em alguns animais mamíferos a falta de arrotar corretamente pode ser fatal, estes casos são mais comuns entre os ruminantes domésticos que ingerem trevo primavera, que por sua vez é rico em alfafa. Desta forma entram em uma condição que conhecemos como "bloat" quando uma elevada pressão de gases gástricos se acumula no esôfago, esta condição necessita de tratamento médico imediato para que o animal possa expulsar os gases.

4

Outros mamíferos como os bovinos ou até cães e ovelhas também arrotam. O gás expelido pelos ruminantes consiste em sua maioria de gás metano, produzido pelo processo digestivo como sub produto do animal. Organismos anaeróbicos que participam destes processos estão entre as Escherichias coli e Arqueas metanogênicas.

5

Uma vaca ou boi de peso médio emitem de 542 a 600 litros médios de metano por dia através de arrotos e expiração, sendo que 95% dessa quantidade vem dos arrotos garantindo uma vaga aos campos de cultivo de um dos maiores causadores do efeito estufa, o que levou os cientistas a desenvolverem vacinas anti-metano para minimizar um pouco os arrotos do gado.

6

Uma das causas dos excessivos arrotos pelas vacas vem da sua alimentação, que consiste maioritariamente de alimentos que o seu sistema digestivo não foi feito para processar como o milho e a soja, que consistem grande parte da ração dos gados. Alguns agricultores optam por semente de linhaça como alimento para os gados, que são mais próximas dos alimentos que estes animais comiam em seu estado selvagem, antes de serem domesticados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que arrotamos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Por que arrotamos?

Por que arrotamos?
Imagem: aventurasmentais.wordpress.com
Por que arrotamos?

Voltar ao topo da página