Por que a água do mar é salgada?

Por que a água do mar é salgada?

Se você já foi à praia, é bem provável que já tenha sentido o sabor tão característico da água do mar. Como tanta coisa nesse mundo, o oceano gera literalmente um mar de dúvidas quando ele entra em pauta. Não faltam perguntas quanto à vida marinha, sua formação, a geografia, suas ondas, as marés e tantos outros aspectos especiais que compõem essa extensão de água responsável por uma porção tão notável do nosso Planeta Terra. O umCOMO reuniu informações para responder uma das questões mais populares dentro do tema: por que a água do mar é salgada?

O que faz a água do mar salgada?

A melhor maneira de entender porque a água do mar é salgada é começar pela história do planeta em que habitamos e entender o ciclo da água. O que dizem os estudos de oceanografia é que há mais ou menos 4 bilhões de anos, no processo de formação da Terra, fenômenos terrestres fizeram com que os vulcões liberassem grandes quantidades de vapor d'água que se acumularam sobre a superfície terrestre.

Com o tempo, a temperatura terrestre foi diminuindo de uma maneira que causou a condensação desse vapor vulcânico e consequentemente se transformou em chuva. Nessa fase, a Terra passou por um período intenso de chuvas. Conforme a água ia caindo ela agregava sedimentos minerais e ia se acumulando em depressões profundas da superfície terrestre. Assim se formou o mar.

Boa parte da salinidade marítima se deve à formação dos oceanos. Entretanto, o ciclo natural da água também influencia diretamente nesse processo. A começar considerando o fato de que por mais contraditório que pareça, os muitos rios de água doce que desaguam no mar são grandes responsáveis pela salinidade da água.

Funciona assim, durante o seu curso, esses rios vão desgastando rochas e levando no fluxo sais minerais. Então, quando desaguam, esses sedimentos são depositados no fundo do oceano e são salgados. Estudos indicam que dentre os tipos de sais depositados no oceano, o que se encontra em maior quantidade é o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha.

Mas se o ciclo da água tem a etapa da chuva, que é o vapor condensado de rios e mares, você deve estar se perguntando:

Então, por que a água da chuva não é salgada?

Quando a água de rios e mares evapora e depois se condensa para se transformar em chuva o sal não evapora junto e continua nos oceanos. Isso não significa que as chuvas de água sem sal alterem a salinidade do mar, já que 97% da água do mundo está nos oceanos.

Qual é a concentração de sal no mar?

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, calcular a quantidade de sal presente no mar não é tarefa tão simples assim. Mas a estimativa é que cerca de 50 trilhões de toneladas de sais faça parte da composição oceânica. Se considerássemos que o sal é distribuído de forma igual por todo o oceano, a média de gramas de sal por litro seria de aproximadamente 35 gramas. Entretanto, já se sabe que o sal não está distribuído de forma igual pelo oceano.

O exemplo mais incisivo desse fato é o Mar Morto, no Oriente Médio, onde a salinidade da água pode chegar a 300g de sal por litro. As suas águas são tão densas que pessoas conseguem boiar sem nenhuma dificuldade. Por outro lado, somente bactérias específicas são os seres vivos que conseguem fazer do Mar Morto seu habitat natural.

Já em zonas próximas a geleiras, por exemplo, a salinidade tende a ser menor por conta do derretimento constante de gelo de água doce diretamente sobre a água do mar.

Por mais que a água do mar tenha benefícios para a saúde, não é recomendável beber água do mar mesmo em situações de extrema emergência. A alta concentração de sal tem consequências danosas para a sua saúde e bem estar. .

Sugestão: Como funciona a osmose reversa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a água do mar é salgada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.