Perguntas bíblicas

Perguntas bíblicas

Ainda que haja controversas, a Bíblia é o livro mais reproduzido em mais línguas e o livro mais lido do mundo, seguido por Dom Quixote. Independente da sua religião ou ceticismo, existem questões históricas descritas nesse livro que podem ser objeto de estudo de provas e até gincanas bíblicas. Pensando nisso, selecionamos 50 perguntas bíblicas sobre o livro e questões controversas que podem render discussões e reflexões. Você tem a resposta para alguma delas? Não hesite em respondê-la nos comentários!

Preguntas bíblicas

O livro de Provérbios, capítulo 22, versículo 6, diz:

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos ela não se desviará deles.

Quem tem conhecimentos bíblicos desde cedo pode tentar responder essas perguntas sobre a bíblia, que também podem servir de inspiração como perguntas bíblicas para gincana:

  1. O que Deus fez no princípio? Este evento está escrito na Bíblia no livro de "Gênesis, capítulo 1, versículo 1" e diz assim: 'No princípio, Deus criou o céu e a terra'.
  2. Qual era o nome do apóstolo que acompanhou Jesus e depois negou que o conhecia? Pedro foi o apóstolo que negou Jesus. Este evento é mencionado em Mateus capítulo 26:69-74.
  3. O que é a ressurreição? A ressurreição significa que não devemos ter medo da morte, pois ela nos libertaria desse sofrimento. Em Atos capítulo 2, versículos 22-24, há uma menção à ressurreição de Jesus superando a morte.
  4. Por que não se pode adorar imagens? No livro de Êxodo 20:4-5, Deus proíbe a adoração de imagens. De acordo com vários relatos bíblicos, a verdadeira adoração a Deus era completamente desprovida de imagens. "Não vos deveis curvar diante delas nem ser induzidos a servi-la".
  5. Onde Jesus pregava quando criança? No templo em Jerusalém quando tinha 12 anos de idade. Isto é mencionado na Bíblia no livro de Lucas 2:41-50.
  6. Quem fez Adão e Eva pecarem no paraíso? A serpente era o animal mais astuto do paraíso, e fez Adão e Eva pecarem. Em Gênesis 3:1-6 está a descrição deste fato.
  7. Quais foram as 10 pragas que atingiram o Egito? Entre as calamidades mencionadas no Antigo Testamento estão as seguintes: águas transformadas em sangue, praga de rãs, invasão de piolhos, contaminação de moscas, praga de gado, chuvas de granizo e fogo, invasão de gafanhotos, escuridão, e a vinda do anjo destruidor.
  8. Qual é o quinto mandamento da lei de Deus? Este mandamento é um dos mais importantes, pois Deus nos convida a exaltar, a dar amor e respeito aos pais. O quinto mandamento diz: "Honra teu pai e tua mãe". Êxodo 20:12. Confira o todos no post do umCOMO que mostra quais são são os 10 mandamentos.
  9. Que pessoa da Bíblia foi engolida por um grande peixe? Jonas, um profeta desobediente, foi engolido por um peixe grande e depois vomitado na costa. Este relato está descrito no livro de Jonas 1:17.
  10. Qual era o nome do homem que Deus usou para abrir o Mar Vermelho? O nome dele era Moisés. Deus disse-lhe para estender o seu bastão sobre o Mar Vermelho e com um vento forte que soprava do leste, as águas do mar foram divididas. Este fato é descrito no livro de Êxodo 14:21-22.
  11. Qual era o nome do homem mais forte da Bíblia? O homem mais forte é um juiz chamado Sansão, a quem Deus escolheu para salvar os israelitas dos filisteus. Suas ações são relatadas no livro dos Juízes capítulos 13 a 16.
  12. Quais eram os nomes das cidades que Deus destruiu por causa do seu pecado? Sodoma e Gomorra foram as cidades que Deus destruiu com fogo e enxofre que caíram do céu. A destruição dessas duas cidades está descrita no livro de Gênesis 19:24-25.
  13. Como morreu João Batista? João Batista morreu ao ser decapitado por ordem de Herodes para agradar à filha de Herodíades. Este evento é narrado em Mateus 14:1-12.

Preguntas e respostas bíblicas

Quem procura perguntas bíblicas mais difíceis que as anteriores precisará tem um conhecimento prévio mais aprofundado para conseguir responder as questões sobre a Bíblia a seguir. De qualquer forma, essas são perguntas bíblicas com repostas e referências das passagens:

  1. Quem é Jesus Cristo? Segunda a Bíblia, Jesus Cristo é o messias, o filho do Deus vivo, aquele que morreu crucificado para o perdão dos nossos pecados e para nos ensinar o caminho para a vida eterna.
  2. Quem foi o precursor de Jesus? João Batista é considerado o precursor de Jesus, já que ele foi o último profeta que anunciou a vinda de Jesus Cristo. Em João 1:19-37, este profeta declara quem Jesus é quando O vê.
  3. Você sabe o nome de todos os apóstolos que acompanharam Jesus? Os nomes são Pedro, André, Tiago o Grande, Tiago o Menor, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Judas Tadeu, Judas Iscariotes, Simão o Zelote e Matias (que substituiu Judas Iscariotes depois de sua traição a Jesus).
  4. Por que a Bíblia diz que não se deve fazer sexo antes do casamento? A Bíblia afirma que não se deve fazer sexo antes do casamento para evitar que almas se juntem às paixões erradas e outras paixões desenfreadas. Isto é explicado em Hebreus 13:4.
  5. Você sabe como será o novo mundo depois da nova vinda de Jesus à terra? O reino milenar está chegando, ou seja, onde Cristo vai governar na terra, haverá paz e Satanás será acorrentado e não será capaz de enganar as nações. Apocalipse 20:1-3.
  6. O que significa a palavra lascívia mencionada na Bíblia? Esta palavra é mencionada em vários livros da Bíblia. Em todas estas passagens, refere-se ao desejo sexual ou luxúria. Os livros que o mencionam são: Marcos 7:21-23, Coríntios 12:21, Gálatas 5:29, Efésios 4:17-19 e 1 Pedro 4:3.
  7. Porque é que Deus deu livre arbítrio ao homem e à mulher? Por que Deus deu livre arbítrio ao homem e à mulher? Deus quer que o ser humano decida por si mesmo se quer ser fiel às suas ordens, ou seja, ser obediente a ele por amor. Tais decisões são mencionadas na Bíblia em Deuteronômio 30:1-19.
  8. Onde se diz que Messias nasceria em Belém? O livro de Miquéias 5:2 diz: "Mas de vós, Belém Efrata, um pequeno entre os clãs de Judá, sairá o governante de Israel; suas origens remontam à antiguidade, a tempos imemoriais.
  9. Quem se tornou o primeiro rei das 10 tribos que se separaram? Jeroboão foi o primeiro rei após a separação das 10 tribos. Isto é mencionado no livro de Reis 12:20.
  10. Ele foi repreendido por Paulo por se recusar a comer com os gentios? No livro de Gálatas 2:14-15, Paulo condena a atitude de Pedro por seu comportamento hipócrita.
  11. Quem era Matusalém? Matusalém é, de acordo com a Bíblia, a pessoa que viveu mais tempo na Terra. Ele pertencia às primeiras 10 tribos que povoaram o planeta antes do Dilúvio. Gênesis 5:5-29 e Gênesis 9:29.
  12. Qual é a relação entre Noé e Matusalém? Segundo a Bíblia, Noé era filho de Lamech, um descendente do terceiro filho de Adão. Este Lamech, por sua vez, era o filho de Matusalém.
  13. Quem foi o primeiro profeta nomeado na Bíblia? Abraão foi o primeiro personagem bíblico nomeado na Bíblia. Isto é mencionado no livro de Gênesis 20:7.
  14. O que significam Alfa e Ômega? Esta expressão aparece três vezes no livro sagrado dos cristãos e se refere a Deus Todo-Poderoso, pois ele é o começo (alfa) e o fim (ômega) de todas as coisas.

Perguntas bíblicas para gincana

Se o seu objetivo ao procurar perguntas bíblicas é por alguma gincana ou jogo do tipo, selecionamos essas perguntas bíblicas para gincana que reúnem curiosidades e informações interessantes a respeito do livro:

  1. Onde na Bíblia é mencionado que a terra é redonda? A Bíblia tem mencionado isso desde a sua criação. No Antigo Testamento, no livro de Isaías 40,22, ele explica.
  2. Quem moveu a pedra que cobria o túmulo de Jesus? A pedra foi movida por um anjo do Senhor. É mencionado no Novo Testamento, em Mateus 28:2.
  3. Qual é o capítulo mais longo da Bíblia? O Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia e tem um total de 176 versículos.
  4. Qual é o livro mais curto da Bíblia? O livro mais curto da Bíblia é a Segunda Epístola de João. É composto por treze versos.
  5. Quem escreveu o Antigo Testamento? Os autores incluem Moisés, Josué, Samuel, Jeremias, Esdras, Mordecai, David, Salomão e Isaías.
  6. Quais homens não morreram como mencionado na Bíblia? Segundo a Bíblia, foram dois homens que não morreram. O primeiro foi Enoque, mencionado em Gênesis 5:22-24, e o segundo foi Elias, mencionado em 2 Reis 2:11.
  7. Qual é a primeira mulher referida em Gênesis? De acordo com uma interpretação rabínica de Gênesis 1:27, a primeira mulher cuja existência é referida neste livro é Lilit, que deixou seu marido e o jardim do Éden.
  8. Como é que o David matou o Golias? David feriu Golias mortalmente ao incrustar uma pedra na sua testa, que ele atirou com uma funda. Depois de cair no chão, David pegou a espada do gigante, acabou com ele e cortou-lhe a cabeça. Isto é descrito em 1 Samuel 17:48-51.
  9. Quem duvidou quando Jesus andou sobre as águas? Pedro foi o único que duvidou. Mateus 14:22-33 relata isso.
  10. O que apareceu de repente quando Elias foi levado ao céu por um redemoinho? Uma carruagem de fogo e cavalos de fogo.
  11. O que é o escudo, o capacete e a espada que Deus oferece aos cristãos contra as forças do maligno? O escudo é a fé deles, o capacete é a salvação que protege sua cabeça e a espada é a palavra de Deus que lhes dá o Espírito Santo. Tudo isso é mencionado em Efésios 6:1-17.
  12. Onde se diz que Satanás estará preso por mil anos? Isto é mencionado em Apocalipse 20:1-3.
  13. Quem cortou o cabelo de Sansão? Foi um homem que cortou o cabelo de Sansão, não de Delilah, como muitos acreditam. Foi ela quem fez Sansão adormecer com a cabeça nas pernas, mas depois chamou um homem para cortar as sete tranças do seu cabelo. Juízes 16:19.

Se você quer conferir as respostas citadas nas perguntas sobre a Bíblia, sugerimos consultar o post do umCOMO que explica como procurar na Bíblia.

Perguntas sobre a Bíblia polêmicas

A antiguidade e complexidade da Bíblia revela muitas questões contraditórias na atualidade que rendem boas discussões e reflexões. As perguntas bíblicas a seguir não têm respostas, mas são um convite a encontrar explicações coerentes:

  1. Se a mulher nasceu da costela de Adão, porque os homens hoje nascem do útero delas?
  2. Onde está escrito que Jesus era um homem branco de olhos azuis, como retratado nas ilustrações, se ele nasceu na África?
  3. A Bíblia trata a mulher com igualdade de direitos aos homens?
  4. Qual a real importância de Maria Madalena na Bíblia?
  5. O que houve entre Jesus e Maria Madalena, de acordo com a Bíblia?
  6. A Bíblia defendia a pena de morte?
  7. Se adultério, até pouco tempo era considerado crime, porque a uma das leis bíblicas dizia que quando um homem morria seu irmão deveria se casar com a sua viúva?
  8. Qual a maior contradição bíblica?
  9. A Bíblia segue atual?
  10. Qual é o versículo bíblico que menos te representa?

Para outras ideias, sugerimos o post com as melhores perguntas e respostas para gincanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas bíblicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.