Pedra olho de tigre: significado e para que serve

Pedra olho de tigre: significado e para que serve

O olho de tigre é uma pedra semipreciosa composta por diferentes minerais, entre os quais predomina o quartzo. Além disso, graças às suas tonalidades que misturam castanho e amarelo, o olho de tigre é uma pedra bastante característica e fácil de ser identificada por aí, além de contar com algumas propriedades das mais benéficas.

Apesar de ser considerada um dos amuletos mais poderosos por aqueles que acreditam nesse tipo de transmissão de energia, o olho de tigre não é uma pedra cara e é ideal para quem está começando a se familiarizar com os poderes das pedras. Papel e caneta na mão, pois aqui no umCOMO vamos te ajudar a conhecer mais sobre a pedra olho de tigre, contando seu significado, propriedades e para que serve.

Pedra olho de tigre: significado

Por conta de seu brilho chamativo e polido, e também pela mistura de tons que apresenta, o olho de tigre sempre foi muito usado em peças decorativas, inclusive em civilizações ancestrais, entre elas as do Egito Antigo. Ainda que existam diferentes teorias que expliquem o porquê da pedra receber este curioso nome, a mais conhecida faz referência ao tom âmbar predominante nela, responsável por refletir e irradiar uma luz similar à proveniente dos olhos misteriosos e penetrantes dos tigres.

Porém, qual o significado da pedra olho de tigre? A força, energia e destreza desse animal são fundamentais para que você entenda o simbolismo da pedra, que durante anos esteve relacionada com boa sorte e proteção. Na verdade, o olho do tigre é considerado uma das pedras mais adequadas para lidar com o mau-olhado, e por isso é tão popular entre quem acredita nisso.

Nós do umCOMO te aconselhamos a dar uma olhada, também, neste artigo sobre pedras para atrair boa sorte.

Propriedades da pedra olho de tigre

Quais são as propriedades da pedra olho de tigre de acordo com os amantes das pedras esotéricas? Para falar sobre isso, primeiro temos que falar sobre o aspecto físico do amuleto, que possui microcristais de quartzo e outros minerais (como a limonita), conferindo a ele uma dureza média na escala de Mohs.

Como vimos anteriormente, essa não é uma pedra particularmente cara, embora seja muito usada na joalheria. O melhor de tudo é que ela, apesar de econômica, possui grande valor. Isso porque:

Diz-se que o olho de tigre, também conhecido como “Pedra da Liberdade”, está carregado de energia positiva, qualidade que protege contra as más vibrações do ambiente e pode nos ajudar a manter o equilíbrio em situações adversas como medo, ansiedade ou dificuldade na tomada de decisões. Na verdade, o olho do tigre tem sido usado há séculos na medicina tradicional chinesa, visto que é considerada uma das pedras fundamentais para equilibrar o ying e o yang.

Seu uso também está relacionado a uma boa saúde física e psicológica, já que se diz que o quartzo olho de tigre potencializa a ação dos 7 chakras, principalmente aqueles que influenciam a concentração ou a criatividade.

Para que serve a pedra olho de tigre

Uma das crenças mais populares entre os amantes do esoterismo é de que a energia do quartzo olho de tigre pode ser muito boa para a nossa saúde. Na verdade, ela está relacionada a benefícios como os seguintes:

  • Ajuda a aliviar dores de cabeça;
  • Acelera a recuperação após uma doença ou lesão;
  • É benéfica para manter o equilíbrio interno;
  • É considerada uma pedra fundamental para quem deseja gozar de uma boa serenidade mental;
  • Grande aliada para problemas de ansiedade e estresse;
  • Estimula a criatividade e a concentração pessoal.

O olho de tigre é, também, uma das pedras mais usadas na meditação. Quando colocada entre as sobrancelhas, no chakra conhecido como terceiro olho, essa pedra ajuda a abrir a mente e a canalizar a energia positiva por todo o corpo. Aumentar a força interior e proporcionar maior estabilidade emocional são alguns dos benefícios valiosos concedidos por ela.

Além disso, essa pedra também pode proporcionar otimismo e vitalidade, e, de fato, acredita-se que ela possa ajudar bastante na tomada de decisões difíceis ou realização de um novo projeto. Diz-se que o olho de tigre não traz apenas sorte, mas também dinheiro, sucesso e prosperidade.

Embora seja verdade que esses benefícios não são comprovados cientificamente, quem acredita no poder e na energia das pedras não hesita em ter em mãos esse amuleto, um dos mais versáteis e interessantes. E, se você quiser descobrir mais nomes de pedras preciosas e seu significados, não perca esse outro artigo do umCOMO.

Como usar a pedra olho de tigre

Agora que você já conhece bem as propriedades e benefícios do olho de tigre, deve estar se perguntando sobre como energizar a pedra ou como usá-la para aproveitar tudo o que ela pode oferecer de bom.

Aqui no umCOMO vamos te contar como limpar o olho de tigre segundo os especialistas em esoterismo, o que é bem fácil! Coloque a pedra embaixo da torneira, em água corrente, durante aproximadamente 1 minuto. Se você quiser, também pode deixar a pedra submersa em água com sal, pois acredita-se que esse componente seja capaz de absorver as energias negativas que podem estar presentes nela. Para aprender como energizar o olho de tigre você deve levar em conta que, uma vez limpa, a melhor opção é deixar que a pedra receba a luz da lua cheia, que será capaz de ativar as propriedades do amuleto.

Isso pode ser feito, em média, a cada 2 meses, embora você possa esperar mais ou menos tempo de acordo com o que está passando naquele momento.

Como usar o olho de tigre?

Em pulseiras de olho de tigre, em brincos ou pingentes que tenham a pedra, ou simplesmente guardadas em uma bolsa ou carteira: são muitas as pessoas que carregam o olho de tigre como amuleto poderoso. Agora, se você decidiu usar a pedra em forma de pulseira, pode estar se perguntando em que mão a pulseira de olho de tigre é usada. Bom, saiba que, para afastar as energias ruins e proteger você e seus entes queridos, o melhor a se fazer é usar o olho de tigre na mão esquerda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pedra olho de tigre: significado e para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.