Partilhar

Para que servem os estrogênios

Para que servem os estrogênios

Os estrogênios são o hormônio feminino que se encarrega de regular a função sexual das mulheres, mas, além disso, também influenciam em outros processos físicos como o metabolismo ou a saúde dos ossos. Na menstruação é quando se produz uma queda importante da produção de estrogênios e, por isso, as mulheres têm os sintomas típicos da menopausa. Para entender este processo, em umComo contamos a você para que servem os estrogênios para que possa entender assim como influenciam no corpo humano.

Também lhe pode interessar: Quais são os nomes dos dentes

O que são os estrogênios

São conhecidos como "o hormônio feminino" ainda que os homens também o produzam, mas em níveis bem mais inferiores. Incide de forma direta no sistema reprodutor sexual das mulheres, já que é o hormônio que regula a menstruação e que permite a procriação da espécie humana. A partir da época da puberdade é quando as mulheres começam a criar estrogênio em grandes quantidades e este período se prolongará até à chegada da menopausa, ou seja, aos 45 ou 50 anos, aproximadamente.

Os principais produtores de estrogênios femininos são os ovários, mas não são os únicos já que as glândulas adrenais também os produzem, ainda que em quantidades inferiores. Durante a gravidez, a matriz também gerará estes hormônios para poder criar o embrião e manter em uma boa condição de saúde tanto da mãe quanto do filho.

Ainda que sua maior função seja a que tem a ver com os processos sexuais femininos, os estrogênios também se encarregam de regular outras condições físicas; por este motivo, quando há um desequilíbrio deste hormônio, podem chegar a produzir condições ou doenças relacionadas com este desajuste.

Para que servem os estrogênios - O que são os estrogênios

A função sexual dos estrogênios

Já comentamos que uma das principais funções dos estrogênios é a de índole sexual, uma vez que é o hormônio encarregado de regular diferentes estados relacionados com o ciclo da mulher. Por isso, o estrogênio serve para:

  • Regular a menstruação: a cada 28 dias, as mulheres começam seu ciclo menstrual e os ovários liberam estes hormônios que incidem diretamente no corpo da mulher.
  • Criar as características sexuais da mulher: o estrogênio se encarrega de dotar as mulheres de sua condição física como o desenvolvimento dos seios, o aparecimento de pelo pubiano, a voz aguda, etc.
  • Prepara o útero para o feto: sem estrogênio não existiria a possibilidade de procriar, já que este hormônio se encarrega de moldar a zona do útero para que, caso o óvulo seja fecundado, possa abrigar um embrião.
  • Aumenta a libido: também é a que se encarrega de que as mulheres tenham desejo sexual, por este motivo, no momento prévio à ovulação, as garotas costumam ter a libido mais alta porque há um pico de produção de estrogênios que dispara para poder procriar.
Para que servem os estrogênios - A função sexual dos estrogênios

Outras funções do estrogênio

Mas os estrogênios não incidem só no ciclo sexual das mulheres, os estrogênios também cumprem outras funções no corpo como as seguintes:

  • Regulam o cálcio: este hormônio se encarrega de manter o mineral em bons níveis para, assim, conseguir uma boa saúde dos ossos.
  • Metaboliza as gorduras: encarrega-se também de assimilar e metabolizar as gorduras para que o nosso corpo as use como energia evitando, assim, o excesso de gordura saturada. Além disso, também se encarrega de distribuir a gordura, por isso, as mulheres tendem a ter mais na zona dos quadris e das mamas.
  • Regulam o nível do colesterol: conseguem manter em equilíbrio o colesterol no sangue graças à metabolização das gorduras.
  • Equilibram as emoções: o estado de humor também fica afetado por estes hormônios que, quando se desequilibram, podem produzir irritabilidade, depressão ou alegria extrema.
Para que servem os estrogênios - Outras funções do estrogênio

Desequilíbrio dos estrogênios

A falta de estrogênios é a condição mais comum da qual sofrem as mulheres, sobretudo, na época da menopausa já que os óvulos são os principais encarregados de produzir este hormônio. No entanto, também pode ocorrer uma queda de estrogênios em outras condições como, por exemplo, em pessoas com anorexia, com má nutrição, mulheres que acabam de ter filhos ou pessoas que se excedam no exercício físico.

Quando se tem poucos estrogênios, podemos sofrer de problemas como os seguintes:

  • Osteoporose
  • Doenças cardiovasculares (sobretudo arteriosclerose)
  • Infecções urinárias
  • Dores de cabeça
  • Afrontamentos
  • Libido baixa
  • Secura vaginal e irritação
  • Mudanças de humor
  • Insônia
  • Aumento de peso
  • Fadiga

No entanto, também pode ocorrer precisamente o contrário, que nosso corpo produza muito estrogênio e, portanto, também tenhamos alguns desajustes no organismo e, depois tenhamos que reduzir os estrogênios. O motivo é que com uma grande produção do hormônio, podemos correr o risco de aumentar de peso de forma brusca, desenvolver doenças dos ossos e, inclusive, o risco de sofrer de câncer é maior.

Portanto, qualquer tipo de desequilíbrio na produção do hormônio feminino pode conduzir a um quadro de saúde complicado, que é melhor tratar o quanto antes. Em umComo recomendamos a você que diante de qualquer dúvida consulte um médico.

Para que servem os estrogênios - Desequilíbrio dos estrogênios

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que servem os estrogênios, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Para que servem os estrogênios

Para que servem os estrogênios
1 de 5
Para que servem os estrogênios

Voltar ao topo da página