Partilhar

Para que serve a Filosofia

Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 julho 2019
Para que serve a Filosofia
Imagem: afilosofia.com.br

Está ai uma ótima pergunta, ótima por ser difícil de responder, difícil de categorizar e até mesmo saber se a resposta está certa. É realmente difícil falar sobre a filosofia sem ser filosófico, então neste artigo vamos tentar explicar para que serve a filosofia da forma mais didática possível e sem muitas metáforas.

Também lhe pode interessar: Qual é a origem da Filosofia

A filosofia e o homem

A filosofia está na história do homem desde que ele aprendeu a pensar, se é que esse dia existiu. Alguns dos filósofos são muito conhecidos como Platão, Freud, Heráclito, etc. Geralmente os conhecemos quando esquecemos de dormir nas aulas de filosofia. Antigamente, a maioria dos filósofos também trabalhavam com conhecimentos políticos e matemáticos, como Platão e Pitágoras, respectivamente. Platão era o cara que dizia que para ser um bom político você precisa ter conhecimentos filosóficos (o que na minha opinião está certíssimo) e Pitágoras era o cara dos triângulos que passou a vida usando sandálias e estudando a forma dos Toblerones.

Falando em matemáticos, vamos usá-los como exemplo por um instante para definir um pouco a relação entre filosofia e homem que por incrível que pareça é semelhante a outras ciências como a religião, arte e a ciência em seu termo mais banal. O matemático, trabalha com números, o que não significa que ele saiba os seus significados ou que ao menos perceba que a matemática está em cada partícula a sua volta, ele apenas faz uso dela. O filósofo já é diferente, é aquele cara chato que repara nos detalhes, que tenta entender a subjetividade das coisas, repara nas bases naturais e por que as coisas são como são. A filosofia está presente em nosso dia-a-dia em cada argumentação, e agora, vou explicar porquê de uma forma mais abrangente

A ciência da filosofia

Quando digo que a filosofia é também uma ciência, mas a mais basal delas é por que ela está presente em nosso dia-a-dia o tempo todo sem percebermos, como já foi dito, na argumentação por exemplo. Para explicar melhor como trabalha a filosofia vou usar uma metáfora. Imagine-se numa situação onde gostaria de construir uma casa, para isso você vai precisar de ferramentas e materiais, como pás e tijolos, respectivamente. Nós pensamos nas ferramentas no geral e como consegui-las mas esquecemos que em algum momento alguém fez todas elas para facilitar o trabalho braçal. Para explicar melhor, imagine-se numa ilha deserta onde você precisa construir uma casa mas não possui nenhuma ferramenta da civilização moderna, além do seu corpo e sua inteligência.

A filosofia trabalha estudando os próprios instrumentos que usamos para pensar, por isso as vezes se torna difícil de explicá-la ou encontrar uma utilidade para ela, mesmo que esteja o tempo todo na nossa frente, como na formação da realidade e agora vamos entender porquê.

Formação da realidade

O termo realidade pode significar muita coisa pra muita gente diferente, assim como a filosofia, mas não é por isso que estão ligados. Vamos entender melhor como funciona a realidade e quem sabe quebrar alguns conceitos ou ideias que você já tenha sobre ela.

A realidade por mais que pareça algo imutável e que sempre existiu é, de fato, completamente mutável e vou explicar essa afirmação com alguns exemplos. Hoje em dia, é normal uma pessoa viver até os seus 70 ou 80 anos, sendo que na época do feudalismo ou antes mesmo disso uma pessoa com 30 anos já era considerada anciã. Isso se deve ao fato de que as pessoas morriam com muito mais facilidade, uma vez que não se tinha os mesmos recursos na medicina que temos hoje e essa era a realidade, completamente normal, sendo que hoje em dia isso seria considerado completamente invulgar.

Agora vamos usar um exemplo mais recente (ou nem tanto), a revolução industrial que prefiro tratar de forma superficial apenas para completar meu argumento. A revolução industrial mudou muita coisa, de muitas maneiras diferentes, dentre elas um pouco da nossa realidade, mas como?

Imagino que todos aqui saibam como ocorreu a revolução industrial, mas caso não saibam vou fazer um breve resumo: Basicamente, as máquinas começaram a tomar o trabalho dos homens, pois faziam isso de forma mais rápida e com menos custos para o empregador. Como eu disse, seria um breve resumo. Isso influenciou e alterou um pouco a nossa realidade pois agora temos máquinas fazendo o nosso trabalho, e fazendo melhor! Logo, os homens precisavam evoluir e arranjar meios de continuar mantendo a sua renda, colocando as mulheres pra trabalhar*, os filhos e por aí vai. Não só isso mas a partir daí se começou a globalização, onde as informações se tornaram cada vez mais superficiais e rápidas, uma nova realidade, um novo jeito geral do homem agir.

* Que gerou o problema das mulheres começarem a receber um salário inferior a dos homens para a mesma tarefa realizada, juntando esse com outros problemas foi formado o feminismo, mas vou parar por aqui, já tenho muitas coisas para explicar neste artigo.

Os exemplos acima tratam-se de casos mais sociais, envolvendo grande número de pessoas numa sociedade ou para o caso da revolução industrial que tem um impacto global. A realidade também é diferente em pequenos nichos como fãs de time de futebol que juram pela sua própria morte que seu time é melhor do que o time adversário. Poderia até afirmar, que cada pessoa tem a sua realidade individual, a sua filosofia própria que é o seu jeito de ver o mundo.

Espero ter explicado para que serve a filosofia ou como funciona a filosofia da forma menos confusa possível, entretanto, aqui vai a última máxima: A filosofia é a forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, seja pelos pais ou sociedade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a Filosofia, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Para que serve a Filosofia

Para que serve a Filosofia
Imagem: afilosofia.com.br
Para que serve a Filosofia

Voltar ao topo da página