Países com monarquia

Países com monarquia
Imagem: Reprodução / CNN Portugal

Para muita gente, a monarquia é um sistema de governo considerado antigo e ultrapassado. Na escola, aprendemos que na época de ouro das monarquias os reis e rainhas tinham poder absoluto em diversos países. Hoje, esse modelo de monarquia já não existe mais. Apesar disso, ainda existem alguns países com monarquia no mundo, mesmo que de forma diferente dos moldes originais desse tipo de governo. A monarquia nos dias atuais tem um papel muito mais simbólico e o poder dos monarcas é bastante reduzido.

Se você tem interesse por política, geografia, história e cultura, este artigo com certeza vai te interessar. Preparamos uma lista de países que ainda adotam a monarquia como sistema de governo. Você vai aprender também como esses governos funcionam na prática, quais são as funções dos monarcas e como seu poder é fiscalizado no dia a dia. Vem com a gente que vamos te ensinar tudo isso! É só continuar lendo.

O que é monarquia?

Antes de te contar quais são os países com monarquia atualmente, é importante dar um passo atrás e explicar o que exatamente é uma monarquia e como esse conceito foi se transformando ao longo dos séculos até chegar ao modelo que conhecemos hoje.

Historicamente, pode-se dizer que uma monarquia é um regime político em que um rei ou rainha exerce um papel político relevante nas sociedades. Ao longo da história, estima-se que a monarquia se desenvolveu a partir da própria formação das cidades e comunidades. Com a necessidade de haver uma liderança que estabelecesse regras, pessoas que tinham mais recursos econômicos passaram a assumir essa posição de poder. E para garantir a perpetuação dos seus interesses, o poder era vitalício e passado através das gerações, de pai para filho, sem intervenção do povo.

Monarquia através dos séculos

Na Idade Antiga, civilizações como as do Egito e de Roma, além dos Astecas, viveram a monarquia. Os reis e rainhas destas sociedades detinham poder absoluto para mandar e desmandar, criar leis, prender cidadãos, entre vários outras atribuições, sem nenhuma fiscalização. Tais civilizações tradicionais ainda tinham o diferencial de considerar os monarcas como divindades, cujas atitudes e decisões seriam inquestionáveis pelo povo.

Já na Idade Média, a monarquia feudal passou a ser predominante. Neste modelo, o rei ou rainha era uma autoridade importante. Mas o poder de fato estava nas mãos dos senhores feudais, que eram donos de terras e controlavam vassalos, cavaleiros e servos.

Com o início da Idade Moderna, iniciou-se o modelo que nos vem à mente quando pensamos na palavra "monarquia". Com o fortalecimento das identidades e dos Estados Nacionais, surgiu a monarquia absolutista. Como o próprio nome sugere, nesse regime o rei ou rainha tem poder absoluto e autoridade máxima para tomar todas as decisões do executivo, legislativo e judiciário. Os monarcas comandavam exércitos, decretavam leis e tinham poder para punir cidadãos sem prestar contas a ninguém.

Neste contexto, muitos governos foram se tornando autoritários, o que gerou um descontentamento geral e movimentos revolucionários para acabar com esse modelo monárquico. Foi então que surgiu o governo republicano, um modelo democrático em que o povo pode eleger seus próprios representantes.

Mas nem todos os países fizeram a mudança da monarquia para a república. Muitos deles adotaram a chamada monarquia palamentarista. Neste regime, além do rei, há também um Parlamento formado por representantes eleitos pelo povo que tem o papel de supervisionar o rei e evitar decisões autoritárias. Os parlamentares nesse caso exercem o poder legislativo, tendo autoridade para criar e revisar leis.

As monarquias parlamentaristas também contam com a figura do Primeiro-Ministro, que é eleito pelo povo e exerce o papel de chefe de governo, isto é, o poder executivo. Nessa configuração, ao monarca cabe o título de chefe de Estado, responsável por representar o país perante a comunidade internacional.

Você também pode se interessar por: Qual é a diferença entre monarquia e república

Países com monarquia atualmente

Agora que você já sabe o que é uma monarquia e como se deu o desenvolvimento desse sistema de governo ao longo dos séculos, vamos te contar quais são os países com monarquia nos dias de hoje.

Vale lembrar que as monarquias estabelecidas atualmente são do tipo absolutista ou parlamentar. No caso das absolutistas, podemos citar como exemplos o Catar, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Nesses países, os governantes fazem parte de famílias que comandam os países há séculos, além de terem poderes suficientes para passar por cima de leis, dissolver parlamentos e tomar decisões sem contestação.

Já em outros casos, como no Reino Unido e na Espanha, o rei ou rainha e a família real tem poderes bastante reduzidos. São lugares em que o monarca cumpre um papel cerimonial e representativo ao invés de governar de fato.

Lista de países com monarquia

  1. Andorra
  2. Arábia Saudita
  3. Antígua e Barbuda
  4. Austrália
  5. Bahamas
  6. Bahrein
  7. Bélgica
  8. Beliza
  9. Butão
  10. Brunei
  11. Camboja
  12. Canadá
  13. Catar
  14. Dinamarca
  15. Emirados Árabes Unidos
  16. Espanha
  17. Granada
  18. Ilhas Salomão
  19. Jamaica
  20. Japão
  21. Kuwait
  22. Jordânia
  23. Lesoto
  24. Liechtenstein
  25. Luxemburgo
  26. Malásia
  27. Mônaco
  28. Marrocos
  29. Países Baixos
  30. Nova Zelândia
  31. Noruega
  32. Omã
  33. Papua Nova-Guiné
  34. Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte
  35. São Cristóvão e Névis
  36. Santa Lúcia
  37. São Vicente e Granadinas
  38. Suécia
  39. Tailândia
  40. Tonga
  41. Tuvalu
  42. Vaticano

Muitas pessoas podem se surpreender ao ver nações como Canadá, Austrália e Nova Zelândia na lista de países com monarquia, já que são governos amplamente democráticos. Mas a verdade é que, com exceção dos Estados Unidos, todos os países que foram colonizados pela Inglaterra ainda contam com a figura da Rainha Elizabeth II como monarca. No entanto, essa posição tem pouca ou nenhuma influência real na política desses países. Quem realmente governa e toma as decisões são os representantes eleitos pelo povo no Parlamento e o Primeiro-Ministro.

Leia mais: Qual a diferença entre parlamentarismo e presidencialismo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Países com monarquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • UOL. Monarquia: saiba os países que ainda são governados por famílias reais. Disponível em: <https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2021/03/28/717_monarquias-saiba-os-paises-que-ainda-sao-governados-por-familias-reais.html> Acesso em: 05 de maio de 2022.
  • METRÓPOLES. Muito além da rainha Elizabeth: conheça países governados por monarcas. Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/muito-alem-da-rainha-elizabeth-conheca-os-paises-governados-por-monarcas> Acesso em: 05 de maio de 2022.
  • EXAME. Saiba quais são as 28 monarquias que ainda existem no mundo. Disponível em: <https://exame.com/mundo/conheca-as-28-monarquias-que-ainda-existem-no-mundo/> Acesso em: 05 de maio de 2022.
  • POLITIZE. O que é monarquia. Disponível em: <https://www.politize.com.br/monarquia-o-que-e/> Acesso em: 05 de maio de 2022.