Origem dos nomes dos meses do ano

Origem dos nomes dos meses do ano

Os meses do ano em português têm a sua origem no latim. Alguns meses referem-se aos deuses romanos, outros a imperadores e os quatro últimos têm seu significado com base em números. Neste artigo, explicamos a origem dos nomes dos meses do ano.

Janeiro e Fevereiro

Janeiro provém do latim ianuarius, nome do deus Jano, que era um deus que tinha duas caras olhando para ambos os lados de seu perfil. Jano era o deus das portas, os começos e os finais.Fevereiro foi chamado assim em honra às Februa, uma festa de purificação que os sabinos celebravam anualmente.

Março e Abril

O nome de Março deriva do latim Martivs, que era o primeiro mês do calendário romano. Martivs deriva de Mars, o nome em latim de Marte, deus romano da guerra.A origem do nome Abril não está muito claro. Relacionou-se com o verbo aperire (abrir) associando-o à primavera que nesse mês abre a terra, as flores, etc., mas não há fundamento etimológico que o sustente.

Maio e Junho

Maio, os antigos romanos chamavam-no maius e seu nome parece provir da deusa romana Maia, que é a deusa da fertilidade, castidade e saúde e, cujo festival, se celebrava neste mês.Há diferentes teorias de onde provém o nome de Junho. Alguns dizem que provém de Junho Bruto, fundador da República romana. Outros acham que era chamado assim por estar dedicado à juventude e muitos pensam que se refere ao nome da deusa Juno, deusa do casal e rainha dos deuses.

Julho e Agosto

O nome do mês de Julio provém de Iuilius Caesar, isto é, Julio César já que nasceu neste mês.O Agosto provém desse nome em honra ao imperador romano Augusto Octavio. No antigo calendário romano, o mês de Agosto chamava-se Sextilis, mas Octavio Ausgusto decidiu dar-lhe seu nome imitando Julio César.

Setembro e Outubro

O nome de Setembro vem da mesma raiz latina de sétimo porque era o sétimo mês no calendário romano.Outubro tem este nome porque era o oitavo mês do calendário romano.

Novembro e Dezembro

O nome de Novembro deriva de novem (nove em latim) por ter sido o nono mês do calendário romano. Manteve seu nome inclusive quando acrescentam ao ano os meses de Janeiro e Fevereiro.O nome do mês de Dezembro deriva de ter sido o décimo mês do calendário romano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Origem dos nomes dos meses do ano, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.