Partilhar

Origem do dia dos Santos Inocentes

Origem do dia dos Santos Inocentes

O dia dos Santos Inocentes, comemorado a 28 de Dezembro, é uma das festividades mais típicas do Natal em Espanha. Neste dia devemos ficar com os olhos bem abertos, já que todos nós estamos expostos a sermos vítimas de alguma brincadeira. Quer saber porque ela é comemorada neste dia? A seguir, explicamos-lhe a origem do dia dos Santos Inocentes.

Origem católica

O dia dos Santos Inocentes comemora o dia em que Herodes, tendo sido informado do nascimento de Jesus, mandou matar todas as crianças menores de 2 anos nascidas em Belém. Herodes fez isto porque temia ser destronado por Jesus.

Origem pagã

No entanto, na Idade Média, este ritual foi combinado com outro, mais pagão, chamado "a festa dos loucos". Nesse dia tudo estava permitido e a culpa não podia cair sobre ninguém. Era um dia de descontrole e confusão, de modo que a Igreja decidiu que fosse comemorado neste dia porque, já que era uma festa muito escandalosa, nada melhor do que celebrá-la no dia dos Santos Inocentes.

28 de Dezembro

Segundo a Igreja católica este dia foi o 28 de Dezembro, mas nos Evangelhos está dito que este fato ocorreu dias depois dos Reis Magos visitarem o menino Jesus, ou seja, uns dias depois do dia 6 de Janeiro.

Brincadeiras

Na América Hispânica e na Espanha são muito típicas as brincadeiras deste dia. Os meios de comunicação, por um dia, dão-se ao luxo de dar alguma informação que não é verdadeira e muitas pessoas aproveitam para fazer piadas com seus familiares e/ou amigos mais próximos.A brincadeira mais típica neste dia é colar um boneco de papel nas costas de alguma pessoa para zombar dela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Origem do dia dos Santos Inocentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Origem do dia dos Santos Inocentes

Origem do dia dos Santos Inocentes
Origem do dia dos Santos Inocentes

Voltar ao topo da página