Onde o sol nasce

Onde o sol nasce

O sol foi uma das principais matérias de estudo para a grande maioria de civilizações e sociedades do planeta Terra. Trata-se da grande estrela do sistema solar, mas é mais desconhecido do que se pode supor. Depois de tantos séculos de vida, o nascer e o pôr do sol deveriam ser claramente conhecidos, mas ainda há muita confusão à respeito. Os pontos cardeais são essenciais para que entendamos os movimentos do sol e da terra, o amanhecer e o anoitecer em cada território.

Quanto você sabe sobre a maior estrela que existe? Descubra onde o sol nasce, por onde ele se põe, os pontos cardeais e mais dados sobre ele. Siga lendo este artigo do umCOMO!

Onde o sol nasce

Você sabe onde nasce o sol no Brasil? Teoricamente, a saída do sol ocorre através do leste. Ainda assim, a Terra está dividida entre hemisfério norte e hemisfério sul. Isso implica em a grande estrela do sistema solar não sair sempre pelo mesmo ponto cardinal. O sol nasce pelo leste somente duas vezes ao ano: nos dias de equinócios, ou seja, no primeiro dia do outono e quando a primavera começa. Nestes dias, as horas de sol (de dia) e de noite são exatamente as mesmas, por que o sol nasce sempre pelo leste.

Durante o resto do ano, a inclinação do planeta e o movimento constante de rotação e translação da Terra impedem que os pontos de nascer e pôr do sol se localizem sempre na mesma parte. No hemisfério norte, o sol nasce e se põe se deslocando para o sul no outono e no inverno e para o norte na primavera e no verão.

Onde o sol nasce no Brasil e sua trajetória

Por outro lado, a trajetória do sol no hemisfério sul é a seguinte: o nascer e pôr do sol se deslocam para o norte nas estações do outono e inverno, enquanto na primavera e no verão se dirija para o sul. Salientamos que não é possível determinar a hora que o sol nasce com exatidão por meio da inclinação e do movimento do planeta, nem no Brasil, nem em nenhum outro país. Em todos os territórios isso vai variar de acordo com a estação do ano.

Onde o sol se põe

O pôr do sol tem uma explicação muito parecida com o nascer. Neste caso, ele se põe pelo oeste unicamente dois dias por ano, ou seja, nos dias de equinócios (inícios das estações de outono e primavera). Durante o resto do ano, dependerá do hemisfério no qual você se encontre e da estação do ano: no hemisfério sul, no outono e no inverno ele se deslocará para o norte; e na primavera e no verão, o deslocamento acontecerá em direção ao sul. Por outro lado, no hemisfério norte, no outono e no inverno o sol se põe se deslocando para o sul e na primavera e no verão movendo-se para o norte.

O deslocamento diário do sol não é constante. Quando ele se aproxima das extremidades, nasce e se põe pelo mesmo lado durante muitos dias. Nas etapas em que se encontra na zona central, seu deslocamento é sensivelmente maior de um dia para outro.

Ponto cardeal onde nasce o sol

Para terminar de entender por onde o sol nasce e se põe, é muito importante esclarecer o significado dos pontos cardeais e quais eles são. Os pontos cardeais referem-se às diversas direções concernentes à orientação. Consiste em um sistema que permite que você se oriente na Terra, considerando os diferentes pontos imaginários que atravessam o planeta.

Para sermos mais concisos, os pontos cardeais são indicados na bússola como os 4 sentidos que marcam o magnetismo do planeta. Estes são os 4 pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.

  • Norte: marca a zona com a maior altitude da Terra. Localiza-se na parte esquerda do leste.
  • Sul: é o lado oposto ao norte. Está à direita do leste.
  • Leste: é o ponto de onde o sol nasce.
  • Oeste: é o ponto onde o sol se põe.

Assim, se você deseja conhecer o ponto cardeal onde nasce o sol ou como se chama o lado onde o sol nasce, a resposta é leste. Quer aprender mais curiosidades sobre a maior estrela do sistema solar? No umCOMO te apresentamos algumas informações muito interessantes:

  • Há partes do sol que se movem em velocidades diferentes. Isso se deve à concentração de gás hidrogênio. As rotações das partes do sol podem ser apreciadas seguindo as manchas solares da superfície terrestre. Nesse sentido, cabe destacar que regiões próximas ao Equador demoram 25 dias para finalizar a rotação, enquanto territórios dos polos podem demorar até 36 dias. Quanto ao interior do sol, a rotação dura aproximadamente 27 dias.
  • Trata-se da estrela mais perto do planeta Terra: se encontra a 149.600.000 km de distância.

E se, além disso, você quiser saber qual é o tamanho do sol e quantos anos tem a Terra siga lendo os artigos do umCOMO para aprender todos esses detalhes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde o sol nasce, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.