Identidade cultural

O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae?

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 31 agosto 2017
O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae?

A bandeira da Jamaica é um dos símbolos oficiais da Jamaica e tem como cores o verde, o preto e o amarelo. Essas cores são bem conhecidas por serem Pan-Africanas, sendo utilizadas em vários outros países principalmente de cultura africana. Com o passar dos anos a bandeira foi sendo divulgada pelo mundo por conta dos seus artistas, sendo Bob Marley o mais famoso. Ficando por saber o que significam as cores da bandeira da Jamaica. Se quiser saber o que elas simbolizam continue a ler este artigo do umCOMO e descubra também a origem da bandeira.

Índice

  1. História da Bandeira da Jamaica
  2. Significado das Cores na Bandeira da Jamaica
  3. Bandeira do Reggae: verde, amarelo e vermelho

História da Bandeira da Jamaica

Em 6 de Agosto de 1962, no dia da independência da Jamaica após um concurso nacional para encontrar um símbolo, a bandeira da Jamaica foi oficializada, entre várias com o mesmo esquema cromático a bandeira escolhida foi aquela que conhecemos com cruz de ouro, fazendo lembrar a cruz de Santo André da Escócia, e a cruz de São Patrício da Irlanda (sendo esses dois povos parte integrante das raízes do povo como colonizadores) ainda que a maioria da população seja africana e daí as cores escolhidas serem o preto, verde e amarelo.

Anteriormente durante o domínio da British West Indies a bandeira da Jamaica era composta pela bandeira do Reino Unido e pelo brasão de armas da Jamaica na altura, sobre um fundo azul. Com a representação da economia local o abacaxi, e ainda dois índios que representam as duas populações indígenas que habitavam a ilha, os Taíno e os Arawak, além do crocodilo.

O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae? - História da Bandeira da Jamaica

Significado das Cores na Bandeira da Jamaica

Inicialmente a cor preta significava as dificuldades do povo jamaicano e utilizavam uma frase que dizia: "dificuldades existem, mas a terra é verde e o sol brilha". Esse mote deixou de ser utilizado sendo substituído para o que agora sabemos:

  • Preto: a força e a criatividade do povo jamaicano para ultrapassar as adversidades;
  • Amarelo: para representar o sol dourado que brilha e os recursos naturais da ilha;
  • Verde: representar a viçosa vegetação da Jamaica.
O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae? - Significado das Cores na Bandeira da Jamaica

Bandeira do Reggae: verde, amarelo e vermelho

Uma confusão muito comum é pensar que as cores da bandeira do reggae (bandeira verde, amarela e vermelha) são as mesmas que a da bandeira jamaicana. Como já deu para perceber, não é bem assim. As cores do reggae, também conhecidas como bandeira Rastafári, têm um simbolismo que apesar de fazer parte da cultura jamaicana não foi 100% inspirado em sua bandeira.

Essa bandeira tricolor oficialmente representa o movimento Rastafári, que surgiu na Jamaica, nos anos 30 e ganhou uma legião de seguidores ao redor do mundo. A devoção do movimento, entretanto, tem a Etiópia como local mais sagrado, que por sua vez têm uma bandeira verde, amarela e vermelha. Ou seja, as cores do reggae não são exatamente as cores da Jamaica.

Na cultura Rastafari e na bandeira da Etiópia essas cores têm o seguinte significado:

  • Verde: os campos férteis do país;
  • Amarelo: paz;
  • Vermelho: todo o sangue que foi derramado para chega à independência do país.

Cores do Bob Marley

Por ser um dos principais símbolos da cultura jamaicana e rastafári, muita gente apelidou essas como as cores de Bob Marley ou então a bandeira do Bob Marley. Hoje em dia, apesar de não ser oficial, já existem bandeiras que têm as 3 cores como fundo e a cara do cantor estampada para simbolizar o movimento.

Veja também: Como desenhar o Bob Marley

O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae? - Bandeira do Reggae: verde, amarelo e vermelho

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que significam as cores da Jamaica? - E as cores do reggae?