O que significa sonhar com cobra preta

O que significa sonhar com cobra preta

Os sonhos estão completamente relacionados com o nosso subconsciente, motivo pelo qual é impossível para nós controlá-los. Com certeza, mais de uma vez na vida, você deve se lembrar de situações absurdas ou ilógicas, pessoas conhecidas ou desconhecidas, animais, sensações ou histórias carregadas de surrealismo que aconteceram nos seus sonhos. Os sonhos estão dotados de um grande simbolismo, mas compreendê-los não é tarefa fácil, já que não há ciência que determine quais são seus significados com 100% de certeza.

Apesar disso, vale a pena mencionar que há sonhos recorrentes, entre eles, os que estão relacionados ao mundo dos répteis, que contam com significados mais fáceis de interpretar. Quer saber o que significa sonhar com cobra preta? Neste artigo do umCOMO desvendamos todos os sinais ocultos desses sonhos.

O que significa sonhar com cobra preta

De uma maneira geral, se você está se questionando o que significa sonhar com cobra preta, deve levar em consideração que a resposta sempre vai variar de acordo com o contexto. Porém, há alguns significados que, de maneira geral, podem nos ajudar a interpretar com mais facilidade esses sonhos.

Tanto se você quer saber o que significa sonhar com cobra preta quanto se você está se perguntando sobre o que significa sonhar com serpentes pretas ou de qualquer outro tipo, cabe mencionar que esses répteis simbolizam mudanças e desordem nas nossas vidas. Se no seu sonho você consegue ver com clareza esse réptil de cor preta, é bem possível que você esteja vivendo uma situação pessoal e emocional aflitiva, que te leva a questionar coisas relativas aos seus verdadeiros desejos e objetivos.

O que significa sonhar com cobra preta grande

Junto à pergunta sobre o que significa sonhar com cobra preta ou serpentes pretas, vemos que a resposta está intimamente ligada a um estado de confusão que nos diz que é o momento de nos explorarmos e crescermos pessoalmente. Porém, esse significado muda um pouco quando falamos sobre sonhar com cobra preta e grande.

Isso porque, segundo o pai da psicanálise e autor do livro A interpretação dos Sonhos Sigmund Freud[1], sonhar com objetos ou animais grandes está intimamente ligado a um impulso sexual reprimido ou insatisfatório. Claro que isso se trata, apenas, de uma interpretação baseada nas teorias de Freud, porém ao sonhar com serpentes pretas grandes três significados convergem – maus pressentimentos, forças obscuras e sexualidade – que ao longo da história sempre foram analisados de forma similar às usadas nas teorias do psicanalista austríaco.

Porém, e como já vimos anteriormente, para falar sobre o significado de sonhar com cobras pretas devemos levar em consideração todo o contexto do sonho, para assim obtermos uma análise mais profunda.

Sonhar com cobra preta atacando

O que significa sonhar com cobra preta atacando ou picando? Vamos ver a seguir os possíveis significados que encontramos nesse contexto.

Perigo

Quando uma ou várias cobras pretas estão muito próximas do seu corpo em um sonho, chegando até mesmo a te atacar ou te picar, significa que você está se sentindo ameaçado, e com razão. Pode ser que você esteja enfrentando algo ou alguém que não está deixando a situação fácil, ou que está tentando tirar algo que é seu.

Problemas no seu relacionamento

Por outro lado, se você se pergunta o que significa sonhar com cobras ou qualquer outro tipo de serpente preta, deve levar em consideração que, às vezes, quando no sonho elas chegam a te picar isso pode significar que algum tipo de tentação se aproxima de você, e que você terá alguns problemas para dominá-la.

Nesse contexto, a cobra preta que chega a te picar também pode simbolizar que seu relacionamento está em perigo, que problemas conjugais se aproximam e que você terá que resolver suas insatisfações para se desfazer desse mau pressentimento.

Sonhar com cobra preta que não faz nada

O que acontece se essas cobras pretas não estão te atacando, mas simplesmente aparecem no sonho? Sonhar com cobras que não fazem nada para você tem significados totalmente diferentes dos que mostramos anteriormente. Nesse caso, seu sonho pode ser desagradável, mas não assustador: as serpentes não estão lá para te atacar, e pode até ser que você se aproxime delas voluntariamente.

Frustração

Sonhar com cobras pretas que não te fazem nada, que simplesmente estão visíveis no sonho, frequentemente simboliza uma decisão errada que você tomou e que já não pode ser remediada. Você está frustrado por ter cometido um erro e por ter medo do fracasso, mas deve aceitar que os erros na vida são constantes e que em nenhum caso esses erros serão decisivos. Relaxe, você ainda pode aprender com os problemas e abordá-los de outra perspectiva. Ou seja, sonhar com cobras que não te fazem nada e que são apenas de cor preta não é um ataque ou uma ameaça, mas sim um aviso, um chamado para agir com mais serenidade.

Sonhar com cobra preta perseguindo

Há poucos sonhos mais importantes do que aqueles que indicam que algo ou alguém está te perseguindo, pois eles simbolizam que você não consegue enfrentar seus próprios medos. Vejamos, a seguir, mais detalhadamente o que significa sonhar com cobra preta te perseguindo:

Medo de enfrentar uma situação específica

Como já havíamos explicado, sonhar que uma cobra preta te persegue pode significar, normalmente, que você está se escondendo de alguém ou de alguma coisa, porque ambos fazem com que você sofra por conta dos possíveis acontecimentos que estão por vir. É como se você tentasse se esconder dos seus medos, por ter certeza de que eles vão te trazer graves consequências – porém, é exatamente essa falta de coragem que te prejudica ainda mais.

Seja um problema de relacionamento, no trabalho, com seus amigos ou de saúde, é chegado o momento de tomar decisões complicadas e enfrentar a realidade. Pode ser que você necessite de apoio, mas lembre-se de que você é suficientemente forte para se livrar dessas situações por conta própria.

Más influências e uma possível traição

Ainda que esse significado seja menos comum, vale lembrar que sonhar com cobras pretas que estão te perseguindo também pode indicar que você está cercado por más influências. Pode ser que seu círculo mais próximo de amizades não confia totalmente em você, ou que alguém íntimo a você vai te trair de alguma forma. Por isso, não faz mal nenhum prestar atenção nas atitudes de quem está ao seu redor.

Se você sonha com cobras em geral, não deixe de conferir nosso artigo sobre o que significa sonhar com cobras.

Sonhar com cobra preta na cama

Sonhar com cobra preta na cama está bastante ligado à sua vida pessoal e íntima, bem como a ansiedade que pode acometer você durante esses momentos. Vamos descobrir mais detalhes:

Problemas no seu relacionamento

Pode ser que você sinta uma inquietude ligada ao seu relacionamento ou que há uma terceira pessoa ganhando presença nessa relação, e você não entende bem qual é o papel dela. Você teme uma possível infidelidade ou que essa terceira pessoa seja alguém disposto a prejudicar o relacionamento que você tem com seu parceiro (que não precisa, necessariamente, ser um par romântico - pode ser um amigo, um parente, etc.). O sonho também pode simbolizar a frustração que você sente ao ver que você e seu parceiro não conseguem falar sobre alguns segredos íntimos que, sem dúvida, melhorariam a qualidade do seu relacionamento.

Sensualidade e sexualidade reprimidas

As cobras pretas na cama também podem significar que você está reprimindo seus desejos e seu lado mais sensual, seja por medo, vergonha ou resignação. Você não está satisfeito com a sua vida íntima e pode até ser que você venha pensando sobre a ideia de ser infiel. Porém, não se assuste: as cobras pretas nos lembram de que não estamos agindo racionalmente, e que estamos tentando negar nossos desejos e emoções.

Tente, então, ser honesto e conversar sobre essas questões com seu parceiro ou parceira, pois só assim você poderá se desfazer dessas frustrações.

Sonhar com cobra preta na água

Nos encontramos, agora, com uma combinação perigosa, pois os sonhos que envolvem água costumam ter bons significados, enquanto que as cobras pretas podem estar carregadas de maus presságios. O que significa, então, sonhar com cobra preta na água? É isso que acontece quando as cobras pretas do seu sonho aparecem na água:

Renovação e sabedoria

Pela primeira vez nos deparamos com um simbolismo especialmente bom, isso porque quando vemos cobras pretas no sonho que não causam nada e que estão rodeadas pela água, significa que você está enfrentando seus medos e que você não vai deixar que eles te dominem. Em muitas culturas as cobras são símbolo de proteção, então você pode ficar calmo: você está se renovando, está amadurecendo, e essa coragem que você está demonstrando dará resultados muito bons.

Deixe-se levar como a água e não tenha medo dos obstáculos, pois às vezes eles não existem para te derrubar, mas sim para mostrar do que você é capaz. Inclusive, se você anda sonhando com água também pode se interessar pelo artigo que conta o que isso significa.

Sonhar que mata cobra preta

O que significa sonhar que estou matando uma cobra preta? Sonhar com serpentes pretas, sejam elas cobras, víboras, etc, que estão submetidas à sua própria força tem um significado muito poderoso e positivo, como podemos ver a seguir:

Liderança e confiança

Se no seu sonho você se enxerga lutando e matando as cobras pretas, não há motivos para se preocupar, pois elas não apareceram no seu sonho na intenção de te avisar sobre a chegada de nenhuma ameaça. Elas simbolizam, porém, uma maneira de te mostrar que finalmente você encontrou a autoestima tão necessária para triunfar como indivíduo. Ou seja, você se encontra cheio de poder, e agora é o momento de colocar essa força em todos os seus objetivos. Mesmo que obstáculos apareçam no seu caminho, você nunca estará mais bem preparado do que agora.

Sorte

Muito relacionado com o significado anterior, matar cobra preta no seu sonho pode simbolizar, também, que a sorte está a seu favor. Coisas boas estão para chegar e aproveitar ou não esse momento é algo que está em suas mãos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa sonhar com cobra preta, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Obras completas - volume 4. Companhia das Letras, 2019.