O que significa sonhar com chuva

O que significa sonhar com chuva

A chuva é um fenômeno natural que aparece com frequência em sonhos de todos os tipos, sejam eles os mais agradáveis ​​que você pode ter ou pesadelos assustadores. Sonhar com chuva, portanto, pode ter vários significados, e tudo vai depender de como ela é representada em nosso inconsciente. Por exemplo, não é a mesma coisa sonhar com chuva abundante, no meio de uma tempestade, que vê-la cair suavemente sobre um campo na hora do sonho. Nesse sentido, a chuva pode representar abundância, fertilidade, fortuna ou, pelo contrário, devastação e desgraça.

Quer saber o que significa sonhar com chuva? Neste artigo do umCOMO detalhamos o que cada um desses sonhos enigmáticos pode lhe dizer de acordo com o tipo de chuva com que você sonha.

O que significa sonhar com chuva forte

Bastante comum, neste sonho é frequente também que apareçam outros elementos como nuvens densas e escuras, que servem como indicativo de uma tempestade. Sonhar com chuva forte ou, inclusive, sonhar com chuva de granizo costuma simbolizar uma preocupação profunda que precisa ser colocada para fora.

Se sonhar com chuva forte é um fenômeno que se repete quase todas as noites, isso reflete um conflito pessoal, talvez derivado de problemas de trabalho, preocupações financeiras, dificuldades nos estudos ou discussões com a família ou em casal. Raiva e frustração por uma situação que você não consegue controlar, raiva por um episódio que aconteceu com você e que você considera injusto, ressentimento porque alguém que você ajudou se aproveitou de você, etc. Esses são alguns exemplos do que aquele sonho pode esconder em que a chuva, que cai com força desenfreada, é protagonista.

O que significa sonhar que está se molhando na chuva

Às vezes, no sonho, você não vê apenas a chuva caindo, mas também percebe como ela está encharcando seu rosto, seu cabelo ou suas roupas, ora suave e progressivamente, ora de repente, na forma de uma tempestade brusca. Sonhar com chuva e se molhar geralmente tem um significado positivo, e muitos associam esse sonho à fertilidade. Pode ser que você esteja tentando engravidar e, se sim, e essa imagem é um bom presságio.

Além disso, sonhar com chuva fina e se molhar está associado à ideia de liberação, de 'limpeza' emocional. O sonho fala da possibilidade de eliminar aqueles sentimentos de tristeza ou nostalgia que te acompanham e que podem ser levados com a água à medida que ela cai.

Por outro lado, sonhar com água da chuva que o molha com agressividade representa o medo diante de uma situação que o preocupa, da qual você se sente impotente. Sonhar com chuva dentro de casa também tem um significado relacionado à inquietude e vulnerabilidade. Nesse caso, a chuva dentro de casa simboliza que você não tem aquele teto protetor que o mantém seguro.

Sonhar com chuva à noite

A noite se encarrega de intensificar o significado da chuva que aparece nos seus sonhos. Sonhar com chuva à noite está relacionado aos sentimentos de introspecção, algo que não precisa ser visto como negativo, mas também da solidão indesejada. Pode refletir em um sentimento de nostalgia, caso você esteja sentindo falta de alguém que te deixou, ou saudade de algo que já foi vivido e não volta mais. Por exemplo, um término de relacionamento ou uma mudança definitiva de endereço que te causa tristeza podem ser alguns dos significados que se escondem por trás desses sonhos.

Sentimento de separação, solidão e incerteza costumam estar associados à chuva de noite, ainda que algumas outras interpretações apontem para que ela possa prever a chegada de um acontecimento feliz, como a aparição de um novo amor ou de oportunidade de emprego escondida atrás dessa chuva na escuridão.

Significado de sonhar que está correndo na chuva

Se não existe angústia no seu sonho, algo que o transformaria em um pesadelo perturbador, sonhar que está correndo na chuva simboliza principalmente alegria, esperança no futuro e liberdade. O sonho reflete que você se sente forte e que persegue seus objetivos com otimismo diante de qualquer adversidade. Você está em uma maré alta e a chuva que o molha enquanto você corre significa boa sorte ou fortuna que cai sobre você.

Muito diferente, porém, é o significado de sonhar com chuva e lama ou sonhar que você está correndo embaixo de uma chuva de lama. Nesse caso, o sonho se refere à fuga, à necessidade de escapar, de se afastar de algo ruim, de um problema que o preocupa ou talvez de uma pessoa que está exercendo uma influência negativa em sua vida. Se você se pergunta o que significa sonhar com muita chuva, saiba que sonhar com chuvas torrenciais tem, sem dúvida, um dos significados mais negativos.

Sonhar com chuva e seu parceiro ou parceira

Você já sonhou que está contemplando a chuva com o seu parceiro ou parceira, ou até mesmo que vocês estão andando juntos debaixo de uma chuva forte? Pode ser, então, que você queira saber o significado de sonhar com chuva e seu parceiro ou parceira.

Geralmente, é considerado um bom presságio pois simboliza que ambos compartilham preocupações e o desejo de realizarem um projeto comum. Para alguns psicanalistas, o sonho com chuva e com o parceiro(a) também pode estar relacionado ao desejo sexual, e pode ocultar uma vontade de aprofundar o relacionamento. A chuva, símbolo de fertilidade na rega dos campos semeados, também pode significar o desejo de formar ou incorporar um novo membro da família com a chegada de um bebê. Em todo caso, sonhar com chuva e com a pessoa amada é considerado o aviso de que algo bom está para acontecer em suas vidas em conjunto.

Pode ser que você também se interesse por estes artigos sobre O que significa sonhar com a pessoa amada e O que significa sonhar com bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa sonhar com chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.