O que significa saruê?

O que significa saruê?

As palavras usadas apenas em algumas regiões do Brasil, os chamados regionalismos, são muito comuns em todos os estados do país. Uma forma desses termos se tornarem conhecidos em lugares onde eles não são comuns é por meio das novelas. Um caso é o da palavra saruê, bastante usada em Velho Chico, novela da emissora Globo. Mas, afinal, o que significa saruê? Para saber a resposta a essa pergunta e conhecer algumas curiosidades sobre ela, o umComo.com.br buscou todos os seus significados possíveis.

Passos a seguir:
1

Você sabe o que significa saruê? Na verdade, essa palavra possui muitos significados, sendo que nos estados do nordeste brasileiro ela costuma se referir ao gambá. Os nordestinos também podem chamar de saruê outros animais parecidos ao gambá, a exemplo dos mamíferos marsupiais (que possuem uma bolsa onde ficam os seus filhotes quando estão em fase de desenvolvimento). Esses animais possuem hábitos noturnos, habitam em árvores e comem insetos ou outros animais.

2

Também chamado de sarigueia, o saruê ou gambá e animais da mesma espécie, quando vivem perto dos centros urbanos, devido aos desmatamentos e outros problemas ambientais, desenvolvem o hábito de mexerem nos lixos das residências. Por isso, o termo é usado ainda de forma pejorativa para designar um indivíduo que toma posse das coisas que não lhe pertencem. É justamente com esse significado que a palavra é usada na novela global Velho Chico, a fim de indicar um de seus personagens, que possui esse mau hábito.

3

No entanto, a palavra saruê não se limita à utilização para mencionar um gambá ou uma pessoa que pega o que é dos outros. O termo, também no nordeste brasileiro, é aplicado para designar a espiga de milho que possui apenas poucos grãos. E mais, é o nome ainda de uma dança parecida com a quadrilha, na qual são combinados os seus passos com os de outras danças regionais, sendo que a sua marcação mistura português e francês. É praticada no estado de Minas Gerais, entre outros.

4

Embora menos comum, o termo saruê também é usado para indicar pessoas albinas, ou seja, que sofrem de albinismo, uma condição congênita em que ocorre a ausência completa ou somente parcial da pigmentação da pele.

5

Se este artigo lhe foi útil, então não perca também: O que significa aff

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa saruê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.