O que significa Lâmia

O que significa Lâmia

Em Novembro de 2016, um avião que transportava a equipa brasileira da Chapecoense caiu antes de chegar ao seu destino, pouco tempo antes de chegar ao seu destino: o aeroporto de Medellín. O avião cujo desastre matou 71 pessoas era um charter da companhia aérea boliviana Lamia, o que deu origem a várias questões sobre o nome da empresa. Isso acontece porque LAMIA, uma sigla espanhola cujo significado é Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación, também é uma palavra usada para designar uma criatura mitológica. Curioso para entender a polêmica sobre essa matéria? Confira o que significa Lâmia, lendo esse artigo do umCOMO!

Lâmia na Mitologia greco-romana

O que significa Lâmia em grego? Na mitologia grega, Lâmia era uma rainha da Líbia cuja história e aparência varia de acordo com diversas histórias. As mais populares contam que a rainha se tornou um demônio devorador de crianças ou que lâmia era a expressão usada para chamar alguns tipos de monstros, espíritos ou bruxas femininos que sugavam o sangue dos viajantes.

A versão mais atual conta que Lâmia era filha de Poseidon que, com a sua beleza incrível, se tornou amante de Zeus, dando à luz muitos filhos. A mulher de Zeus, Hera, terá morto os filhos de Lâmia ao nascer para depois a transformar em um monstro, consumida pelos ciúmes. Para castigá-la ainda mais, Hera terá feito com que Lâmia não pudesse mais fechar os olhos para que sempre tivesse de ver a imagem dos filhos mortos. Com pena, Zeus ofereceu-lhe o dom de poder remover os olhos de vez em quando para descansar.

Como não podia ter vingança dos atos de Hera, Lâmia terá procurado vingança na humanidade. Os seus seios expostos eram usados para atrair os viajantes, matá-los, sugar o seu sangue e devorar os seus corpos. Como não poderia ter mais filhos, Lâmia garantiu que todas as crianças que se cruzassem no seu caminho eram devoradas.

A sua aparência varia de lenda para lenda, sendo a mais comum descrita como o corpo de uma mulher combinada com a cauda de uma serpente da cintura para baixo. A consolidação dessa versão deve-se, principalmente, ao poema Lamia, escrito por John Keats em 1819.

Na Bíblia

Não existe muita informação sobre o significado da palavra Lâmia na Bíblia, sendo apenas possível encontrar uma referência à mesma no livro de Isaías:

et occurrent dæmonia onocentauris et pilosus clamabit alter ad alterum ibi cubavit lamia et invenit sibi requiem

A expressão, encontrada na Vulgata, pode ser traduzida como "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si."

Pode então concluir-se que Lâmia era associada a Lilith, que algumas pessoas acreditam ter sido a primeira mulher de Adão e a serpente que persuadiu Eva a comer a maçã.

Outras mitologias

A figura da lâmia na mitologia grega foi usada como modelo para demônios de outras mitologias como bruxas, espíritos e monstros. A maioria seria humana da cintura para cima mas com uma cauda de serpente.

Outras culturas descrevem Lâmia como sendo uma criatura selvagem de natureza maligna, com garras nas patas dianteiras e casco nas pastas traseiras, com seios e rosto de mulher, mas com um corpo coberto de escamas.

A mitologia basca descreve Lâmia como um gênio com garras de ave e cauda de peixe, uma criatura quase sempre feminina de de beleza admirável que habitaria as águas de fontes e rios. Estas criaturas seriam dóceis, sendo apenas enfurecidas quando alguém tentasse roubar os seus peixes.

No folclore búlgaro, as lâmias são descritas como seres misteriosos, na sua maioria de sexo feminino, com muitas cabeças que, ao serem cortadas, crescem de volta. As lâmias comeriam mulheres jovens para se alimentar, atormentando as povoações e habitando no subsolo. Algumas histórias atribuem asas a estas criaturas, enquanto outras cuspiriam fogo.

Outra das histórias de Lâmia é conhecida como a saga de Menipo. Nessa versão, Menipo seria um jovem que se apaixonou por uma bela mulher fenícia com muito dinheiro, tendo os dois marcado o seu casamento. Contudo, o mestre de Menipo (de seu nome Apolónio) terá descoberto o plano de Lâmia para devorar a jovem e ela, pressionada, confessou.

Contudo, é essencial ter o bom senso de compreender que essa informação está suscitando a curiosidade dos internautas, sem existir qualquer tipo de prova que existe uma relação entre o nome da companhia aérea e as histórias da criatura demoníaca Lâmia. Agora que conhece o significado da expressão, procure não cair em superstição e respeitar as vítimas dessa tragédia que abalou o Brasil!

Leia também: O que significa rusbé (meme) e sua origem

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Lâmia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.