O que são Teias Alimentares e Cadeias Alimentares

O que são Teias Alimentares e Cadeias Alimentares
Imagem: andrevalleilustrador.blogspot.pt

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. A teia alimenta representa as relações entre os organismos num ecossistema. Uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentarem. Estes dois processos estão relacionados entre si, uma vez que as cadeias alimentares acabam por formar uma teia alimentar. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba o que são teias alimentares e cadeias alimentares.

Ecosistema

Para perceber melhor os conceitos convém ter a noção do que é um ecossistema. Um ecossistema, ou sistema biológico é um sistema composto por seres vivos (componente biótica), pelo local onde habitam (componente abiótica) e pelas relações que estes têm entre si no meio onde vivem. Esta interação entre estas ambas componentes, leva a que a interação de qualquer uma influencie as propriedades da outra. Estes dois componentes são essenciais para a manutenção da vida na terra, tal como a conhecemos hoje.

Teias Alimentares

Como já foi referido anteriormente a teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, que também pode ser chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as múltiplas relações entre os organismos de um ecossistema. Ou seja, um mesmo ser vivo inserido num ecossistema pode pertencer a diferentes cadeias alimentares dependendo da sua função, por exemplo um organismo pode-se alimentar de outros seres vivos, servindo estes como alimento.

Cadeias alimentares

A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentarem. É uma forma de expressar as relações de alimentação entre os diversos organismos de um ecossistema. Fazem parte deste organismos os produtores, os consumidores e os decompositores. Os primeiros são todos os seres que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese como é o caso das plantas, algas e alguns tipos de bactérias e protozoários. Os consumidores são herbívoros e seus predadores, os carnívoros, existindo consumidores primários, secundários e terciários. E por último, os decompositores que são bactérias e fundos que devolvem à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores. O ciclo da cadeia alimentar inicia-se com os produtores, passando pelos consumidores e por fim pelos decompositores. Exemplo de um ciclo de uma cadeia alimentar: as plantas e sementes, sendo produtoras, servem de alimento ao pica-pau, que é o consumidor primário, que por sua vez serve de alimento ao gavião, o consumidor secundário. Assim, um animal pode ocupar diferentes posições dependendo da cadeia alimentar onde está envolvido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são Teias Alimentares e Cadeias Alimentares, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.