O que são quilombos

O que são quilombos
Imagem: revistadehistoria.com.br

Você sabe o que são quilombos? Neste artigo umComo.com.br podemos lhe explicar! Eles estão relacionados com a história do Brasil e de tantos outros países onde existiram escravos, porém simbolizam a liberdade e a resistência ao regime colonial. Ainda hoje existem centenas de quilombos no solo brasileiro e formam aquilo a que se chama de "comunidades quilombolas". Continue lendo e conheça mais acerca deste assunto!

Passos a seguir:
1

Há milhares de anos a escravidão era uma realidade um pouco por todo o Brasil. Escravos africanos e indígenas eram forçados a trabalhar arduamente e a sobreviver sob a autoridade de quem se achava superior.

2

Como forma de escapar a esse modo de vida, os escravos que conseguiam fugir com sucesso se refugiavam em matas, em lugares de preferência de difícil acesso, como o alto das montanhas e grutas.

Imagem: lailartpb.blogspot.pt
3

Nesses locais, pouco a pouco se foram formando quilombos, ou mocambos, que eram aldeias onde os escravos fugidos podiam viver em paz e liberdade, sem serem encontrados, cultivando seus alimentos, criando e caçando animais para se alimentarem.

4

Por todo o Brasil, assim como por outros países onde existiu escravidão, os quilombos acolhiam tanto escravos como indígenas, homens livres, mestiços e brancos pobres. Por essa razão existiam quilombos grandes, com milhares de pessoas, e outros menores, com algumas centenas.

Imagem: casaeninho.blogspot.pt
5

O quilombo brasileiro mais famoso foi o de Palmares, que ficava na então capitania de Pernambuco. Construído em 1590, chegou a albergar cerca de 30 mil pessoas e formava um estado autônomo liderado por um escravo chamado Zumbi.

6

O quilombo de Palmares foi totalmente destruído em 1716, mas até a essa data resistiu com sucesso aos ataques holandeses, luso-brasileiros e bandeirantes paulistas.

7

Com a promulgação da Constituição de 1988 e sobretudo a partir de 2000, o estado tem feito um esforço para reconhecer as comunidades quilombolas ainda existentes, como o Quilombo dos Kalungas, no norte de Goiás, e o dos Macacos, na Bahia, como forma de manter viva a simbologia destas aldeias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são quilombos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.