O que são placas tectônicas?

O que são placas tectônicas?

De tempos em tempos os noticiários informam sobre terremotos que abalam algumas cidades, em diferentes partes do mundo. Algumas regiões do planeta estão mais suscetíveis a eles, bem como a outros fenômenos naturais semelhantes, como é o caso dos tsunamis e das erupções vulcânicas. Para saber mais sobre o assunto, é importante entender o que são placas tectônicas e o umComo.com.br vai explicar um pouco mais sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Conceitualmente, as placas tectônicas, também conhecidas como placas litosféricas, são partes da crosta terrestre, as quais são limitadas pelas chamadas zonas de convergência ou divergência. Em outras palavras, é possível dizer que elas são como blocos gigantes de terra e que formam a camada externa e sólida do planeta, como um imenso quebra-cabeça. Dessa forma, as placas tectônicas sustentam tanto os oceanos quanto os continentes.

2

Além disso, essas placas se movimentam e interagem entre si, o que provoca os terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e demais fenômenos naturais, justamente onde acaba uma e inicia a outra. Isso ocorre, portanto, quando elas se colidem ou se sobrepõem umas as outras (convergência) ou quando se afastam (divergência).

3

Sabe-se ainda que existam em torno de 10 placas tectônicas principais em todo o planeta, além de outros blocos menores, os quais estão localizados em regiões onde é comum a ocorrência de atividade geológica. Por conta disso, são locais onde com alguma periodicidade são registrados tremores de terra. Conforme o movimento que ocorre entre as placas, o fenômeno natural é mais ou menos violento, sendo que elas se movem por causa das denominadas correntes de conversão.

4

Essas correntes acontecem na camada que está abaixo da litosfera, a astenosfera, devido ao movimento do magma, que é constituído de uma massa de rocha que se locomove debaixo da superfície da Terra em direção à litosfera. Já nos limites entre as placas tectônicas, quando elas se chocam, podem surgir vulcões, por onde sai esse magma em agitação. Já as montanhas e cordilheiras, por exemplo, como dos Andes e do Himalaia, se formaram devido ao afastamento das placas tectônicas.

5

As principais placas tectônicas e a sua localização são as seguintes:

  • Placa Eurasiática Ocidental: Europa, parte da Ásia, do Atlântico Norte e do mar Mediterrâneo;
  • Placa Euroasiática Oriental: região do Japão;
  • Placa Indo-Australiana: Índia, Austrália e Nova Zelândia;
  • Placa Filipina: Filipinas;
  • Placa do Pacífico: região do Havaí;
  • Placa Norte-Americana e do Caribe: América do Norte e Central.
  • Placa de Nazca: montanhas dos Andes;
  • Placa Sul-Americana: Brasil;
  • Placa Africana: meio do Atlântico;
  • Placa Antártica: Antártida e a uma parte do Atlântico Sul.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são placas tectônicas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.