Partilhar

O que são as FARC

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que são as FARC
Imagem: theguardian.com

As Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia são um grupo revolucionário armado, de orientação comunista, que possui grande relação com o tráfico de armas e drogas na América do Sul. Esse grupo surgiu em meados dos anos 80 e possui grande influência sobre toda a Sulamérica, além de poder sobre alguns pontos da geopolítica internacional, principalmente relacionando-se com a guerra fria e com a guerra às drogas. Para compreender exatamente qual é a sua ideologia, a sua história e quais os objetivos desse grupo, enfim, saber de fato o que são as FARC.

Também lhe pode interessar: O que é um Cartel

Ideologia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, ou como eles também se denominam, Exército Popular, são uma organização de caráter revolucionário comunista. Atuantes na floresta amazônica internacional, a organização é uma desmembração do Partido Comunista Colombiano, que atua em forma de guerrilha, almejando uma tomada socialista armada do governo colombiano.

Inspirados na tática de Guerrilha, os insurgentes revolucionários colombianos contam com um exército de 46.000 soldados. Chamado pelos próprios militantes de "Ejército del Pueblo" (Exército do Povo), as FARC tem inspiração no sistema cubano de socialismo, considerado por muitos não democrático e autoritário.

Suas principais metas em um possível governo são a socialização e estatização dos meios de produção, a reforma agrária, a reforma urbana, a coletivização de terras e a quebra de relações diplomáticas com os Estados Unidos da América, além do fim da guerra civil na qual o país se encontra há mais de sessenta anos.

O que são as FARC - Ideologia
Imagem: elmundo.es

História

As FARC se tornaram realidade em 1964, quando eclodiu a Guerra Civil Colombiana, liderada pelo Partido Liberal Colombiano e pelo Partido Comunista da Colômbia. Após algum tempo, a guerra cessou, mas os socialistas, insatisfeitos com o resultado da guerra, buscaram um sistema de guerrilha para alcançar o socialismo real, comum durante a Guerra Fria.

No entanto, o sistema de guerrilha não se estabeleceu como autossuficiente e para arcar com os custos da guerra e conseguir manter todo o exército, as FARC começaram a estabelecer um processo de tráfico de drogas. Depois da queda do famoso Cartel de Medellin, fundado por Pablo Escobar, o Exército do Povo começou a controlar todos os fluxos do comércio de cocaína na América do Sul, estando hoje muito relacionados às facções criminosas de tráfico que estão no Brasil.

Constantemente, o grupo toma atitudes consideradas como terrorismo, como por exemplo sequestros, assassinatos e tomadas armadas de cidades. Isso causa uma grande visão prejudicial por parte do mundo em geral, sendo essa organização tomada como terrorista pelos países que não apoiam suas ideias e suas atitudes.

O que são as FARC - História

Objetivos

Hoje em dia, as FARC tem como objetivo o final da Guerra Popular (Revolução Socialista) e a ascensão pacífica ao poder, ou ao menos é isso que elas dizem. O grupo revolucionário recentemente assinou um tratado de paz com o governo democrático colombiano, mas as FARC continuam armadas e traficando drogas. O cessar-fogo estabelecido não altera a situação de que a guerra civil que está em decorrer na Colômbia não acabou, mas deu uma breve pausa.

Os objetivos comunistas que as FARC tem são a cada dia menos lembrados na guerra, mas ainda assim, em caso de uma vitória do grupo no conflito, o comunismo será implantado na Colômbia.

Muitas pessoas acreditam que as FARC são apenas um grupo terrorista que trafica drogas, mas esse conceito é errado. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia traficam drogas sim, cometem atos terroristas sim, mas muitos de seus ideais e práticas são guiados pelo caráter revolucionário socialista e de guerrilha que eles tem. As FARC são acima de tudo uma organização política de caráter marxista.

O que são as FARC - Objetivos
Imagem: pco.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são as FARC, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre O que são as FARC

O que são as FARC
Imagem: theguardian.com
Imagem: elmundo.es
Imagem: pco.com.br
1 de 4
O que são as FARC

Voltar ao topo da página