O que fazer se o bebê engasgar


Mamães de primeira viagem têm muitas dúvidas e medos e uma das dúvidas frequentes é o que fazer se o bebê engasgar. Por isso, em umComo vamos explicar para você tudo o que precisa saber. O melhor alimento para os bebês durante os primeiros meses de vida é o leite materno, pois contém todos os nutrientes que o bebê necessita. Embora não seja uma situação comum, é bom que as mamães saibam que o bebê se pode engasgar com o leite. Mas não é só com o leite que os bebês se podem engasgar, peças pequenas de brinquedos, tampas de canetas, moedas e outros objetos pequenos também podem ser a causa, visto que nestas idades colocam tudo na boca.
Bebês já nascem sabendo sugar, mas isso não significa que saiba fazer corretamente todo o processo de sugar e engolir o leite materno. Cada bebê é diferente e alguns demoram mais para aprender tudo isso. Enquanto isso, pode acontecer o bebê sugar mais leite e engolir pouco, o que faz com que fique com leite na boca e possa se engasgar. Por isso, é fundamental você vigiar o seu bebê durante a amamentação e, caso você se aperceba que ele suga mais que aquilo que engole, retire o peito da boca. Para além disso, para evitar esta situação deve evitar amamentar deitada e nunca se esquecer de o colocar para arrotar.

Mas se mesmo com todas estas precauções, o seu bebê se engasgou saiba como deve agir. Se o seu bebê se engasgar com o leite ele vai começar a tossir e a primeira coisa a fazer é parar de amamentá-lo e colocá-lo de pé.
Se vir que seu bebê não tosse e está ficando sem ar, você deve desengasgar o seu bebê fazendo a seguinte manobra de salvamento:
1 - Comece por deitar o seu bebê de bruços em um dos seus braços estendidos. Certifique-se que as pernas ficam abertas, ficando uma para cada lado do braço.
2 - Para que a cabeça do bebê fique firme, estique a sua mão e encaixe o queixo do bebê nos seus dedos.
3 - O corpo do bebê deve ficar ligeiramente inclinado, para isso desça o seu braço cerca de 10 centímetros.
4 - Agora com a outra mão dê umas tapas leves nas costas, de forma a desobstruir as vias aéreas.
5 - Repita este procedimento 5 vezes. O líquido deverá começar a sair pela boca e nariz.
Caso o líquido não comece saindo e o bebê não responda a estes estímulos, leve-o de imediato ao serviço de urgências.

Caso o seu bebê se tenha engasgado por ter colocado algum objeto pequeno na boca, nunca tente tirá-lo com as suas mãos. Nesta situação, para além de ligar de imediato para o serviço de urgências, deve seguir estas orientações:
1 - Coloque o seu bebê de bruços entre as suas pernas, mantendo o seu braço em baixo e segurando o pescoço e a cabeça com a sua mão. É importante que a cabeça do seu bebê esteja mais baixa que o corpo.
2 - De seguida, com a outra mão dê 5 tapinhas nas costas do bebê, mas não com muita força.
3 - Se após dar as tapinhas o bebê continuar engasgado, coloque a mão que tem embaixo dele sobre as suas costas e vire-o, mantendo-o no seu colo e com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.
4 - Agora você vai iniciar a massagem cardíaca colocando dois dedos juntos sobre o tórax. Faça uma ligeira pressão, de modo a que o peito afunde e repita este processo 5 vezes.
Continue dando as tapas nas costas e alternando com a massagem cardíaca, até que seu bebê comece a tossir e elimine sozinho o objeto preso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o bebê engasgar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.
- Se o seu bebê se engasgar é importante manter a calma e agir o mais rápido possível.
- Caso não consiga desengasgá-lo, leve o seu bebê de imediato aos serviços de urgência.