Partilhar

O que fazer se meu filho não quer ir ao colégio

Em certas ocasiões, as crianças podem tornar-se rebeldes na hora de ir à escola. De início, pode ser uma atitude normal, pois trata-se de um passo importante na vida dos pequenos. Não obstante, há que entender vários pontos, só desta forma saberá o que fazer se seu filho não quer ir ao colégio.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu filho não me respeita
Passos a seguir:
1

O primordial é manter a calma. Nossos filhos não querem ir ao colégio, mas é uma atitude passageira que pode ser solucionada sem dramas. Apenas devemos pesquisar um pouco e saber o que motiva nossos meninos a não quererem ir para a sua escola. Dependendo da natureza do problema poderemos tomar uma atitude ou outra.

2

Para isso, é imprescindível falar com professores, colegas e mães de outros meninos. Isto nos ajudará a encontrar a raiz do problema e será bem mais fácil conseguir que as crianças queiram ir ao colégio finalmente.

3

Devemos descartar com o pediatra que a origem desta atitude não seja um problema físico. Além disso, também é primordial pesquisar se o medo é irracional ou se o menino está sendo vítima de abusos ou maus-tratos na escola.

4

Existem alguns acontecimentos que podem explicar porque nossos filhos não querem ir ao colégio. Por exemplo, pode tratar-se do divórcio dos pais, da morte de um familiar ou do nascimento de um novo irmão. Nestes casos é melhor pôr as crianças em mãos de especialistas que possam lhes ajudar a enfrentar esses momentos.

5

É uma boa ideia que a criança vá acompanhado por um dos pais até que pouco a pouco se acostume a ir ao colégio. Este tipo de acompanhamento fará que tomem confiança. No momento em que eles mesmos o peçam ou vejamos que estão mais soltos deixaremos de os acompanhar ao colégio.

6

Se nosso filho não quer ir à creche, uma boa forma de introduzir nesta etapa escolar é levá-lo de forma progressiva. Assim, podemos fazer com que a criança passe um momento pela manhã num dia, outro pela tarde e assim até que consiga se adaptar a seus novos colegas.

7

Se pelas manhãs temos problemas em casa e nossos filhos choram e gritam que não querem ir ao colégio há que manter a calma. Faça com que este momento se converta quase num ritual. Estabelecer uma rotina para que pouco a pouco este momento se torne um hábito. Primeiro levantar-se, tomar o café, escovar os dentes etc. Tudo numa ordem específica.

8

É importante que os pais se interessem pelas atividades no colégio. Assim perguntando, os filhos sentir-se-ão apoiados e poderão acreditar que coisas boas lhes acontecem na escola.

9

Castigar a criança por não querer ir ao colégio não é bom, também não se deve premiar para que o faça. Tentem evitar por todos os meios a chantagem. Ir à escola tem que ser algo natural, não um castigo ou um prêmio.

10

Deixe que seu filho leve seu brinquedo favorito ao colégio, é uma boa forma de o estimular para que possa ir ao colégio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu filho não quer ir ao colégio, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu filho não quer ir ao colégio

1 comentário
simone
Ano passado,troquei minha filha de 2 escolas,porque ela chorava,não queria nem fazer as tarefinhas de casa e dizia que odiava estudar.se atrasou nos estudos bastante,por conta disto.Este ano,troquei de escola novamente,começou ontem,e já está chorando,sem querer fazer a tarefinha de casa.Me ajude,não sei mais o que fazer.Estou a ponto de tirá-la da escola,de vez.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, penso que tirá-la da escola não vai resolver o assunto, ela vai pensar apenas que você faz todas as suas vontades. Tente falar com ela em casa sobre o quão bom vai ser para ela ir na escola. Se ainda assim, ela ficar a chorar, tem de a deixar ficar na escola, por muito que lhe custe. Vai ver que ela vai acabar por se adaptar. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)

Voltar ao topo da página