Partilhar

O que fazer se meu filho não quer estudar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Imagem: piensapiensa.es

Se seu filho se revolta contra os estudos ou está desmotivado e não rende em classe, deve procurar uma solução o quanto antes já que seu futuro educativo está em jogo. Fale com ele, analise seu meio, apoie-o no estudo... Cada caso é diferente, mas deve estar próximo para ajudar seu filho. Em qualquer caso, em umComo.com.br queremos que se antecipe ao problema e que saiba o que fazer se seu filho não quer estudar.

Passos a seguir:
1

Antecipe-se ao problema. Insista desde o princípio para que estude a cada dia e se preocupe com seus resultados. Porém, por mais que o ajude, a situação pode se inverter, então você deve estar perto para apoiá-lo.

2

Nesse caso, o primeiro que deve fazer sempre é falar diretamente com seu filho. Sentem-se para conversar e verifique se ele tem algum problema. Se for assim, você deve procurar soluções de imediato.

3

Comente a situação com a escola, isto é, professores e monitores, tanto de atividades escolares como extraescolares, já que estas pessoas tratam mais temas e podem conhecer mais a fundo seu rendimento e atenção. O orientador do colégio ou instituto também pode ser uma ajuda importante.

4

Avalie seu esforço, avalie seu filho e avalie-se a si mesmo. Tudo deve ser considerado, inclusive o meio que rodeia seu filho, como a escola, seu grupo de amigos ou todas aquelas pessoas com as quais ele se relacione.

5

Não descarte a possibilidade de uma falha fisiológica, para isso vá a um especialista para que ele faça uma consulta de visão e de audição. Pode ser que não veja nem ouça bem, mas tem vergonha de reconhecer isso porque tem medo de precisar usar óculos ou audiofones.

6

Ajude-o a estudar e a se organizar. Como? Se ele não tem hábito de estudo, marque alguns conteúdos e horários que deve respeitar, mas sempre adequados às suas capacidades e necessidades.

7

Se tiver qualquer dúvida, tente resolver, mas como os pais não podem conhecer todas as matérias, sobretudo à medida que o filho cresce e avança para cursos acadêmicos, proponha a opção para receber aulas particulares ou frequentar aulas de reforço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu filho não quer estudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu filho não quer estudar

2 comentários
lucilene alves nunes
meu filho e especial tem altismo e retardo mental grave ele agride todo mundo ele tem 19 anos nao tenho pas nao estou suportando eu vi que o ceuso ajudou uma mae que filho tem altismo cevero por favor me ajude to vendo a hora de da um ifarto em mim
Karla
Tenho um filho de 5 anos e o mesmo apesar de estudar em uma boa escola, encontra muita dificuldade para aprender o alfabeto e os numerais o que posso usar como ferramenta de aprendizagem?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Karla, nesses links poderá encontrar algumas dicas para ensinar o alfabeto e os números ao seu filho: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-as-criancas-a-aprender-e-lembrar-o-alfabeto-1275.html http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-os-numeros-as-criancas-8441.html Lembre-se que é importante insistir e ter muita paciência!

Imagem: piensapiensa.es

Voltar ao topo da página