O que fazer quando se está triste

O que fazer quando se está triste

A vida é cheia de altos e baixos e às vezes nos encontramos em situações que nos deixam desanimados e sem vontade de nada, mas não devemos deixar que as mazelas da vida nos abatam e sim procurar motivos para nos alegrarmos, afinal, o mundo até repleto de coisas maravilhosas que podem melhorar nosso humor e nos fazer muito bem. Se você está se sentindo cabisbaixo e quer saber o que fazer quando se está triste, leia esse artigo do umCOMO com ideias de coisas que vão melhorar o seu dia e te fazer sorrir!

1. Ouça músicas alegres

É cientificamente comprovado que músicas com 150 BPM (batidas por minuto) ou mais são capazes de melhorar nosso humor, nos deixar mais dispostos a realizarmos nossas atividades diárias e causar sensação de euforia. Segue aí uma lista de músicas capazes de melhorar o humor de qualquer um:

  1. R.E.M. - "Shiny Happy People";
  2. The Beach Boys - "Good Vibrations";
  3. Marvin Gaye - "Got To Give lt Up";
  4. Talking Heads - "Psycho Killler";
  5. OutKast - "Hey Ya!";
  6. Bruno Mars - "The Lazy Song";
  7. Chic - "Le Freak";
  8. Mika - Grace Kelly";
  9. The Jackson 5 - "ABC";
  10. Michael Jackson - "Don’t Stop 'Til You Get Enough".

A lista acima é apenas de sugestões, se você não gostou ou tem outras preferências musicais, pode montar a sua própria playlist de canções que te deixem feliz e sair dançando por aí!

2. Passe tempo com pessoas de quem você gosta

Quando estamos tristes geralmente queremos ficar sozinhos e nos manter longe da multidões, para te ajudar você pode chamar amigos em casa para assistir a um bom filme, conversar sobre o que te aflige e ou apenas passar um tempo junto de quem te faz bem. É bom saber que existem pessoas que gostam de você e que querem sua companhia, faz bem tanto pros convidados quanto para você, que se sentirá amparado e querido.

Então, se você está triste, contate seus amigos mais próximos e os convide para fazer algo divertido que vocês gostem de fazer juntos!

Se mesmo acompanhado você ainda se pergunta o que fazer quando se está triste com alguém, talvez a melhor opção seja estar sozinho. Se você não está confortável para estar com ninguém pessoalmente, faça uma ligação para alguém de quem goste ou mande mensagens, os meios de comunicação estão aí para aproximar pessoas fisicamente distantes e podem ajudar.

3. Procure passatempos

A melhor coisa para parar de pensar em coisas que nos deixa tristes é nos distrair ainda que com coisas bobas, afinal, não precisamos estar o tempo todo nos dedicando a tarefas sérias e que nos exijam muito, às vezes é bom relaxar e fazer algo que apenas nos faça bem sem outros objetivos.

É muito fácil encontrar o que fazer quando se está triste e desanimado, abra o Netflix, procure um filme engraçado capaz de te fazer rir, procure jogos divertidos, veja vídeos engraçados, se distraia com qualquer coisa que te faça se sentir bem, não importa o quão bobo possa parecer! Outra boa forma de se divertir são aplicativos de celular, por isso dê uma olhada na appstore.

4. Visite lugares que sempre quis ir

Sabe aquele museu do outro lado da cidade, aquele parque que só viu em fotos e ouviu dizer se bonito a ponto de tirar o fôlego? Que tal dar uma escapada de rotina e visitar um desses lugares? Estar se sentindo triste e ficar sozinho isolado dentro de casa não é nada bom, respirar novos ares e até mesmo conhecer pessoas e lugares novos pode ser renovador, principalmente quando entramos em contato com a natureza.

Lembre-se, você pode estar triste agora, mas existe um mundo inteiro cheio de coisas incríveis apenas esperando para serem descoberto por você!

5. Coma sua comida preferida

O que fazer quando se está muito triste? Esqueça dieta, não conte calorias, pegue aquele dinheirinho guardado e invista numa refeição apetitosa que dá água na boca só de pensar.

Apesar da ajudar na hora da triste, uma alimentação que visa apenas o prazer não é nada saudável, sendo assim, além de comer coisas gostosas, mantenha uma alimentação saudável rica em ômega-3, magnésio, fibras, zinco, ferro e nas vitaminas C, B1, B9 e B12, essas substâncias ajudam a manter o corpo equilibrado e espantar a tristeza que, em casos graves, pode até mesmo virar uma depressão.

6. Cuide de sua casa

Uma das opções do que se fazer quando se está triste e sozinho é cuidar da nossa casa, nela estão todos nossos pertences e é esse o espaço que mais nos representa e nos faz sentir acolhido, por isso, se você se pergunta o que fazer quando se está triste e sozinho, comece por melhorar o seu cantinho no mundo. Limpe tudo que for possível, reorganize seus livros, arrume novos objetos de decoração, mude móveis de lugar e faça da sua casa um lugar onde você se sinta bem e confortável.

Quando nos sentimos bem em casa, ajudamos a nos sentir bem nós mesmo!

7. Alimente sua criatividade

Acredite se quiser, a tristeza é um baita combustível para nossa criatividade. É dos momentos mais difíceis que nós podemos tirar inspiração e colocar para fora coisas que nem imaginávamos. Não importa qual seja sua fonte de criatividade: escrever, pintar, tocar, cantar...

Fato é que se aventurar com um pedacinho de papel, ou o que seja, pode te ajudar a colocar para fora sentimentos de uma maneira bonita e criativa. Faça desses limões que a vida te deu, uma bonita limonada.

Imagem: @Thokamaer/Giphy

8. Agradeça por tudo o que você tem

É sério. Vale a pena tirar o foco das coisas tristes para se lembrar de coisas felizes que estão acontecendo ao mesmo tempo, mas que nem sempre a tristeza nos deixa ver. Pense nas outras coisas boas em que já aconteceram na sua vida até agora, todas as pessoas queridas que você têm por perto e outros motivos que te façam querer agradecer. Você pode até fazer uma listinha, com as pequenas coisas que te fazem feliz e momentos especiais da sua vida. Olhe para eles, se lembre com carinho e agradeça.

Também vai te ajudar: 14 coisas para faze quando se sentir um lixo

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando se está triste, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.