O que fazer quando o bebê não aceita mamadeira

O que fazer quando o bebê não aceita mamadeira

Crescer não é fácil, nem para eles nem para os pais, e durante os primeiros meses de vida o seu bebê deverá passar por muitas mudanças que, às vezes o farão sentir-se diferente.

E uma das primeiras situações com a qual ambos terão de lidar é a mudança de mamar do peito da mamãe a ter que se alimentar com uma mamadeira, algo que talvez não seja do agrado do bebê nas primeiras vezes, gerando um grande estresse para ambos que, pode inclusive fazer com que o pequeno se deixe de alimentar. Se estiver se perguntando o que fazer quando o bebê não aceita mamadeira, continue lendo porque em umComo vamos lhe dar algumas sugestões para aprender a lidar com esta situação o melhor possível.

Passos a seguir:
1

É importante que você compreenda que tanto a textura da mamadeira como a técnica de sucção são diferentes às que o bebê experimentou com o seu peito, por isso ao início pode ser difícil para ele se acostumar a esta novidade, podendo até rejeitá-la. Esta situação é normal e não há nada a temer, por isso é importante dar tempo para o pequeno aceitar a mamadeira.

Como isto pode levar alguns dias, se quiser fazer a mudança porque está na hora de voltar ao trabalho, o melhor é oferecer a mamadeira ao seu bebê entre as 2 e 3 semanas antes de voltar novamente para as suas funções no trabalho, assim terá tempo para ir experimentando diferentes estratégias.

2

O pequeno deve começar a familiarizar-se com a mamadeira e o bico antes de os usar, por isso deixe-o brincar com ela, explorá-la e mordê-la, deste modo irá sentir-se mais cômodo de ir um pouco mais além e sugar. Para o primeiro contato o melhor é dar-lhe a mamadeira no final do dia, quando já o tiver alimentado normalmente com o seu peito. Deverá encher a mamadeira com um pouco de leite materno, no máximo 15 ml, e oferecer ao bebê. Ele consegue distinguir o seu cheiro e o do seu leite, por isso pode colocar um pouco de leite no bico da mamadeira, desta forma conseguirá incentivá-lo a chupar com o desejo de encontrar mais.

Recomenda-se que na primeira vez que der a mamadeira não o faça você, pois de certeza que ele vai quer o peito e não esse objeto que não conhece. O ideal é que seja o pai a fazê-lo ou alguém de confiança, deste modo evitará confundir o pequeno e ajudá-lo a entender que são duas formas diferentes de alimentação.

3

Se vir que com o bico que lhe está dando não consegue sugar, mude-o para um idêntico ao que a chupeta tem, do mesmo material para que a sensação seja parecida. Por se sentir mais familiarizado com este tipo de bico, é possível que experimente sugar. Também pode aquecer com água morna o bico para lhe lembrar o peito da mamãe.

Se se tratar de um bebê muito pequeno, o melhor é experimentar com um bico de fluxo lento pois os convencionais podem soltar o leite muito rápido, fazendo com que o bebê se engasgue e ache a experiência desagradável.

4

Alguns bebês podem gostar de ser alimentados com a mamadeira na posição habitual que tinham para tomar peito, mas isso pode confundir e irritar outros, por isso é bom experimentar diferentes posições até encontrar aquela em que o bebê mame sem problemas. Pode sentá-lo no seu colo com as suas costas contra si, sentá-lo em uma cadeira e dar-lhe de comer de frente ou ver como reage se usar a mesma posição de sempre.

Da mesma forma, é fundamental experimentar dar-lhe leite a diferentes temperaturas para encontrar a que mais lhe agrade. Não dê nada por garantido, experimente diferentes opções para identificar aquela que mais agrada ao seu filho.

Além disso, é importante evitar confundi-lo por isso recomendamos-lhe que:

  • Escolha um bico, uma garrafa, uma posição e uma temperatura tendo em conta que tudo deve ser o mais idêntico possível ao seu peito e à temperatura do seu leite.
  • Tente dar-lhe a mamadeira, se a rejeitar e chorar, acalme-o e experimente novamente. Tente até três vezes seguidas antes de desistir, mas depois de a rejeitar espere pelo menos 10 minutos para lhe dar o peito, assim evitará que o seu bebê associe a rejeição da mamadeira com a recompensa da mama da mãe.
  • Uma ou duas horas depois de o amamentar, ofereça-lhe novamente a mamadeira. É importante que o bebê esteja desperto e receptivo, mas que não esteja com muito fome ou a sua irritabilidade vai impedi-lo de experimentar algo novo.
  • Se não houver forma do bebê aceitar a mamadeira, antes de modificar algum dos elementos deverá tentar durante alguns dias, pelo menos dois, pois se mudar com muita frequência de bico ou técnico conseguirá apenas confundir e frustrar mais o bebê.
5

Deve saber que quando se trata de passar do peito para a mamadeira cada bebê é diferente, por isso deve evitar se culpar, frustrar ou perder a paciência. Deu peito ao seu bebê durante um tempo e agora chegou o momento de passar para outra fase, mas a mudança deve ser gradual, cheia de amor e paciência para nenhum dos dois acabar frustrado.

Retire o leite materno de forma progressiva, durante o processo é importante:

  • Não perder a paciência ou se culpar. Isto não resolve o problema e apenas gera uma carga emocional negativa.
  • Seja constante e paciente, aja com inteligência seguindo as sugestões deste artigo.
  • Há mães que decidem esperar até que o bebê tenha muita fome para lhe dar a mamadeira pensando que assim já a aceitarão. Isto é um erro, porque para começar nem sempre funciona e segunda gera um ambiente de hostilidade para o pequeno que pode fazer com que deixe de comer e se torne muito irritável. Deve experimentar com a mamadeira quando a criança estiver disposta, ativa e de bom humor, não com fome e chorando.

Tenha em conta que há bebês que nunca aceitam a mamadeira porque simplesmente não gostam. Nesse caso o melhor que pode fazer é optar por uma tampa de copo de silicone ou sippy cup. Deve habituar o seu bebê a usá-lo com a mesma técnica que a mamadeira, segurá-la com as suas costas eretas, inclinar ligeiramente o copo e deixar sair um pouco de leite, o bebê provará e logo quererá beber mais. Ao contrário do bico, o bebê não vai sentir-se confundido com a tampa de copo porque são dois objetos completamente diferentes e, neste caso não tem que sugar, por isso muitos bebês costumam aceitar sem problema.

Lembre-se que a partir dos 6 meses já pode começar a dar-lhe papas, para complementar a sua alimentação. Perante qualquer dúvida, consulte o seu pediatra que lhe assessorará em tudo o que precisar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o bebê não aceita mamadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.