O que fazer em caso de terremoto

O que fazer em caso de terremoto

Um movimento sísmico é um fenômeno natural, ligado à formação constante da própria Terra, que tem consequências variáveis dependendo de seu nível de intensidade. Embora os estudos e técnicas atuais permitam um certo grau de previsão, nem sempre é possível saber exatamente quando ocorrerá um terremoto. Pouco podemos fazer diante dessa força imparável da natureza, mas, mesmo assim, existem algumas medidas de autoproteção a serem tomadas antes, durante e depois de um terremoto, ou mesmo um simples tremor, pois podem ajudar a minimizar as consequências do perigo.

Há terremotos em diferentes áreas do mundo todos os dias e de diferentes intensidades. Por esta razão, no umCOMO, revemos o que fazer em caso de terremoto e o que não fazer, porque devemos lembrar que os terremotos não são algo tão excepcional, nem são uma situação de tempos passados.

O que fazer antes de um terremoto

Embora seja sempre uma situação complicada, felizmente cientistas e especialistas sabem, cada vez mais, como interpretar os sinais que advertem, com alguma antecipação, que algo está acontecendo no interior da Terra e que um terremoto na área pode estar próximo. Nestes casos, algumas simples medidas preventivas podem ser realmente úteis para mitigar o impacto de tal terremoto, evitando danos às pessoas e também danos materiais. Aqui está o que você precisa fazer para se preparar para uma situação de alerta de terremoto.

  • Fixar ou remover qualquer elemento que possa cair com o tremor, tanto dentro como fora de casa. Lâmpadas, quadros, espelhos, objetos de decoração pesados, vasos de flores na varanda... podem cair e ferir alguém (tenha especial cuidado com objetos de vidro por causa da possibilidade de cortes). Também é essencial fixar armários ou prateleiras altas de alguma forma, que poderiam rolar ou tombar e esmagar alguém.
  • Prepare um kit de emergência, tal como uma pequena bolsa com os itens necessários que você possa pegar rapidamente no caso de uma evacuação. Por exemplo, documentação pessoal e doméstica, uma muda de roupa, remédios, alguma comida, água, um apito para saber onde você está e algo tão útil como uma lanterna, porque é fácil ter um apagão devido ao terremoto.
  • Mantenha um kit de primeiros socorros à mão para tratar qualquer lesão menor.
  • Determine as possíveis saídas em caso de emergência (especialmente importante se você vive com alguém com mobilidade reduzida) e estabeleça um possível ponto de encontro no exterior, onde toda a família possa se reunir no caso de você perder contato visual. Assim, você pode sair a tempo para que a parte mais intensa do terremoto comece, mas se ele começar e você estiver dentro, como veremos abaixo, é melhor não sair.
  • Se você não souber, descubra onde estão os principais chaves de corte de abastecimento de água, eletricidade ou gás, para que, se o terremoto finalmente ocorrer, você possa interrompê-los rapidamente para evitar acidentes extras (incêndios, explosões, enchentes...).
  • Fale com seus familiares e pessoas que vivem com você sobre isso para se preparar e praticar.

Para se preparar melhor para a situação, é uma boa ideia descobrir o máximo possível sobre o que são exatamente os terremotos e mais detalhes relacionados a eles. Por este motivo, convidamos você a ler este outro artigo do umCOMO sobre como acontece um terremoto.

O que fazer durante um terremoto

Depois de ter preparado os pontos explicados acima para a prevenção, também é necessário saber o que fazer em caso de terremoto ou tremor. Antes de mais nada, embora não seja fácil, tente permanecer calmo. Ajudará a pensar que esta é uma situação transitória que terminará muito em breve. Além disso, algumas medidas básicas de autoproteção são:

  • Se você estiver se perguntando o que fazer no caso de um terremoto em um apartamento ou em casa, ou seja, quando estiver em um espaço interior, tenha em mente que não deve correr para fora, mas encontrar o lugar mais seguro possível e proteger-se dentro do edifício. Uma estrutura ou móvel tão sólido e resistente quanto possível é uma boa opção. Fique de pé em uma estrutura de uma porta ou debaixo uma mesa, cobrindo sua cabeça e agarrando-se a um ponto fixo o mais apertado possível.
  • Se você estiver na rua, procure por espaços abertos longe de paredes, janelas e postes elétricos que possam cair e feri-lo.
  • Se o terremoto o surpreende em um veículo, fique dentro dele, tentando colocá-lo em um lugar seguro, longe de pontes, penhascos, muros.

O que fazer depois de um terremoto

Uma vez que o tremor ou terremoto tenha cessado, é importante continuar a manter algumas precauções de segurança, especialmente dada a possibilidade de que volte a acontecer. Siga estas dicas:

  • Continuar longe de estruturas instáveis que, mesmo após o terremoto, podem cair. Não entre em nenhum prédio que possa estar em risco de colapso até que um tempo razoável tenha passado.
  • Se você estiver saindo de um edifício, nunca use o elevador, mesmo que ele pareça estar funcionando.
  • Não acender fósforos ou isqueiros devido ao risco de que fios elétricos ou tubos de gás possam ser danificados. Além disso, combustível ou produtos químicos inflamáveis podem ter sido derramados durante o terremoto.
  • Se você estiver preso, bata em um objeto, como um cano ou algo metálico, para que as equipes de resgate possam ouvi-lo e ajudá-lo. Isto é melhor do que gritar para evitar a inalação de poeira ou fumaça.
  • Manter a calma e seguir sempre as instruções das equipes de emergência e das autoridades.

O que é o triângulo da vida em um terremoto

O triângulo da vida é na verdade uma teoria que tem seus defensores, mas também seus detratores. Ela pode ser eficaz na busca de proteção durante um terremoto, mas não se pode dizer que seja sempre a melhor opção. A ideia é colocar-se deitado ou sentado de costas contra um móvel robusto, como um sofá ou um armário baixo (que não tombe com movimento), o manteria em um espaço "seguro". Esse sofá (por exemplo), com algo que poderia cair sobre ele (como uma grande peça do teto ou uma viga) e o próprio piso, são três elementos que criariam um espaço triangular, um tipo de abrigo no qual você estaria seguro.

Isso poderia ser verdade, mas tudo depende do que recai sobre você. Este 'triângulo' pode formar-se e te proteger, mas também pode acontecer que outro objeto caia sobre você, como uma lâmpada ou uma pilha de detritos, que dificilmente formaria um triângulo protetor. Portanto, a utilização desta técnica não é totalmente segura, pois dependerá de mais fatores que não poderemos conhecer até o momento em que o terremoto acontecer.

O que não fazer em caso de terremoto

Com relação ao que não fazer em caso de terremoto, podemos dizer que devemos evitar fazer o contrário do que foi indicado como medidas de segurança adequadas, inclusive evitar o triângulo da técnica da vida, exceto se não houver outra escolha.

Agora que você conhece estas informações sobre o que fazer em caso de terremoto, antes, durante e depois, talvez você queira aprender sobre diferença entre a escala Richter e Mercalli, que são usadas para situações de terremoto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer em caso de terremoto, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.