Partilhar

O que faz um gestor

Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que faz um gestor

O que faz um gestor no dia a dia? Qual sua rotina e seus objetivos de trabalho? Essa são dúvidas muito recorrentes em empresários e funcionários de empresas. Principalmente para a área de Recursos Humanos, que precisa compreender quem deve ocupar qual o cargo, a quem se deve abrir vaga, quais serão suas atividades e como será a folha de pagamento.

Os gestor de uma empresa é um profissional que exerce um papel bastante ligado ao de liderança de pessoas. Suas atividades devem estar comprometidas tanto com as metas e estratégias do negócio, bem como com as equipes que estão trabalhando nele. Ou seja, o gestor deve estar atento a ambos os lados, sendo a peça chave para um bom funcionamento de negócios.

Para saber mais sobre o gestor, quais são suas funções e o que ele faz diariamente dentro de uma empresa, acompanhe nosso artigo abaixo e tire suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como fazer um projeto de pesquisa

Casar objetivos da empresa com gerenciamento de equipe

O gestor é uma parte da empresa que deve estar completamente atento e conhecendo ambos os lados: a direção e seus objetivos, e a equipe e suas funções. Sendo assim, ele deve agir conforme as seguintes metas a serem cumpridas em seu dia a dia:

  • Planejamento de como a equipe irá implementar e atingir os objetivos dados pela direção, devendo ser feito junto à equipe, de forma integrada.
  • Organização dessa implementação, pensando nos recursos disponíveis, em montagem de cronograma e em direcionar os membros para determinadas funções dependendo de suas capacidades.
  • Depois de feita essa implementação, é preciso fazer o seu gerenciamento. Para isso, deve-se medir o desempenho, verificar o todo e os detalhes, corrigir falhas e estreitar ou mudar os caminhos. Deve-se repetir esse ciclo atentamente até que os objetivos tenham sido atingidos com sucesso.

Como você pode ver, se houver dúvidas quanto aos objetivos da direção, todo esse processo será em vão. Por isso, antes de mais nada, o gestor deve conhecer muito bem a empresa, suas necessidades, metas e objetivos passados a ele.

Manter os pés no presente e os olhos no futuro

Outra especialidade e característica de um bom gestor é a visão ampla e a curiosidade pelo novo. O gestor tem como dever manter seus pés no presente, sem perdê-lo de vista e coordenando para que tudo seja entregue. Mas, ao mesmo tempo, deve olhar o futuro, estudar tendências, gerar insights e entender como seus objetivos podem ser alcançados com a influência daquilo que ainda está para acontecer. Esse é um desafio constante para grandes e antigas empresas que estão vivendo a área tecnológica atual. Veja a Kodak, por exemplo, que contratou gestores especialmente para que seus produtos e sua marca no geral pudesse acompanhar a revolução digital, móvel e social da fotografia. O desafio das empresas é se dar bem no jogo que só será jogado amanhã.

O que faz um gestor - Manter os pés no presente e os olhos no futuro
Imagem: briansolis.com

Lidar com pessoas e fazer com que atinjam seu potencial

Além de todas essas medidas e capacidades que vão de encontro aos objetivos, metas e valores de uma empresa, o gestor é um dos principais funcionários a tomarem a liderança. Justamente por isso, deve ter uma habilidade muito boa em lidar com pessoas. Afinal, seus mais valiosos recursos para atingir suas metas serão as pessoas. Essa é uma realidade infelizmente pouco considerada. Fazer com que as pessoas de uma equipe atinjam todo seu potencial e estejam completamente engajadas em chegar aos resultados de sucesso é a chave para qualquer gestor. Afinal, sem equipe, sozinho, nada será entregue.

O que faz um gestor - Lidar com pessoas e fazer com que atinjam seu potencial

As competências de um bom gestor

Resumindo, as competências de um gestor são: saber lidar com pessoas, gerir bem uma equipe, encontrar potencial em funcionários e ser um bom líder; entender de economia, vendas, finanças e estatística; compreender o negócio como um todo, conhecer a fundo a empresa, a direção, seus objetivos, metas e valores; saber gerenciar projetos com precisão, agilidade e capacidade de se adaptar às mudanças.

O mercado de trabalho para o gestor

Muito diversificado, o gestor pode encontrar emprego em empresas de todos os portes e qualquer área. Porém, as que mais necessitam e dão valor a um são aquelas de médio e grande porte, onde há equipes grandes e muito diversificadas que necessitam de um profissional capaz de liderá-las e, ao mesmo tempo, casar tudo isso com os objetivos da empresa.

Case de sucesso de um gestor

Aqui vamos dar um exemplo de projeto grandioso e de sucesso em que, sem um gestor, nunca teria chances de acontecer. Um dos cases mais usados em aulas de negócio é o Projeto Manhattan. Com o objetivo de desenvolver uma bomba atômica antes que os nazistas o fizessem, armando-se para a guerra, o gestor conseguiu unir e fazer trabalhar em conjunto um grupo de dezenas de cientistas de diversas nacionalidades usando teorias tão jovens que não tinham ainda sido provadas.

O que faz um gestor - Case de sucesso de um gestor
Imagem: wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que faz um gestor, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre O que faz um gestor

O que faz um gestor
Imagem: briansolis.com
Imagem: wikipedia.org
1 de 4
O que faz um gestor

Voltar ao topo da página