Partilhar

O que é um Truste

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é um Truste

Truste é uma fusão de várias empresas, geralmente que atuam em linha de produção, para formar um monopólio ou oligopólio, quando mais branda. O Truste é resultado de um capitalismo opressivo, quando uma ou mais empresas de uma corporação empresarial de grande poder no mercado abrem mão de sua independência para constituir uma única organização. Para saber mais, continue lendo este artigo de umComo sobre o que é um Truste.

Também lhe pode interessar: O que é um Cartel

Definição de Truste

A palavra Truste tem origem na palavra inglesa "trust", que significa confiar. Na prática, é uma confiança mútua entre corporações para dominar o mercado. A expressão é utilizada para designar a orientação dada para as empresas que fazem parte do Truste, que se reúnem para suprimir a livre concorrência.

Para que o Truste seja bem sucedido, as empresas não são definidas aleatoriamente; são selecionadas empresas que fazem parte de um ramo no mercado, mas atuam em diferentes etapas da produção, por exemplo: Um Truste de empresas relacionadas ao suco de soja que configuram empresas desde a que planta e colhe o cereal, a que produz o suco, a que produz a embalagem e aquelas responsáveis pela venda do produto, como um mercado que, ao invés de vender 4 tipos de sucos de soja, só vende aquele do qual faz parte do "plano". Desta forma, cria-se uma organização extremamente forte. Os únicos que ganham com o Truste são as empresas que fazem parte dele.

Outra forma de organização de empresas é chamada de Cartel, que trata-se de um acordo entre diversas empresas independentes visando o controle do mercado de um determinado produto

Existem dois tipos de Trustes, os Trustes horizontais e Trustes verticais:

Truste vertical

Um Truste horizontal consiste na corrupção sequencial na linha de produção, que domina desde as empresas responsáveis pela matéria-prima até a finalização do produto. As empresas podem ser de diversos ramos mas fabricam diferentes partes do mesmo produto.

Truste horizontal

O Truste horizontal é criado por empresas que fazem parte do mesmo ramo e fabricam o mesmo produto. Como por exemplo: postos de gasolina de diferentes empresas mas com todas as bombas em preço alto e idêntico, deixando o consumidor sem escolha a não ser pagar caro pelo produto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um Truste, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre O que é um Truste

O que é um Truste
O que é um Truste

Voltar ao topo da página