O que é um substantivo

O que é um substantivo
Imagem: vidadejovem.com.br

Já imaginou o que seria desse mundo se não pudéssemos conhecer e nomear os objetos, as pessoas, o clima, e etc.? E como seria se não houvesse uma padronização desses nomes e cada pessoa pudesse dar um nome diferente para tal coisa? Seria uma bagunça. Para isso, temos o substantivo - classes de palavras que dão nome aos seres, fenômenos, qualidades, ações. Em umComo, você saberá todas as características desse termo e o que fazer para utilizá-lo corretamente, seja na língua falada ou escrita. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que é um substantivo.

Classificação dos substantivos

Como já foi dito, o substantivo é a classe de palavras usadas para nomear tudo o que existe: casa, sapato, árvore, papel, brinquedo, caixa, lápis, geladeira, avião, etc. Além disso, nomeia também os seres humanos: Maria, Adriana, Paula, Rafael, Éric, etc., e os animais: gato, cachorro, pássaro, elefante, girafa, etc.

Os substantivos recebem, também, classificações diferentes, considerando aspectos relacionados à formação e à sua abrangência, sendo: comum e próprio, concreto e abstrato. Pondendo ser: simples ou compostos, primitivos ou derivados.

Substantivo Comum

Que indica todos os seres de uma espécie, genericamente: homem, mulher, país, brinquedo, animal, criança.

Exemplo: Veja aquela mulher.

Substantivo Próprio

Que indica os seres de uma espécie de forma particular: Paulo, Sandra, Brasília, bola, cachorro.

Exemplo: O nome daquela mulher é Lúcia.

Substantivo Concreto

Que indica os seres de uma maneira geral, reais e imaginários:

  • Seres reais: copo, xícara, Brasília, homem, bola, mulher, etc.
  • Seres imaginários: Deus, saci, duende, mula-sem-cabeça, fada, etc.

Substantivo Abstrato

Que dão nome a estado, sentimentos, qualidades, ações, etc.: amor, alegria, tristeza, honestidade, simplicidade, vida, rapidez, saudade, bullying, etc.

Imagem: cinepop.com.br

Substantivo Simples

Que possuem apenas um radical e com significado independente de outra palavra: sol, carro, beijo, pedra, mão, boca, chão, livro, etc.

Substantivo Composto

Formados a partir da junção de duas palavras, logo contém mais de um radical: beija-flor, girassol, couve-flor, passatempo, pé-de-moleque, guarda-chuva, etc.

Substantivo Primitivo

São palavras que não originam de outras: casa, jornal, gato, homem, mulher, criança, etc.

Substantivo Derivado

São palavras que provêm de palavras já existentes: jornaleiro (de jornal), terreiro (de terra), folhagem (de folha), gatinho (de gato), joalheria (de jóia), etc.

Substantivo Coletivo

Indica o conjunto de seres da mesma espécie, mesmo estando no singular: enxame (de abelhas), alcateia (de lobos), elenco (de atores), molho (de chaves ou de verduras), vara (de porcos), constelação (de estrelas), etc.

Exemplo:

  • O elenco se reuniu para analisar a peça (= Vários atores se reuniram para analisar a peça)
  • Ele foi atacado por um enxame (= Ele foi atacado por várias abelhas)

Flexão dos Substantivos

Por ser uma classe variável, os substantivos podem, ainda, ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo).

Exemplo:

  • Aquela casa é charmosa.
  • Aquelas casas são charmosas. (flexão de número)
  • Aquela casinha é charmosa. (flexão de grau)
  • Aquele casarão é charmoso. (flexão de gênero e grau)

Demais especificações

O estudo dos substantivos pode indicar várias possibilidades de uso e características. Mas, por ora, aqui está tudo o que precisa saber para conhecer um pouco sobre essa classe gramatical. Quanto maior o seu grau de estudo e envolvimento com a língua, mais variações serão percebidas. Existem ainda os substantivos biformes, uniformes, epicenos, comum-de-dois-gêneros, dentre outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um substantivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.