O que é um Déjà Vu


Sabe aquela sensação de que já esteve em algum lugar antes? Ou que já fez determinada ação antes, precisamente do mesmo modo e no mesmo lugar onde se encontra a fazê-la? Com certeza que isso já lhe aconteceu pelo menos uma vez, e o deixou intrigado pois não soube perceber porquê. Provavelmente ficou pensando em respostas, questionando-se se estava a confundir um sonho com a realidade ou se foi algum tipo de premonição. A essas sensações se dá o nome de déjà vu que, em francês, significa "já visto", e a ciência tem uma resposta para explicar porque essas sensações acontecem. Para perceber o que é um déjà vu, continue lendo este artigo umComo.com.br.
A ciência atribui o fenômeno déjà vu a uma reação psicológica, que nos faz acreditar que já vivenciamos aquele momento algures no passado, mas na verdade não.
Isso acontece porque existem três tipos de memória:
- Memória imediata: de curta duração, serve apenas para memorizar alguns aspetos no momento que não são necessários mais tarde, como as frases de um ditado;
- Memória a curto prazo: esta dura algumas horas ou dias e pode ou não passar para a memória a longo prazo, consoante a importância. Por exemplo: a roupa que vestiu no fim de semana ou o que jantou ontem;
- Memória a longo prazo: são o tipo de recordações que permanecem meses ou anos em nossa memória, por exemplo: saber como tocar um instrumento.
Por vezes nosso cérebro falha na memorização de acontecimentos, e no caso do déjà vu, temos a sensação de que o que estamos vivenciando já aconteceu antes porque esse preciso momento foi, por erro, armazenado em nossa memória a curto ou longo prazo. Isso nos dá a sensação errada de já ter acontecido.
Está comprovado que a sensação de déjà vu é mais comum em indivíduos entre os 15 e os 25 anos de idade, que diminui com o passar dos anos e é mais frequente em pessoas instruídas e que viajam muito.
O déjà vu é, portanto, uma experiência natural entre pessoas saudáveis. Já no caso de pessoas que sofrem de doenças neurológicas ou transtornos psíquicos, como a esquizofrenia, existe uma muito maior predisposição para vivenciar déjà vus.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um Déjà Vu, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.