Partilhar

O que é um Cartel

Por Nicolas Santos. Atualizado: 30 março 2017
O que é um Cartel
Imagem: atoananet.com.br

Um Cartel é um acordo entre empresas concorrentes, ao contrário do Truste, que engloba empresas responsáveis pela linha de produção do mesmo produto. O Cartel pode ser um acordo implícito ou explícito, sendo que os primeiros cartéis se formaram durante a Segunda Revolução industrial, no meio do século XIX. O cartel atua como um monopólio, podendo, mais à frente, causar um oligopólio. Com o aparecimento da série Narcos, o Cartel de Medellín e o Cartel de Cali ficaram ainda mais populares, despertando a curiosidade de muitas pessoas em relação a este termo.

Para saber mais sobre o Cartel e suas características, continue lendo este artigo sobre o que é um Cartel, em umComo.

Também lhe pode interessar: O que é um Truste

Definição de Cartel

Os Carteis são considerados, atualmente, como a maior lesão possível a livre concorrência e bem estar do consumidor. Eles costumam aparecer em países que possuem uma menor variedade de empresas atuando no mercado, desta forma, sendo mais fácil monopolizá-las. Mas mesmo quando um Cartel não envolve todas as empresas de um ramo, ele pode ser altamente prejudicial ao consumidor.

Ao monopolizar o mercado, o Cartel impede o progresso e inovação dos produtos. Uma vez que, como uma grande empresa, ele controla todos os preços e produtos que estão à venda assim como os seus preços. Com isso, deixa de existir a necessidade de inovação e o consumidor é quem acaba prejudicado. Não apenas o consumidor mas a economia nacional no geral, uma vez que com a formação de um cartel os investimentos caem drasticamente e a economia se torna estagnada.

Um cartel pode ser reconhecido pelo Estado ou, como é mais frequente na atualidade, funcionar de uma jeito sigiloso e informal, o que é ilícito na maioria dos países, sendo considerado um caso severo de colusão.

Segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os carteis costumam aumentar o preço dos produtos de 10 a 20%. Segundo a legislação brasileira, uma empresa ou empresas que cometem cartel terão que pagar 30% do seu rendimento anual equivalente ao ano passado.

O cartel é considerado uma doença, pois é prejudicial para todo o mundo que não participa nele.

Características do Cartel

Compreendeu o que é um cartel? As principais características do Cartel incluem:

  • Acordo implícito ou explícito entre concorrentes
  • Definição de preços entre as empresas
  • Divisão de clientes e mercados de atuação
  • Eliminação da concorrência
  • Aumento de preços dos produtos

Cartéis na atualidade

Hoje em dia, a expressão "cartel" é muito usada quando falamos de cartéis de droga, como é o caso de alguns países como o México. Segundo os especialistas, a estrutura desse tipo de organizações é muito semelhante às operações de grandes consórcios financeiros. Os cartéis produzem e exportam os seus produtos, podendo ser considerados como organizações multinacionais.

No caso dos cartéis de droga (como acontece com o Los Zetas ou o cartel do Golfo), as organizações são compostas por vários grupos menores que podem chegar às centenas. São como uma franquia de uma marca registada!

Agora que já sabe o que é um cartel, confira outros artigos que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um Cartel, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre O que é um Cartel

O que é um Cartel
Imagem: atoananet.com.br
O que é um Cartel

Voltar ao topo da página