O que é sexismo - Terminologia e situações sexistas

O que é sexismo - Terminologia e situações sexistas
Imagem: pensegrande.blogspot.com

O sexismo é o termo que se refere à discriminações sexuais e conjuntos de idéias ou ações que privilegiam um indivíduo de determinado sexo (gênero ou orientação sexual). Embora seja uma palavra que serve para designar uma forma mais abrangente de discriminação sexual este termo é constantemente confundido com machismo e por ser mais abrangente, é mais fácil identificar situações sexistas. Neste artigo, umCOMO te explica o que é sexismo e como identificar situações sexistas.

Definição de sexismo: o que é sexista?

De maneira geral o termo é muito usado como definição de rebaixamento feminino, de forma equivocada, o sexismo está presente em qualquer situação de discriminação de sexos. Para os homens temos a misandria, para as mulheres temos a misoginia, homossexuais a homofobia e transsexuais a transfobia. Todas essas situações se tratam de ódio ou desprezo ao respectivo gênero e todas elas se encaixam em sexismo.

Os pressupostos que originam as ações sexistas são:

  • Um gênero ou identidade sexual ser superior a outro;
  • Mulheres e Homens são muito diferentes, além da forma biológica e física e estas diferenças devem se refletir nos aspectos sociais.
  • Características intrínsecas de cada gênero ("todo homem é safado", "as mulheres são delicadas", "todo homossexual é descuidado")

Com a atual cultura é possível encontrar pessoas que realizam críticas sexistas ao próprio gênero como homens dizendo que "homem que não trabalha para sustentar a sua família é vagabundo" e mulheres dizendo que homens devem sustentá-la, assim como existem mulheres e homens em contraposição dessas idéias.

Vale lembrar que as diferenças físicas e biológicas naturais entre o homem e a mulher não deve ser utilizado como argumento pró-desigualdade.

E, não, sexismo não é a religião do sexo.

Sexista - Sinônimo

Dentre as buscas do Google relacionas à sexismo, o sinônimo da palavra 'sexista' está entre elas. Para variar o termo, uma maneira interessante é usar os termos correspondentes ao sexismo em relação a cada gênero. Você pode substitui o termo 'sexista' por estes outros nos seguintes casos:

  • Misândrica(o): a expressão designa-se ao ódio aos homens. Quando você escuta que as coisas são 'misândricas' isso quer dizer que despreza a condição masculina;
  • Misógino (a): aqueles que sustentam ideias que vão contra a igualdade socia das mulheres em relação aos homens;
  • Homofóbico: sujeito que não tolera a homossexualidade, podendo expressas isso de diferentes maneiras;
  • Transfóbico: alguém ou algo que expressa intolerância ou preconceito com pessoas transexuais, travestis ou transgêneros.

O que é 'misógino'?

Para complementar a leitura deste artigo e entender a fundo os conceitos de misóginas (significado) leia também o nosso artigo sobre o que é misoginia.

Situações sexistas

Atualmente temos uma grande variedade de discussão política, acadêmica e midiática sobre este assunto, como é o caso deste artigo, o que é ótimo. Entretanto, ainda fazemos parte de uma minoria contra uma maioria conservadora e sexista em nossa cultura Brasileira. Por isso vou deixar uma lista de argumentos sexistas estereotipados, não necessariamente contextuais, para que você saiba identificar uma situação sexista.

Mães são mais importantes na formação dos filhos que os pais

Isso se deve, genericamente falando, ao baixo índice de decisões judiciais favoráveis relacionadas à guarda dos filhos, tanto para pai quanto mãe. Porém, isso serve apenas para casos de separação. A formação do filho pode vir tanto de pai quanto para mãe, as vezes um mais que o outro e outro mais que o um.

Homens não choram/são fortes/ homem que apanha de mulher é mole

Além de quando ouvimos alguém dizer estas coisas, temos também alguns dados, como o da procura de médicos ser menor da parte dos homens em comparação às mulheres. Também temos um dado curioso: em casos de violência doméstica, os homens tem o menor índice de apresentação de queixa quando este é a vítima.

Trair é coisa de homem

Isso gera uma irrelevância para quando o homem trai, e aí temos índices de violência contra a mulher quando esta trai altíssimos, e depois são sujeitas a desprezo pelas outras pessoas.

Mulheres são o sexo frágil, são delicadas/inocentes

(também vale para quando "devem ser" se encontra no começo da oração)

Este é um caso que podemos usar como exemplo de preconceito benevolente, quando as vezes, com intenção de elogiar estamos sendo preconceituosos. Fator também responsável pela exclusão das mulheres de trabalhos ou cargos mais "pesados".

Gays promíscuos

O que seria a dificuldade de conter seus impulsos sexuais. Um dos causadores da dificuldade de casais gays conseguirem adotar crianças.

Dificuldade de conseguir reconhecimento do estado, esta por parte da influência da igreja (em pleno séc. XXI) para aderir às leis anti-homofóbicas. E também dificuldades de aderir a grupos sociais.

Associação de DST's restritas à comunidade homossexual originadas de más análises de estatísticas.

Cavalheirismo

O cavalheirismo é um ato impregnado culturalmente que tem uma justificativa sexista. Não existe nenhum problema em alguém educadamente abrir a porta para o outro passar. A questão sexista acontece quando essa atitude é feita de um homem para uma mulher em que a justificativa seja a cortesia por ela ser uma mulher.

Sexista machista

Para esclarecer, entenda que o machismo se enquadra dentro do sexismo. Isso quer dizer que uma pessoa machista, automaticamente é uma pessoa sexista. Um machista será sempre sexista, mas um sexista não necessariamente é machista.

O machismo é o tipo de sexismo que apesar de ser mais facilmente identificado na sociedade muitas vezes passa despercebido justamente por estar tão presente que as pessoas acham normal.

Sugestão: Qual é a diferença entre poligamia e bigamia?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é sexismo - Terminologia e situações sexistas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • www.sciencedaily.com/releases/2011/06/110613122519.htm