O que é semântica?

O que é semântica?

Os códigos e linguagens são uma área do conhecimento muito extensa. A capacidade de se expressar e de se comunicar possui uma série de detalhes e de características que são objeto de estudo há tempos. O estudo da língua é feito desde o início do mundo e hoje em dia a ciência da linguagem é dividida em diversas áreas. A etimologia, a linguística, a sintaxe, a morfologia e a semântica. Particularmente, a semântica é minha área favorita do estudo da linguagem e irei explicar para vocês na continuidade desse artigo, cujo objetivo é explicar O que é semântica e qual é a sua função dentro de nossas vidas.

Definição

A semântica é, basicamente, o estudo da significação. Seu objetivo consiste em analisar o significado das palavras, em todos os seus sentidos, e tentar auxiliar na definição dos sentidos que as palavras que os verbetes (palavras) podem assumir. Você deve estar se perguntando por que alguém faz isso se já existem dicionários e é aqui que eu lhe digo: os maiores especialistas em semântica são os colaboradores e criadores dos dicionários.

Esse estudo tão vasto analisa desde significados mais básicos como os de objetos até definições de gírias. Por exemplo, o que significa “Beleza”? Beleza pode ser “qualidade do que é belo” em “Admirava a beleza da paisagem”, “harmonia de proporções” em “Naquela obra ele condensou seus ideais de beleza”, “perfeição na execução” em “Sua atuação foi uma beleza”, pode ser ainda concordância em “—Pode me emprestar uma caneta? —Beleza!”, e como saudação em “Eaí, beleza?”. Percebe como uma só palavra pode ter diversas significações? Essas diversas variações de sentido são analisadas pela sematologia (sinônimo de semântica).

Imagem: esjcff.pt

Para que serve

A semântica serve, em amplo sentido, para descobrir o que as coisas realmente significam e o que elas podem significar. Obviamente, como a cada dia uma nova gíria é inventada e novas palavras surgem constantemente em nossa língua, o especialista em semântica deve entender os significados e saber porque as palavras estão relacionadas com esses determinados significados. É um processo e um estudo de anos, certas vezes, para encontrar um significado simples para um verbete. Você já tentou, sem um dicionário, definir o conceito de luz? Ou melhor, pode me dizer o que é o amor?

Se você se prestou a esses desafios, parabéns. Esse é um estudo que exige muita reflexão e dedicação. Quando você está em dúvida sobre o significado de uma palavra desconhecida ou não tem certeza se ela está correta, você recorre ao estudo de um especialista em semântica. A semântica deve ser estudada, também, em conjunção com a etimologia, com a linguística, com a morfologia e com a sintaxe. Compostas, elas formam o conjunto de sinais e termos que você chama de língua e que você usa para se comunicar com todos à sua volta. Saber para que serve a semântica e como usá-la é uma benção. Isso te auxiliará muito em sua qualidade gramatical e na sua comunicação, pois você terá um conhecimento mais amplo acerca do valor e do significado das palavras, podendo estender seu vocabulário e se tornando, assim, uma pessoa mais culta.

Sugestão: 67 perguntas de duplo sentido

Imagem: setesys.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é semântica?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.