Partilhar

O que é o prêmio IgNobel

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o prêmio IgNobel

O prêmio IgNobel é um prêmio dado a descoberta mais esquisita do ano. Como diz o nome "ignóbil", que pode significar vil, baixo, causa aversão, caracteriza baixeza, é dado como suposto antônimo de "nobel", o famoso prêmio dado para os conquistadores de grandes descobertas ou atitudes, que causam impacto (positivo) mundial.

Neste artigo, umComo explica o que é o prêmio Ignobel, e como funciona a premiação e dá também alguns exemplos das melhores - e mais estranhas - premiações.

Também lhe pode interessar: O que é o antropoceno

De quem foi a brilhante ideia

O prêmio fora criado por uma revista de humor, e acredite ou não, eles são entregues na universidade de Harvard, durante o mês de setembro. A Revista Annals of Improbable Research (Anuais da Pesquisa Improvável) criou a premiação para incentivar a criatividade e improbabilidade de algumas pesquisas entre os pesquisadores, além de atrair o interesse comum para a ciência, mostrar que ela também pode ser divertida.

As primeiras premiações foram realizadas em 1991, na Universidade de Harvard, numa cerimônia que inclui apresentações de ópera, da qual os premiados também cantam.

Algumas das premiações mais IgNóbeis

No ano de 2015, o grande vencedor do prêmio IgNobel foi um cientista que se deixou ser picado por abelhas duzentas vezes, para saber quais os locais do corpo em que as picadas doíam mais ou menos. Tudo pela ciência.

Houve também um grupo de cientistas premiados por sua conclusão de que é possível um só homem ter até 888 filhos, desde que disponha de 32 anos de vida e 65 mulheres.

Já o Ignobel de economia foi para a polícia metropolitana de Banguecoque, na Tailândia. Segundo as autoridades, este prêmio foi merecido pela tática anti-suborno dos policiais do órgão público: Recompensas em dinheiro para quem não aceitar suborno.

Há também o prêmio Ignobel de psicologia, merecidíssimo pelos cientistas Shigeru Watanabe, Junko Sakamoto e Masumi Wakita, de Keio, universidade japonesa, que decidiram incluir os pombos na lista daqueles que merecem não só a atenção, mas reconhecimento. Estes foram os nomes responsáveis pela conquista de fazer com que pombos saibam distinguir pinturas de Monet e Picasso. Realmente, acho que nem eu sei distingui-las.

O prêmio Ignobel de Biologia fora uma vez entregue a homens chamados Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michael Franc, pela descoberta de que os pulos das pulgas dos cães são mais elevados do que o das pulgas dos gatos. E agora, consegue imaginar a sua vida sem esta incrível descoberta? Acredito que não.

Mas se você pensa "ah, mas este prêmio é para perdedores, nenhum cientista sério perderia seu tempo com essa premiação infame", você está errado. Em 2010, o físico Andre Geim, holandês de origem Russa, ganhou o prêmio nobel por descobrir o grafeno. O que pouca gente sabe, é que este mesmo cientista, no ano 2000, ganhara o prêmio Ignobel por levitar um sapo com semicondutores, sendo o primeiro homem a ser premiado com o mais nobre e o mais inobre dos prêmios. Grande homem!

O que é o prêmio IgNobel - Algumas das premiações mais IgNóbeis

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o prêmio IgNobel, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre O que é o prêmio IgNobel

O que é o prêmio IgNobel
1 de 2
O que é o prêmio IgNobel

Voltar ao topo da página