Partilhar

O que é o BRICS

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o BRICS
Imagem: pt.wikipedia.org

BRICS é o nome dado ao conjunto econômico de países emergentes, constituído por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (O "S", última letra da sigla vem de "South Africa", África do Sul em inglês). Ao contrário do Mercosul e da União Europeia o BRICS não pode ser considerado como sendo um bloco econômico oficial. Neste artigo umComo explica como surgiu e o que é BRICS.

Também lhe pode interessar: O que é privatização

Como surgiu o nome BRICS

O acrônimo BRICS surgiu de um termo utilizado pelo economista Jim O'Neil, chefe de pesquisa em economia global, do grupo Goldman Sachs, num estudo intitulado como "Building Better Global Economic BRICs" em 2001. Naquela altura a África do Sul ainda não estava incluída no conjunto. Brasil, Rússia, Índia e China foram os países que se encontravam em situação econômica semelhante.

Até a altura, BRIC era utilizado somente como um termo científico pelos economistas para classificar este grupo de países que, economicamente, possuíam potencial para alcançar alguns dos países mais desenvolvidos em um período de 50 anos.

Oficialização do BRICS

Foi no ano de 2006 que o BRICS pode deixar de ser apenas um conceito científico e se tornar um verdadeiro conjunto de países. o intuito da decisão nós explicamos mais a frente; os países que faziam parte desta sigla decidiram diplomatizar o grupo criando estratégias de apoio mútuo, melhoria entre a comunicação e translações entre estes países, para importações e exportações. De certa forma, com a consolidação do grupo os países emergentes poderiam se ajudar. A decisão foi tomada durante a 61º Assembleia Geral das Nações Unidas.

A adesão da África do Sul no BRIC ocorreu em meados de 2011, fazendo com que o grupo passasse a se chamar BRICS.

Com a consolização do BRICS, agora o grupo poderia contar com uma capacidade correspondente à 45% da força de trabalho mundial, além do maior mercado de consumo (natural de países emergentes) e capacidade de gerar 20% do PIB mundial por ano.

Banco do BRICS

Foi em 2014, depois da conferência da cúpula do BRICS que alcançava a sua quarta edição, esta, em Fortaleza no Brasil, que o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) foi criado, também conhecido por "Banco do BRICS".

O principal objetivo do Banco do BRICS é justamente ajudar a financiar algumas das infraestruturas essenciais para o desenvolvimento dos países do conjunto. Este novo banco pode funcionar como uma alternativa ao FMI e possui a sua sede em Xangai, na China.

O que é o BRICS - Banco do BRICS
Imagem: jornalggn.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o BRICS, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre O que é o BRICS

O que é o BRICS
Imagem: pt.wikipedia.org
Imagem: jornalggn.com.br
1 de 2
O que é o BRICS

Voltar ao topo da página