Partilhar

O que é inércia

O que é inércia
Imagem: scienceblogs.com.br

O homem primitivo observou surpreendido que ao lançar uma flecha com seu arco, ela continuava se movendo, mesmo sem nada que a impulsasse. Após milhares de anos, o homem moderno se surpreende ao saber que depois de serem colocados em órbita, os satélites artificiais, continuam girando à volta da Terra. Esses dois fatos que parecem diferentes, no entanto, obedecem ao mesmo princípio da Física: a lei da inércia. Para que saiba mais sobre esta lei, de seguida em umComo explicamos em detalhes o que é inércia.

Também lhe pode interessar: O que é o antropoceno

Princípio da Inércia

O princípio da Inércia permite explicar a sensação que experimentamos quando um elevador começa a se mexer, por exemplo. Se fosse colocada uma balança em seu interior, e sobre ela uma pessoa, observaríamos que o peso dela aumentaria, pois o corpo resiste ao sair do repouso. Quando o movimento do elevador passa a ser uniforme, a balança marca o peso real da pessoa; ao parar, a balança marca menos peso, pois o corpo tenta seguir em movimento.

O que é inércia - Princípio da Inércia

O que é a inércia

A inércia é, portanto, uma das propriedades fundamentais dos corpos e pode ser definida da seguinte forma: todo corpo que está em repouso tende a continuar em repouso, e todo o corpo que está em movimento tende a continuar se movendo, com movimento retilíneo e uniforme. Ou seja, os corpos resistem à modificação de seu estado de repouso, de direção ou de velocidade do seu movimento.

Este princípio físico não é falta de ação, mas sim uma oposição à variação no movimento. Não devemos confundir com a expressão normalmente usada para indicar preguiça ou falta de vontade.

O que a inércia causa

Por causa da inércia quando um cavalo pára de forma inesperada, o cavaleiro cai para a frente, pois o seu corpo tende a continuar em movimento. Este princípio explica porque uma pessoa pode tentar tirar a toalha de mesa sem que os objetos que estão em cima dela caiam. Estes são alguns exemplos do que a inércia faz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é inércia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre O que é inércia

O que é inércia
Imagem: scienceblogs.com.br
1 de 2
O que é inércia

Voltar ao topo da página