O que é ikigai: significado e símbolo

O que é ikigai: significado e símbolo

Quantas vezes você se questionou sobre qual é o sentido da vida? A busca pela felicidade e o desejo de encontrar uma finalidade em nossas vidas é um dos aspectos mais tratados na sociedade sem que exista uma resposta concreta. Diferentes culturas trataram de resolver essas incógnitas, embora tenha sido a filosofia japonesa a que se encontrou com o ikigai, ou seja, a razão pela qual você se levanta todos os dias.

Mas, o que é ikigai? É um conceito cuja definição pode ajudar o ser humano de forma geral, mas com uma aplicação particular para cada indivíduo. Cada pessoa encontra um sentido diferente para a vida, por isso, muda de significado de acordo com as circunstâncias. Para descobrir o significado de ikigai, suas origens e como encontrar o seu próprio, no umCOMO te recomendamos que siga lendo este artigo.

O que significa ikigai

A filosofia japonesa considera o significado de ikgai como a razão principal da existência, ou seja, um motivo para se levantar a cada dia e todas as ações pelas quais vale a pena viver. Em suma, trata-se de uma espécie de propósito vital que te acompanha em sua trajetória.

A busca por este propósito não é complicada, mas cada indivíduo encontra dificuldades para encontrá-lo. Algumas pessoas se guiam por suas paixões, outras pelo seu trabalho e dinheiro, embora seu ofício não as satisfaça a nível pessoal. O denominador comum é um sentimento de vazio constante, mesmo que consigam um status social ou econômico.

O Ikigai, símbolo do verdadeiro caminho a seguir, implica que a resposta ao propósito que dá sentido à vida não está no exterior, mas dentro de ti. Você deve apenas empregar tempo para se conhecer e se descobrir como pessoa. Para isso, terá que seguir o método ikigai, que consiste em encaixar todas as peças de um quebra-cabeças composto por 4 áreas:

  • Suas virtudes;
  • As coisas que você gosta de fazer;
  • As atividades pelas quais pode conseguir uma remuneração econômica;
  • As necessidades do mundo.

Quando você descobrir as áreas expostas anteriormente e conseguir alinhá-las entre si, terá desenhado o caminho que deve percorrer. O ikigai te servirá de bússola para decidir seu presente e futuro.

Origem do ikigai

Ikigai é um termo de origem japonesa. Em um trabalho de investigação sobre este conceito, Akihiro Hasegawa, professor da Universidade de Toyo Ewia e psicólogo clínico, utilizou o termo ikigai como parte da língua japonesa cotidiana. No entanto, sua origem se encontra no período Heian, ou seja, o último da época clássica na história do país (794-1185).

O termo ikigai é composto por duas palavras: iki, que significa vida, e gai, que se refere ao mérito ou valor. Aprofundando o conceito, gai provem da palavra kai, que significa conchas em japonês. As conchas têm uma consideração muito valiosa na sociedade nipônica. Assim, este termo culminou em ikigai, tomando um sentido de valor vital.

Se você quer saber mais sobre a filosofia japonesa, neste outro artigo te contamos o que é Kintsugi e como fazê-lo.

Como fazer ikigai

Depois de esclarecer o que é ikigai e tudo o que ele representa, no umCOMO queremos te ajudar a encontrar seu próprio propósito. Essa busca implica em tentativas, erros e autoanálise. Trata-se de um processo, um caminho que você deve percorrer para se conhecer e descobrir interiormente.

As reflexões que você faz te ajudarão a conhecer seus valores, suas virtudes e fortalezas. Dessa forma, estará mais perto de encontrar o sentido da sua vida. Entenda o simbolismo do ikigai e como descobrir seu próprio seguindo a estes passos:

  1. Permita que o ikigai funcione como a bússola da sua vida. Será a melhor guia para encontrar sua trajetória e alinhar todas as ações que te orientem ao norte, ou seja, ao teu propósito.
  2. Não tente sentir felicidade ou um espírito cheio durante as 24 horas do dia. A vida nem sempre é fácil e haverá obstáculos, mas conhecendo o seu ikigai e tendo um propósito, terá mais preparo para encontrar soluções aos problemas que surjam.
  3. Liberte-se de crenças e julgamentos. Concentre-se em seu caminho, tanto no trabalho, como na vida. Seu ambiente familiar e de amizades sempre será importante, mas tudo deve se encaixar para que encontre um equilíbrio interior. Não sacrifique seu propósito por outras pessoas.
  4. O ikigai é um caminho, não um destino. Disfrute de cada momento, cada passo que dê na vida. Tudo deve fluir sem imposições. Você é o/a dono/a de sua vida!
  5. O ikigai não é único. Você pode ter mais de um, já que a vida muda. O propósito está sujeito a evoluções e movimentos. Você deve simplesmente disfrutar do processo e recompor o objetivo. Nada está escrito porque o ikigai flui e, portanto, pode variar.

Mandala ikigai para preencher

Quer colocar a mão na massa e fazer o seu ikigai? Abaixo deixamos uma mandala ikigai para preencher, para que você possa imprimir e ir em busca do seu propósito!

Agora que você já sabe o que é o ikigai, pode ser que te interesse em conhecer outras curiosidades culturais, como: Qual é a historia da matrioska, as bonecas russas e O que significa namastê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é ikigai: significado e símbolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.