Partilhar

O que é Etimologia

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é Etimologia
Imagem: 80grados.net

As palavras e o português causam muitos questionamentos em todos nós. Talvez pela complexidade da língua portuguesa e de todas as suas variantes, não temos uma visão clara dela. Mas apesar de vista como chata por muita gente, a língua portuguesa pode trazer muito conhecimento e muita informação proveitosa para todos nós. O conhecimento anda lado a lado da construção da língua e compreendê-lo pode ser muito prazeroso. Saber o que é a gramática, a sintaxe, a morfologia e até a etimologia é muito importante para executar um português claro e se expressar da maneira correta. E essencial para isso é o conhecimento básico da Etimologia, uma área muito curiosa de estudo dos linguistas que causa muitas dúvidas nos falantes do português. Para saber finalmente o que é etimologia, continue lendo esse artigo que umComo.com.br fez para você.

Também lhe pode interessar: O que é privatização

Definição de etimologia

A etimologia é o estudo da formação e da origem das palavras. Resultado de diversos processos históricos e linguístico, a etimologia tem como função científica descobrir de onde vieram as palavras que usamos no nosso dia-a-dia. Desde gírias e expressões cotidianas até as mais complexas palavras da nossa língua podemos ver estruturas originárias de outras línguas. Essas influências e construções são o alvo de estudo do profissional da etimologia, o etimologista.

O etimologista, quando busca a origem das palavras, pode recorrer de diversos instrumentos e documentos históricos para justificar sua pesquisa. Como o português é uma língua de derivação latina, podemos observar nas nossas palavras uma grande influência do latim e do grego. Essas influências se dão desde a colocação de sufixos nas palavras até em palavras simples e básicas que usamos no nosso cotidiano.

No português brasileiro o estudo etimológico pode ser ainda mais interessante, visto que temos além das bases latinas e gregas, muita influência das línguas africanas trazidas por escravos, assim como também temos muitas palavras originadas da linguagem indígena, e de maneira mais comum, do tupi-guarani. A influência do francês no início do século XX sobre a cultura e a vinda dos imigrantes italianos também trouxeram novas palavras para o nosso português usual e tudo isso é enquadrado no processo de estudo etimológico.

Etimologia na prática

Como dito acima, existem diversas aplicações práticas da etimologia. Vamos pegar um exemplo simples. A etimologia da palavra paixão vem do latim "passionis", que significa sofrimento e passividade. Através de readaptações poéticas e diversos processos linguística, passionis se tornou paixão e acabou se tornando sinônimo desse sentimento tão almejado e conhecido por nós.

Podemos dar um exemplo mais complexo: anatomia é uma palavra que vem do grego através da junção de das palavras "ana", que significa parte, e "tome", que significa cortar. Antigamente, o estudo da anatomia se dava através do corte de defuntos e essa ciência estava devidamente ligada ao processo de cortar um corpo em partes. Assim, cortar partes era a maneira mais apropriada de se tratar do estudo do corpo. Entender essas construções é resultado de diversos processos históricos e essa é a função do etimologista.

Para saber mais sobre as áreas do português, leia nosso artigo Para que serve a gramática.

O que é Etimologia - Etimologia na prática
Imagem: pueridomusararaquara.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Etimologia, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre O que é Etimologia

O que é Etimologia
Imagem: 80grados.net
Imagem: pueridomusararaquara.com.br
1 de 2
O que é Etimologia

Voltar ao topo da página