O que é e quais os tipos de intemperismo

O que é e quais os tipos de intemperismo

O intemperismo é um processo natural pelo qual passam as rochas e os solos em todos os lugares do mundo há muitos anos. Também chamado de meteorização, esse fenômeno acontece de forma permanente nos mais variados materiais geológicos. Para saber tudo sobre o que é e quais os tipos de intemperismo o umComo.com.br reuniu informações relativas ao assunto. Confira quais são elas.

O que é intemperismo

Conhecido ainda como meteorização, o intemperismo é um fenômeno natural que consiste na transformação e desgaste de todos os solos e rochas que existem na superfície terrestre. A partir disso, ocorre o aparecimento de partículas pequenas de rochas, entre elas, poeira e areia, que têm o nome de sedimentos e que vão dar origem a novas rochas, as chamadas sedimentares, bem como a novos solos. Tudo isso vai acontecer ao longo dos anos, sendo que após muito tempo é que uma nova formação geológica tem origem devido ao amontoado da degradação e desgaste dos solos e rochas.

O intemperismo é causado por diferentes fatores, entre eles, o clima, o relevo, fauna e flora, além de outros. O clima é tido como o fator mais relevante, uma vez que ele é quem define as distribuições das chuvas no globo terrestre, ou seja, aonde a água vai cair, sendo que ela é o agente mais relevante no transporte das partículas resultante do desgaste das rochas e solos. O clima é o responsável ainda pela variação de temperatura ao longo do ano, outro fator que provoca a degradação das formações geológicas.

O relevo também provoca a meteorização, já que é ele quem define a velocidade do fluxo da água das chuvas, a qual pode resultar em uma maior ou menor infiltração no solo e que está diretamente ligado ao desgaste do solo e das rochas. A flora e a fauna, mesmo possuindo responsabilidade menor quanto ao intemperismo, interferem porque promovem o depósito de matéria orgânica, a qual é responsável por remobilizar os materiais. Enquanto isso, o tempo de exposição de uma rocha vai determinar a intensidade da ação do intemperismo sobre ela.

Quais os tipos de intemperismo

Sobre os tipos de intemperismo, são três: químico, biológico e físico. O primeiro consiste nas transformações químicas que tem como origem as diferenças de pressão e temperatura das rochas. A verdade é que o local onde as rochas se formam tem um ambiente diferente da superfície da terra, que é onde elas afloram. Assim, quando isso ocorre, os minerais que compõem as rochas sofrem mudanças, a fim de se estabilizarem. Isso pode torná-las mais úmidas ou secas.

Já o intemperismo biológico acontece quando as mudanças nos solos e rochas se dão em decorrência da ação de seres vivos, sejam eles as bactérias, plantas ou os animais. Por fim, a meteorização física refere-se aos processos que provocam as fragmentações e fissuras nas rochas, os quais são responsáveis por separar os seus minerais, deixando-as descontínuas. Diferente do intemperismo químico, o físico não faz com que a composição química das rochas e solos sofra mudanças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é e quais os tipos de intemperismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.