Outros Ensino Médio

O que é ciclo de Krebs

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 19 janeiro 2022
O que é ciclo de Krebs
Imagem: Reprodução/Wikipedia

Entre as matérias importantes de Biologia do Ensino Médio, o ciclo de Krebs tem um lugar no topo das que mais assustam os estudantes. Figurinha carimbada em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular. Por mais que o nome possa fazer com que o assunto pareça complicado, o ciclo nada mais é do que uma das etapas do processo através do qual os diferentes organismos geram energia para realizar suas funções vitais.

A respiração celular ainda conta com outras duas fases, chamadas de glicólise e fosforilação oxidativa. Neste artigo do umCOMO vamos te explicar como funciona o metabolismo celular e, mais importante, detalhar o que é ciclo de Krebs. Continue lendo para conferir todas as informações.

Também lhe pode interessar: Como terminar o ensino médio?

Índice

  1. Como ocorre a respiração celular
  2. Glicólise
  3. O que é ciclo de Krebs
  4. Fosforilação oxidativa
  5. Dicas para aprender ciclo de Krebs

Como ocorre a respiração celular

Antes de explicar o que é ciclo de krebs, é essencial contextualizar o processo em que ele está inserido: a respiração celular. De forma resumida, a respiração celular é a maneira através da qual o corpo fornece energia para a maioria das células, fazendo com que elas tenham capacidade para cumprir funções vitais do metabolismo como digestão, reprodução e circulação. O processo é dividido em três etapas:

  1. Glicólise
  2. Ciclo de Krebs
  3. Fosforilação oxidativa

Vale ressaltar que este procedimento não acontece apenas no corpo humano, mas também em todos os outros organismos vivos eucariontes, isto é, que possuem núcelos celulares envoltos por membrana plasmática.

Para que a respiração celular aconteça, o corpo precisa retirar energia de uma molécula orgânica. Este procecedimento pode se dar tanto de forma aeróbica, quando há a presença de oxigênio, ou anaeróbica, na ausência dele. Em geral, quando se fala em respiração celular, o processo a qual nos referimos é o aeróbico, enquanto o anaeróbio é chamado de fermentação.

As mitocôndrias são as organelas citoplasmáticas responsáveis pela respiração celular. É no interior dessas estruturas que ocorrem duas das três fases da respiração celular: o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. Mas tudo começa com a glicólise, etapa que vamos detalhar a seguir.

Glicólise

A glicólise é a primeira etapa que compõe a respiração celular, que ocorre no citosol das células. É nela que se dá a quebra da molécula de glicose, a principal fonte de energia do corpo que é ingerida pelo organismo na forma de carboidratos. O resultado da degradação são duas moléculas menores, chamadas de piruvato, que contém 3 carbonos cada. Essa fase da respiração celular é, ainda, dividida em duas subetapas: a de investimento energético e a de compensação energética.

No investimento energético, como o próprio nome sugere, a célula gasta ATP, enquanto na compensação ela volta a produzí-lo, gerando um saldo de 4 ATP e 2 NADH. Sendo assim, ao final de todo o processo da glicólise tem-se 2 piruvatos, 4 ATP e 2 NADH. É então que as moléculas de piruvato entram na mitocôndria e inicia-se a próxima etapa: o ciclo de Krebs.

O que é ciclo de Krebs

A resposta para a pergunta o que é ciclo de krebs é mais simples do que parece: o conceito se refere ao segundo processo envolvido na respiração celular, também conhecido como ciclo de ácido cítrico. Nesta fase, as moléculas de piruvato entram nas mitocôndrias na presença de oxigênio. Em seguida, elas passam por uma série de etapas que incluem a conversão do piruvato em acetil coenzima A, processo em que CO2 é liberado pelas células. Ao final das 8 fases que compõe o ciclo de Krebs, é gerado um saldo de 6 NADH, 2 FADH2, 2 ATP.

Confira também: Qual a diferença entre DNA e RNA

Fosforilação oxidativa

A terceira - e última - etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa. É nela que as moléculas NADH e FADH2, que são transportadoras de elétrons, irão doar elétrons para a cadeia respiratória. Durante a cadeia, esses elétrons vão perdendo cada vez mais energia e são captados por oxigênio, até formarem moléculas de água (H2O). Esse processo também leva a um transporte de prótons pela cadeia, e a energia liberada nesse processo é usada para a fosforilação oxidativa do ADP, gerando ao final do processo um saldo total de, no máximo, 32 ATP.

O saldo total de 32 ATP consiste em: 2 ATPs formados na glicólise, 2 ATPs formados no ciclo de krebs e os outros 28 formados na cadeia respiratória.

Ao final do processo respiratório, o resultado é que as células liberam energia e formam água e dióxido de carbono como subprodutos. No caso das plantas e algas, ambos os subprodutos são utilizados para a produção de glicose e outras moléculas orgânicas, que por sua vez servirão de insumo para a respiração celular. Dessa forma, ambos os processos são interligados.

Dicas para aprender ciclo de Krebs

Para além de entender o que é ciclo de Krebs, muitos estudantes podem se beneficiar de algumas técnicas para memorizar o conteúdo e lembrar dele na hora de realizar provas e exercícios. Confira algumas dicas:

  • Mapas mentais: os mapas mentais facilitam a compreensão de temas complexos, como é o caso do ciclo de Krebs. Além disso, eles tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido, fazendo com que os alunos se sintam mais motivados a estudar e reter conteúdo. Outro benefício dos mapas mentais nos estudos é que eles permitem ao estudante desenvolver sua criatividade, organizando pensamentos de formas que fazem sentido para cada um individualmente.
  • Desenhos: um dos métodos mais comuns que os professores utilizam para ensinar ciclo de Krebs e respiração celular é fazer desenhos explicativos. Para os alunos que absorvem melhor o conteúdo de forma visual, essa é uma ótima opção para entender o passo a passo da respiração celular. O uso de setas, por exemplo, permite o encadeamento de ideias e facilita a memorização do processo.
  • Testes práticos: além de ser uma ótima forma para treinar para provas e vestibulares, resolver questões também te ajuda a consolidar seu conhecimento sobre um determinado tema. Além disso, as perguntas normalmente estão inseridas em um contexto maior, o que ajuda o estudante a entender de que forma aquela matéria que está estudando é relevante fora da sala de aula.

Se interessa por Biologia? Confira também nosso outro artigo sobre Quais são os principais ramos da Biologia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é ciclo de Krebs, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • KHAN ACADEMY. The citric acid cycle. Disponível em: <https://www.khanacademy.org/science/biology/cellular-respiration-and-fermentation/pyruvate-oxidation-and-the-citric-acid-cycle/a/the-citric-acid-cycle> Acesso em: 13 de janeiro de 2022
  • NATIONAL GEOGRAPHIC. Cellular Respiration. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.org/media/cellular-respiration-infographic/> Acesso em: 13 de janeiro de 2022
  • KHAN ACADEMY. Steps of cellular respiration. Disponível em: <https://www.khanacademy.org/science/ap-biology/cellular-energetics/cellular-respiration-ap/a/steps-of-cellular-respiration> Acesso em: 13 de janeiro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Wikipedia
O que é ciclo de Krebs