O que é a teoria do significado

O que é a teoria do significado

Embora pouco se ouça falar dela fora da academia, existe a teoria do significado que, em um primeiro momento, parece confusa, uma vez que está relacionada a dois campos distintos de estudo. Porém, vendo um pouco mais de perto, percebe-se que ambos se complementam. Para entender melhor o que é a teoria do significado e quais os seus tipos, confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Passos a seguir:
1

A teoria do significado é estudada por filósofos, linguistas e outros estudiosos que buscam compreender as origens dos significados e do porque eles assim significam. No entanto, existem dois tipos. Ou seja, essa teoria pode ser o mesmo que teoria semântica ou que a teoria fundamental. No caso da teoria semântica, ela refere-se ao estudo do significado que existe em palavras, frases, símbolos e demais sinais criados nos mais diversos grupos, desde os tempos mais remotos.

2

Em outras palavras, é possível dizer que a semântica busca entender qual a relação entre os signos e o real, ao estudar o sentido das palavras ao longo da história da humanidade. Ao entender isso, é possível compreender melhor as expressões comuns em um idioma, o que pode levar a um entendimento maior, inclusive, do momento histórico em que determinado grupo social viveu ou vive. Além disso, a teoria do significado pode estar associada também à chamada teoria fundamental.

3

Nesse caso, o estudo se volta à origem dos símbolos (sinais, fala, sons, etc) pertencentes a certo grupo social. Isto é, a teoria fundamental quer saber quais os estados mentais que levaram à criação dos sinais existentes. Para entender melhor, é possível dizer que os estudiosos da teoria do significado relativa à semântica fariam a seguinte pergunta: Qual é o significado de determinado símbolo para esse determinado grupo? Ou ainda: O que significa essa ou aquela expressão pertencente ao grupo?

4

Já os estudiosos da teoria fundamental do significado questionariam: Devido a que fatos certo símbolo tem esse significado? Essa teoria, por sua vez, busca entender por que uma pessoa ou grupo deu a determinados símbolos os significados que eles têm. Por ser bastante semelhante de certo ponto, existem teóricos que acreditam que ambas as teorias se complementam, enquanto há os que acreditam que uma nada tem a ver com a outra. Também há os estudiosos que defendem que uma pode limitar os resultados da outra. O estadunidense Noam Chomsky e o italiano Umberto Eco são dois exemplos atuais de especialistas nessa área.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a teoria do significado, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.