O que aconteceria se o Sol explodisse

O que aconteceria se o Sol explodisse

O sistema solar só funciona de tal maneira, tem esse nome e faz o mundo girar por mérito do Sol, a estrela central do sistema. Tudo literalmente gira ao seu redor. É ele quem determina as estações do ano, a duração dos dias e nos mantém vivos. Sem o seu calor o planeta terra seria um lugar inabitável para seres humanos e tantas outras espécies.

Ele está a 150 milhões de quilômetros da Terra e tem um tamanho aproximadamente 1 300 000 vezes maior do que o lugar que hoje nós chamamos de mundo. Apesar de um dos apelidos do Sol ser "bola de fogo", sua massa não é exatamente composta por fogo. E sim, simplificando, por plasma e gases que irradiam luz, calor e energia.

A majestosidade e poder dessa estrela são intimidadores, basta parar para pensar um pouco e mil e uma curiosidades surgem. Uma delas é o que aconteceria se o Sol explodisse, já pensou? Para acalmar um pouco a suas dúvidas o umCOMO reuniu informações sobre o tema.

Quais são as reais possibilidades de o Sol explodir

Pensar que o Sol é um planeta é uma confusão comum devido ao seu tamanho visivelmente superior a qualquer planeta ou estrela do sistema. Mas, antes de tentar entender o que aconteceria se o Sol explodisse é importante ter em mente que o sol é uma estrela e não um planeta.

As estrelas têm vida própria e morrem, esse é o fato que pode nos levar a refletir sobre uma possível explosão do Sol. Entretanto, de acordo com a astronomia, não existem possibilidades disso acontecer a menos que ocorra uma catástrofe natural nunca imaginada.

As estrelas, de fato, se explodem. Mas no caso de estrelas maiores, como o Sol, sua morte é um pouco menos "trágica e dramática". O Sol deve morrer através de um processo de perda das suas camadas de gás. Primeiramente, ele deve se transformar em uma estrela vermelha tão mais quente que a temperatura do planeta estará tão alta que ninguém sobreviverá para contar história. Após essa fase, ele está condenado a se transformar em uma estrela branca e compacta com o raio mais ou menos do tamanho da terra e então não brilhará mais, tampouco irradiará energia ou calor.

O fim dos tempos sob o Sol já está previsto e até mais ou menos marcado no calendário: daqui entre 5 a 7 bilhões de anos. Mas, como já dito anteriormente, não há previsão da raça humana estar aqui para presenciar esse ocorrido. Se alguém, com superpoderes, sobreviveu às altíssimas temperaturas, provavelmente será engolido junto com o planeta Terra durante o processo de transformação do astro brilhante em uma estrela vermelha.

Como será o mundo sob os efeitos do calor intenso

Ainda que não existam possibilidades concretas de o Sol explodir, se o planeta sobreviver aos próximos bilhões de anos, ele está condenado a desaparecer no processo de morte do Sol.

Antes de começar a se apagar, o tamanho e o brilho do sol aumentam a cada ano. Isso é um processo que já acontece, a cada bilhão de anos o sol fica 10% mais quente, e, consequentemente, isso influi diretamente no planeta Terra.

Com esse aumento de temperatura, uma das primeiras consequências previstas seria o derretimento do gelo dos pólos. É claro que a subida do nível do mar seria um problema, mas com o passar do tempo as temperaturas se tornariam tão altas a ponto de todo o mar e qualquer sinal de água no planeta se evaporar.

Se alguém sobrevivesse a essa falta de água, com o passar do tempo as temperaturas ficariam tão altas a ponto de derreter chumbo e torrar tudo. Chegaria então a vez do engolimento completo do mundo, já comentado anteriormente.

Enquanto isso, se o sol explodisse ou começasse esse processo de morte lenta, o sistema solar também entraria em colapso. A órbita ficaria um tanto quanto confusa, de modo a fazê-los a girar mais afastados, o que seria uma mudança bruta no sistema sem todas reais e catastróficas consequências ainda calculadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que aconteceria se o Sol explodisse, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.