O que aconteceria se a Lua desaparecesse

O que aconteceria se a Lua desaparecesse

A Lua é um dos mais lindos ornamentos do planeta Terra e serve de inspiração e lendas. Existem diferentes teorias sobre o seu surgimento, mas o que se sabe é que ela é o satélite natural que orbita a Terra desde a sua origem e tem o tamanho de aproximadamente um terço do mundo.

Os movimentos lunares são de translação ao redor do nosso planeta e ao mesmo tempo rotação sobre o seu próprio eixo. Essas movimentações, junto com o brilho do sol, é o que faz com que a Lua tenha aparência em formatos diferentes a cada dia, são as chamadas fases da Lua.

Apesar de tais certezas físicas e astronômicas, ainda existem muitos mistérios e especulações sobre a real importância desse satélite para o nosso planeta. Enquanto alguns questionam se o homem realmente pisou na Lua, ou se ela afeta mesmo as pessoas, outros param para pensar: o que aconteceria se a Lua desaparecesse? O umCOMO reuniu algumas informações sobre o tema que podem te ajudar a entender.

Passos a seguir:
1

Antes de pensar nessa hipóteses é importante refletir sobre a possibilidade de isso acontecer. A ciência não prevê nenhum evento natural ou catástrofe astronômica que faça a Lua desaparecer da Terra no próximo bilhão de anos. Ao menos que alguém coloque uma bomba superpotente ou uma gigantesca nave extraterrestre a destrua, nossa Lua está em segurança e não corre perigo de sumir da nossa órbita tão cedo.

2

Mas, no caso de a Lua sumir, muita coisa iria mudar. A começar duração dos dias. Uma das teorias calcula que com a ausência desse satélite, por uma questão de gravidade, a Terra giraria em seu eixo muito mais rápido do que atualmente e os dias se tornariam mais rápidos. Cientistas estimam que se a Lua desaparecesse, o dia no planeta Terra teria uma duração de 6 horas.

3

Uma das influências lunares mais visivelmente notável a olho nu pelos seres humanos é o movimento das marés. A Lua influencia diretamente sobre o nível das marés. Quanto mais próxima do mundo, mais a sua gravidade "atrai" a Terra, o que consequentemente atrai a água dos oceanos de acordo com a posição da Lua.

Se a lua desaparecesse, portanto, o movimento dos mares ficaria ligeiramente mais confuso, o que poderia ser um desastre ecológico para o ecossistema marinho. No entanto, o sol também exerce alguma influência (ainda que menor) sobre as marés.

4

Outra consequência se a lua desaparecesse seria um desequilíbrio na órbita da Terra que é resultado de uma troca de forças gravitacionais que envolvem a Lua. Na ausência do nosso satélite natural, é possível que a órbita do mundo se alterasse para uma trajetória elíptica. O que teria como consequências mudanças climáticas com temperaturas tão extremas que tornariam nosso planeta inabitável.

5

Ainda se excluíssemos os fatos de a Terra se tornar uma lugar inóspito se a Lua desaparecesse, mesmo se as temperaturas se mantivessem habitáveis, nem todas as espécies estariam a salvo. A ausência da luz da Lua afetaria os ritmos biológicos de espécies de plantas e animais que evoluíram e se adaptaram sob a presença da luz da Lua. A adaptação poderia ser tão difícil a ponto de essas espécies não sobreviverem.

6

Se existe alguma vantagem na teoria de a "se a lua desaparecesse", poderia ser o fato de as noites totalmente escuras se tornarem ideais para observar com mais nitidez as estrelas e planetas. Por outro lado, seria o fim dos eclipses lunares e solares e dos signos afetados pela lua na astrologia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que aconteceria se a Lua desaparecesse, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.