Partilhar

O método do caminho crítico para o gerenciamento de projetos

Imagem: plus.google.com

O "Método do Caminho Crítico" é uma ferramenta útil para qualquer conjunto de ferramentas de um chefe de projeto. Esta técnica ajuda os gestores de projetos a analisar as atividades que devem ser realizadas em um projeto, e é uma amostra visível da sequência em que estas atividades devem ser executadas. Ao utilizar o "Método do Caminho Crítico", um gestor de projeto pode determinar que atividades são essenciais para o sucesso do projeto, e quais atividades não podem ser iniciadas até que outras atividades tenham sido finalizadas. Esta informação também pode ser utilizada para estimar a duração do projeto e identificar as atividades que podem requerer recursos adicionais para manter-se na data prevista.

Também lhe pode interessar: Como fazer um projeto de pesquisa
Passos a seguir:
1

Crie uma tabela com três colunas. Denomine a primeira coluna como "Atividade do Projeto". Identifique a segunda coluna "Atividade predecessora", e a terceira "Duração da atividade". Finalmente, identifique cada fila com uma letra do alfabeto.

2

Liste cada atividade que deve ser realizada desde o início do projeto até sua finalização em cada fila da tabela. Isto pode ser feito individualmente ou com uma equipe de projeto. Sob o titulo "predecessor de atividade" para cada atividade, liste todas as atividades do projeto adicional que devam ser iniciadas ou terminadas antes do início do seu projeto, ou escreva "nenhum". Atribua às atividades na coluna "predecessor de atividade" a letra correspondente do alfabeto para essa fila. Complete a tabela através da estimativa da quantidade de tempo que cada atividade levará. Isto pode ser feito em horas, semanas ou meses, dependendo de seu projeto, mas certifique-se de que sejam compatíveis.

3

Inicie o seu diagrama de rede de atividades utilizando um lápis e uma folha de papel. No extremo esquerdo da página, escreva um pequeno número 1 com um círculo ao seu redor. Este é um dos nós do diagrama de rede. As atividades do projeto que não têm atividades predecessoras, têm linhas que conduzem além de um nó. Desenhe tantas linhas quanto forem necessárias desde um nó, e use as letras das filas associadas a cada atividade para etiquetar cada linha. Termine cada linha com um nó numerado que corresponda à ordem em que se completa cada atividade.

4

Desenhe o resto de seu diagrama sequenciando o resto da tabela. Por exemplo, olhe uma atividade que una dois nós. Pergunte-se que atividades requerem que esta atividade seja completada primeiro? Estas atividades enlaçam esse nó para criar novos nós e assim sucessivamente. Todos os nós devem estar conectados a outros nós. O último nó no diagrama deve ser a atividade final do projeto.

5

Calcule a rota crítica através da determinação do caminho no diagrama de atividade da rede, que terá mais tempo para ser completado. O cálculo da rota crítica com frequência requer o exame de várias rotas que se movem através da rede.

6

Veja a coluna "Duração das Atividades" da tabela enquanto faz seu caminho através dos nós para desenvolver uma estimativa de tempo. Os programas informáticos existentes podem ajudar neste processo se preferir não fazê-lo à mão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O método do caminho crítico para o gerenciamento de projetos, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre O método do caminho crítico para o gerenciamento de projetos

1 comentário
yann
Muito bom
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Yann, ainda bem que você gostou :) Continue a seguir-nos em: http://www.umcomo.com.br/

Imagem: plus.google.com

Voltar ao topo da página