Lista de países e capitais da África

Lista de países e capitais da África

A África é um extenso continente onde vivem muitas etnias e culturas diferentes; além disso, contém um dos maiores desertos do mundo, o Saara, e uma enorme variedade de fauna e flora espalhada por zonas como a savana africana. É uma terra imensa e muito rica, tanto em paisagens como culturalmente, por isso vale a pena descobrir e saber quais são os países que integram este grande continente. Neste artigo do umCOMO vamos lhe oferecer uma lista de países e capitais da África para que conheça, um pouco melhor, a variedade e dimensão deste território imenso.

Países da África e suas capitais (por ordem alfabética)

Angola, Luanda

Argélia, Argel

Benim, Porto Novo

Botsuana, Gaborone

Burquina Faso, Uagadugu

Burundi, Bujumbura

Cabo Verde, Praia

Camarões, Laundê

Centro-africana (República), Bangui

Comores, Moroni

Costa do Marfim, Yamoussoukro

Chade, N'Djamena

Egito, Cairo

Etiópia, Adis Abeba

Gabão, Libreville

Gâmbia, Banjul

Gana, Acra

Guiné, Conacri

Guiné-Bissau, Bissau

Guiné Equatorial, Malabo

Quênia, Nairóbi

Lesoto, Maseru

Libéria, Monróvia

Líbia, Trípoli

Madagascar, Antananarivo

Malaui, Lilongwe

Mali, Bamako

Marrocos, Rabat

Maurício, Port Louis

Mauritânia, Nouakchott

Moçambique, Maputo

Namíbia, Windhoek

Níger, Niamey

Nigéria, Abuja

Ruanda, Kigali

República do Congo, Brazavile

República Democrática do Congo, Kinshasa

São Tomé e Príncipe, São Tomé

Senegal, Dakar

Seicheles, Victoria

Serra Leoa, Freetown

Somalia, Mogadíscio

África do Sul (República), Pretória

Sudão, Cartum

Sudão do Sul, Juba

Suazilândia, Lobamba

Tanzânia, Dodoma

Tunísia, Tunes

Togo, Lomé

Uganda, Kampala

Djibouti, Djibouti

Zambia, Lusaka

Zimbábue, Harare

Imagem: danasrho.top

Curiosidades sobre África

Ao ser um continente tão extenso e tão variado, a África possui algumas curiosidades e contradições que vale a pena conhecer. Na verdade, trata-se de um continente que foi objetivo dos colonos do terceiro mundo e viveu (e continua vivendo) grandes guerras para se tornar independente de povos estrangeiros. De seguida, vamos revelar algumas curiosidades sobre a África para que conheça um pouco melhor este continente.

Regimes ditatoriais

Atualmente só há treze países no mundo governados por ditadores, ou seja, chefes de estado que impuseram o seu governo pela força sem que o povo pudesse dizer absolutamente nada. Destes 13 países, 10 estão na África.

Produtor de diamantes

É um dos continentes com maior índice de pobreza e, no entanto, é o maior produtor de diamantes do mundo; na verdade, 50% dos diamantes existentes são de procedência africana. Os países pioneiros neste negócio são Angola, África do Sul e Botswana.

País sem colonizar: Etiópia

É o único país de todo o continente que nunca foi colonizado. Trata-se do país mais antigo que conta com mais de 2000 anos de história. É habitado por mais de 80 etnias diferentes que falam diferentes idiomas mas mantêm uma boa convivência, respeito e tolerância.

As pirâmides do Sudão

Quando pensa em pirâmides, o primeiro país que vem à sua mente é o Egito, verdade? Pois bem, o Sudão possui mais pirâmides que o Egito e que qualquer outro país do mundo. Conta com 223 pirâmides em cidades como Meroé, Nuri, El- Kurru e Gebel Barkal, enquanto no Egito se encontram 110 pirâmides.

Os animais da África

A Tanzânia é o país que contém a maior quantidade de animais selvagens, pois 20% dos grandes mamíferos africanos se encontram nos parques nacionais desta região. Em Madagascar também encontramos uma grande peculiaridade em relação à fauna que possui, visto que esta ilha possui espécies de fauna e flora que não há em nenhuma outra zona do mundo: 80% dos animais são endêmicos e, entre eles, está o Lêmure infra-ordem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lista de países e capitais da África, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.