Partilhar

Instruções para escovar os dentes

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Instruções para escovar os dentes

A escovação regular é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes. A escovação protege os dentes da placa que causa as cáries, tira as manchas, protege contra a doença das gengivas e refresca o hálito. Para obter o máximo proveito de escovar os dentes, é importante escová-los durante um total de dois minutos, duas vezes ao dia. Se você usa aparelho ou tem outra condição dentária, o médico pode recomendar uma escovação mais frequente, como, por exemplo, após as refeições. Uma escovação adequada, junto a uma alimentação saudável, exames regulares e limpezas dentais, pode ajudar a prevenir as cáries e outros problemas de saúde bucodental, ajudando você a passar menos tempo e gastar menos dinheiro no consultório do dentista.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como escovar os dentes com sabão
Passos a seguir:
1

Escolha uma escova de dente adequada ao tamanho e à forma da sua boca. Seu dentista pode recomendar algumas opções, se for necessário. Utilize uma escova de cerdas suaves e troque-a a cada três ou quatro meses ou quando as cerdas começarem a se desgastar.

2

Molhe a escova de dente com água e aplique um pouco de pasta de dente com flúor, um centímetro de pasta de dente. O flúor fortalece os dentes e ajuda a prevenir as cáries dentais.

3

Introduza a escova de dentes na boca e mantenha-a em um ângulo de 45 graus contra as gengivas.

4

Mova a escova para trás e para frente com movimentos curtos, certificando-se de que a escova percorra da linha da gengiva até a superfície de mastigação de cada dente. Pressione firmemente a escova contra os dentes, mas evite a raspagem, já que isto pode danificar os dentes ou as gengivas.

5

Utilize o movimento descrito no passo 4 para escovar as superfícies externas, internas e de mastigação dos dentes.

6

Use um movimento suave fazendo uma varredura para escovar a língua, as bochechas por dentro e o céu da boca. As bactérias podem acumular-se nestas superfícies, causando o mau hálito.

7

Escove os dentes com movimentos circulares suaves. Faça isto dente por dente.

8

Continue escovando durante dois minutos inteiros. Repita a escovação duas vezes ao dia ou segundo a recomendação do seu dentista.

9

Use fio dental para limpar o espaço que há entre os dentes.

10

Enxague a boca com água ou com um antisséptico bucal antimicrobiano, se desejar. Enxague a escova de dente com água e deixe secar descoberta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Instruções para escovar os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Instruções para escovar os dentes

O que lhe pareceu o artigo?

Instruções para escovar os dentes
Instruções para escovar os dentes

Voltar ao topo da página