Partilhar

Instruções para escovar os dentes

Instruções para escovar os dentes

A escovação regular é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes. A escovação protege os dentes da placa que causa as cáries, tira as manchas, protege contra a doença das gengivas e refresca o hálito. Para obter o máximo proveito de escovar os dentes, é importante escová-los durante um total de dois minutos, duas vezes ao dia. Se você usa aparelho ou tem outra condição dentária, o médico pode recomendar uma escovação mais frequente, como, por exemplo, após as refeições. Uma escovação adequada, junto a uma alimentação saudável, exames regulares e limpezas dentais, pode ajudar a prevenir as cáries e outros problemas de saúde bucodental, ajudando você a passar menos tempo e gastar menos dinheiro no consultório do dentista.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como escovar os dentes com sabão
Passos a seguir:
1

Escolha uma escova de dente adequada ao tamanho e à forma da sua boca. Seu dentista pode recomendar algumas opções, se for necessário. Utilize uma escova de cerdas suaves e troque-a a cada três ou quatro meses ou quando as cerdas começarem a se desgastar.

2

Molhe a escova de dente com água e aplique um pouco de pasta de dente com flúor, um centímetro de pasta de dente. O flúor fortalece os dentes e ajuda a prevenir as cáries dentais.

3

Introduza a escova de dentes na boca e mantenha-a em um ângulo de 45 graus contra as gengivas.

4

Mova a escova para trás e para frente com movimentos curtos, certificando-se de que a escova percorra da linha da gengiva até a superfície de mastigação de cada dente. Pressione firmemente a escova contra os dentes, mas evite a raspagem, já que isto pode danificar os dentes ou as gengivas.

5

Utilize o movimento descrito no passo 4 para escovar as superfícies externas, internas e de mastigação dos dentes.

6

Use um movimento suave fazendo uma varredura para escovar a língua, as bochechas por dentro e o céu da boca. As bactérias podem acumular-se nestas superfícies, causando o mau hálito.

7

Escove os dentes com movimentos circulares suaves. Faça isto dente por dente.

8

Continue escovando durante dois minutos inteiros. Repita a escovação duas vezes ao dia ou segundo a recomendação do seu dentista.

9

Use fio dental para limpar o espaço que há entre os dentes.

10

Enxague a boca com água ou com um antisséptico bucal antimicrobiano, se desejar. Enxague a escova de dente com água e deixe secar descoberta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Instruções para escovar os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Instruções para escovar os dentes

Instruções para escovar os dentes
Instruções para escovar os dentes

Voltar ao topo da página