Partilhar

Fui assaltado, e agora?

Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Fui assaltado, e agora?

Vivemos numa época em que a taxa de criminalidade continua a aumentar e todos os dias corremos riscos na rua. Podemos ter cuidados suplementares nas nossas rotinas, mas a verdade é que ninguém está livre de ser assaltado. Nem todo o mundo está preparado para o que fazer em um assalto. Você está? Mas depois de ser assaltado há que manter a calma e pensar no que fazer. Tente minimizar o que aconteceu e pense em situações práticas. O umComo mostra-lhe o que fazer se for assaltado.

Também lhe pode interessar: O que é ética profissional

Boletim de Ocorrência

Se foi assaltado procure o posto policial mais próximo e peça para preencher um boletim de ocorrência. Este documento é muito importante. Mesmo que com isto a polícia não consiga desvendar o seu caso, vai estar a dar informações importantes para que eles possam tomar medidas na área onde foi assaltado. Tente ir o mais rapidamente ao posto. A polícia poderá atuar no imediato e as suas memórias são mais recentes.

Se tem dúvidas de como deve proceder, leia o nosso artigo em que lhe explicamos como fazer um B.O na delegacia.

Se tiver seguros sobre os bens que lhe foram roubados, fazer o boletim pode ser bastante importante. Mostrará aos seus credores que tomou providências após o assalto.

Se ficar com algum lesão depois do assalto não se esqueça de comunicar à polícia e se achar necessário vá ao hospital.

Fui assaltado, e agora? - Boletim de Ocorrência

Documentos de identificação

Já sabe que não pode andar sem documentos. Depois de ter dado conta no Boletim de Ocorrência do seu roubo deve voltar a fazer todos os seus documentos.

Caso seja roubado em viagem tem de proceder rápido. Não se esqueça que precisa de um documento de identificação para retornar ao seu país. Deve levar o boletim de ocorrência até a Embaixada ou Consulado Brasileiro. Lá deve pedir um novo passaporte ou um passaporte emergencial ou um documento que possa entregar no aeroporto de modo a retornar ao seu país. No caso do passaporte vai ter de pagar uma taxa.

Cartões de Crédito e VTM

Se roubaram os seus cartões de crédito não perca tempo e ligue para a sua operadora para os bloquear. Se roubaram o seu cartão de dinheiro pré-pago (VTM) solicite o bloqueio para que ninguém o possa usar. Depois ou pede outro cartão com o valor que lhe foi roubado ou pega o dinheiro que tinha no seu cartão, pedindo um saque emergencial.

Leia o nosso artigo em que lhe explicamos como cancelar um cartão de crédito e cancele os seus o mais rápido possível.

Fui assaltado, e agora? - Cartões de Crédito e VTM

Aparelhos Eletrônicos

No caso de aparelhos eletrônicos, não há grande coisa que possa fazer. Se roubaram o seu celular aquilo que pode fazer é bloquear a linha telefônica e pedir um novo chip. Aí pode pedir para restituírem o seu número. Isto não lhe traz o seu celular de volta, mas pelo menos pode continuar com a sua linha.

Em relação a outros equipamentos a única coisa que pode fazer é registar o seu roubo no boletim de ocorrência. Se tiver seguro contra roubos isso irá ajuda-lo a resolver o problema, caso contrário resta-lhe esperar que a policia consiga encontrar os seus pertences.

Se ainda tem dúvida do que pode fazer se lhe roubaram o celular veja os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fui assaltado, e agora?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Fui assaltado, e agora?

Fui assaltado, e agora?
1 de 3
Fui assaltado, e agora?

Voltar ao topo da página