Partilhar

Doenças mais comuns nos bebês

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Doenças mais comuns nos bebês

Até completar um ano de idade, é comum que as crianças tenham algumas doenças, as quais podem ser até mesmo graves e, por isso, qualquer sinal é urgente levá-la ao pronto socorro ou hospital mais próximo. Portanto, papais e mamães devem saber quais são as doenças mais comuns nos bebês e estarem atentos aos seus sintomas. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai falar sobre os principais problemas de saúde nos pequenos.

Também lhe pode interessar: Como esterilizar a chupeta do bebê
Passos a seguir:
1

Entre as doenças mais comuns nos bebês com até um ano de idade estão as infecções, podendo ser elas respiratórias, cutâneas, urinárias, além da gastroenterite e da otite. No caso das respiratórias, as mais comuns são pneumonia, bronquiolite e catarro nas vias superiores. Essa última é a mais frequente, mas também a menos grave, sendo que os sintomas são congestão nasal e tosse. A limpeza nasal pode ser o suficiente para o quadro melhorar, inclusive, o aumento da umidade ambiental, quando o problema for causado pelo tempo muito seco.

Doenças mais comuns nos bebês - Passo 1
2

Já a bronquiolite, a infecção que ataca os bronquíolos, é mais grave, bem como a pneumonia, inclusive, se for bacteriana. Nesses casos, é imprescindível buscar ajuda médica para que se inicie o tratamento prescrito pelo especialista. Em ambos os casos, os sintomas se assemelham a um resfriado, apresentando febre e tosse. Quanto à gastroenterite, trata-se de uma inflamação da mucosa do estômago, sendo que os sinais da doença são diarreia, vômito e cólica. Quando essa infecção é provocada por vírus, que é a mais comum, o tratamento consiste em manter o bebê hidratado para que não tenha desidratação, o que pode ocorrer com facilidade.

3

Enquanto isso, as infecções cutâneas bacterianas mais frequentes nos bebês são várias, podendo ser listadas a impetigo, feridas infectadas, abscessos, foliculites, furunculoses, carbúnculos, celulites, erisipelas e a síndrome da pele escaldada estafilocócica. Mesmo que o problema seja moderado é importante tratar o quadro com antibióticos para evitar complicações. Pequenas bolhas com pus, lesões e outros tipos de erupções são os sinais que ajudam a identificar a doença.

4

Os mesmos sintomas podem ser indícios de infecções na pele causadas por vírus. Nesse caso, as doenças que mais habitualmente acometem os pequenos são a rubéola, varicela, sarampo, urticária infecciosa e a exantema súbito. Por serem provocadas por vírus não são usados antibióticos, mas pode haver necessidade de tratamento medicamentoso se houver risco de complicação. As infecções urinárias também são comuns em crianças pequenas, sendo que o problema pode afetar os rins, a bexiga ou a uretra. Os sintomas mais presentes são perda de peso, falta de apetite e de sono, febre, mudanças na cor e no cheiro do xixi e irritabilidade, inclusive, ao urinar.

Doenças mais comuns nos bebês - Passo 4
5

O tratamento para as infecções no trato urinário também exige antibióticos prescritos pelo médico. Outra doença comum em bebês são as otites, inflamação que ocorre no ouvido e geralmente são causadas por bactérias. Entre os sintomas estão dor no local, sendo que uma forma de identificar o problema é se o bebê leva as mãos com frequência ao ouvido. Outros sintomas da otite, que é mais comum nos meses frios, são alterações do sono e do apetite, irritação, febre, enjoo e mesmo dificuldade de ouvir. Mucosidade acumulada no ouvido devido a gripes e infecções na garganta pode desencadear a doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns nos bebês, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Doenças mais comuns nos bebês

Doenças mais comuns nos bebês
1 de 3
Doenças mais comuns nos bebês

Voltar ao topo da página