Partilhar

Dicas para viver numa república

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 29 maio 2017
Dicas para viver numa república
Imagem: collegecandy.com

Se chegou a hora de sair de casa para ingressar numa faculdade longe de casa, você deve estar considerando ir viver para uma república de estudantes. As repúblicas são casas partilhadas por estudantes em que você pode entrar mediante o pagamento de uma taxa de aluguer. Dividir os custos de habitação pode ser muito bom para sua carteira, mas apresenta alguns inconvenientes que você deve aprender a gerir. Para que você possa desfrutar ao máximo da experiência social e educacional que a faculdade representa, o umComo reuniu onze dicas para viver numa república de forma organizada, pacífica e divertida.

Também lhe pode interessar: Como trancar a faculdade - dicas úteis!
Passos a seguir:
1

Perceba os hábitos dos outros estudantes da casa. Cada pessoa tem horários de sono e estudos diferentes e, para viver numa república, é importante saber como cada um vive. Isto permite que possa existir uma adaptação da sua parte e dos colegas. Respeite os horários comuns e tente não perturbar o silêncio dos colegas, para que eles respeitem o seu também.

Dica: Acesse esse artigo para saber qual é a melhor hora para estudar e partilhe a informação com seus colegas.

2

Use, limpe e guarde.Todos os habitantes da casa devem contribuir para uma manutenção diária da ordem da casa. Os espaços comuns são particularmente importantes e devem estar sempre arrumados e limpos. Colocar no lugar ou lavar os objetos depois de usar é uma regra de ouro que vai manter o espaço organizado!

Dicas para viver numa república - Passo 2
Imagem: imgkid.com
3

Crie uma escala de faxina semanal. Para que a divisão das tarefas seja justa, o ideal é criar uma escala de faxina semanal em conjunto com os seus colegas de casa. Assim não existe só uma pessoa que limpa enquanto todas as outras sujam e o espaço estará sempre limpo. Crie uma escala rotativa em que as tarefas mudam para outra pessoa semanalmente: isso vai evitar que seja sempre o mesmo a limpar o banheiro, por exemplo.

4

Conheça as regras do condomínio. Cada prédio tem, geralmente, um conjunto de regras básicas. Estas regras abrangem, normalmente, horários de coleta de lixo, mudanças, utilização de espaços comuns e horários para o barulho e música alta. Quem não cumpre as regras pode ser multado ou punido de alguma forma, por isso procure respeitar essas regras e evitar conflitos com os vizinhos.

Imagem: pixgood.com
5

Estabeleça, em conjunto, regras para o barulho e privacidade de cada um. Fale com os outros moradores da casa para definirem regras personalizadas de acordo com as necessidades de todos. Se você vive numa república masculina, pode existir um código para indicar que há companhia no quarto, por exemplo.

6

Tenha atenção ao pagamento das contas. O pagamento das contas deve ser bem gerido e as contas são divididas pelos habitantes do espaço. As datas de pagamentos podem ser difíceis de cumprir quando o dinheiro vem de fontes diferentes, por isso tente que todos respeitem os prazos. Atrasos em pagamentos podem dar origem a multas e ninguém da casa quer ter de pagar esse extra. Seja pontual.

Imagem: wired.it
7

Não mexa nem coma o que não lhe pertence. Respeite a propriedade alheia. Sumiços de comida ou pertences podem gerar grandes conflitos e mau ambiente na república, por isso não saia atacando a comida do colega do lado. Uma boa forma de evitar que alguém pegue sua comida por engano é colocar uma etiqueta no recipiente. No entanto, se pegarem seu almoço na mesma, você deve falar com seus colegas para exigir que peçam antes de pegar algo seu.

Dica: Siga esse artigo para saber como se alimentar bem na faculdade.

8

Trate bem da casa. Se você não devolver a casa em bom estado, o dono pode criar problemas e exigir um pagamento extra. As repúblicas têm fama de ser locais bagunçados, por isso tente evitar esse estigma e manter uma casa apresentável.

Imagem: rebrn.com
9

Evite/resolva conflitos. Os relacionamentos entre os habitantes da casa podem ser complicados, por isso tente manter sempre um bom ambiente com os demais moradores. Não há nada pior do que acordar e ver seu inimigo mortal passeando pela sua casa! Procure evitar discussões e rancores e seja honesto para evitar desentendimentos com os colegas.

10

Seja cuidadoso na hora de promover eventos sociais. As repúblicas são famosas pela quantidade de festas que organizam. O melhor é avisar os vizinhos que vai dar uma festa e mostrar disponibilidade para respeitar as necessidades deles. Uma boa relação com os vizinhos evita que eles chamem a polícia em momentos barulhentos, acabando assim com sua festa.

Imagem: contiki.com
11

Aproveite a experiência! Não é fácil sair do ninho e encarar o desconhecido, mas lembre-se que os seus colegas estão passando pela mesma situação. Tente criar boas relações com os demais moradores da república e respeite os seus sentimentos e os deles. Boa sorte!

Dica: Esse artigo dá algumas dicas preciosas para saber como enfrentar o primeiro ano de faculdade.

12

Se você considera viver sozinho ao invés de dividir a casa, sugerimos a leitura do artigo O que ninguém conta sobre morar sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para viver numa república, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Dicas para viver numa república

Dicas para viver numa república
Imagem: collegecandy.com
Imagem: imgkid.com
Imagem: pixgood.com
Imagem: wired.it
Imagem: rebrn.com
Imagem: contiki.com
1 de 6
Dicas para viver numa república

Voltar ao topo da página