Partilhar

Dicas para passar no vestibular

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 9 abril 2019
Dicas para passar no vestibular
Imagem: facnopar.com.br

Passar no vestibular é uma missão que quase todos os jovens brasileiros buscam e tentam. Seja em uma universidade pública ou particular, seja em vestibular próprio ou por ENEM, a missão não é fácil e quase sempre a concorrência é muito alto. Não apenas o ensino médio escolar possa ser o bastante, tal como seja necessário algum cursinho ou sessões de estudo intensivo. De qualquer forma, quem já prestou sabe e quem vai prestar está sentindo na pele. Nesse artigo desenvolvido umComo, te daremos algumas dicas para passar no vestibular e não ter sufoco na hora de alcançar os melhores resultados.

Também lhe pode interessar: Como estudar para o vestibular sozinho
Passos a seguir:
1

Primeiramente, é claro, você precisa de dedicação, conhecimento e disciplina. Muito importante, antes de tudo, é saber que curso você deseja fazer na faculdade. Isso guiará muito do seu ano preparatório e te dará boas indicações. Por exemplo, se você deseja fazer faculdade de Medicina, deverá dedicar quase que todo o seu tempo para o estudo pré-vestibular. Esses cursos possuem concorrência maior e precisam de mais estudo, então, dedique-se.

2

Organizar seus estudos é outra parte muito importante para passar no vestibular. A criação e desenvolvimento de um plano de matérias é bastante útil. Busque dar mais enfoque às matérias que você possui necessidade e organize o seu tempo para dividir uma parte do tempo para esse tipo de saber com o qual você não tem familiaridade. Por exemplo, se você possui dificuldade com matérias exatas, como Física e Matemática, busque dar mais tempo para esses componentes curriculares durante a organização do tempo. Veja o exemplo na imagem:

Dicas para passar no vestibular - Passo 2
Imagem: infoenem.com.br
3

Agora que você já possui um Plano de Estudos definidos, é hora de aplicá-los. Dedique o tempo que você acreditar necessário para esses estudos. Concentração e dedicação são primordiais nesse momento. Não adianta estudar enquanto checa as suas redes sociais ou vê televisão, pois assim a concentração se esvai.

4

Veja os jornais e fique atualizado com as notícias. É muito importante estar em contato com o contexto em que o mundo vive, pois esse tipo de conhecimento é constantemente requerido dentro do processo de vestibular. As redações serão bastante relacionadas com eventos comuns na sociedade, ou seja, não dá pra se isolar do mundo para fazer uma prova vestibular.

5

Não se esqueça de ler textos literários e ganhar o costume de escrever durante esse tempo. A redação sempre possui um grande peso nos vestibulares modernos e a perfeição sempre deve ser buscada, principalmente no ENEM. Ter uma leitura afiada te ajudará a conquistar um português mais completo que te dará plena segurança para o desenvolvimento de um texto coeso e coerente.

Imagem: theguardian.com
6

Não tenha medo de fazer grupos de estudo e de tirar suas dúvidas com pessoas aptas. É muito mais provável que você tire suas dúvidas com outros do que se engalfinhando sozinho. Você pode usar também a internet e pode ver aulas online de conteúdos requeridos no vestibular para estudar melhor.

7

Talvez a dica mais importante de todas: tenha calma. Se você entrar na crise de stress que a maioria dos vestibulandos passam, estará lascado. Dormir e manter uma vida saudável são essenciais para a concentração e absorção de informações. Além disso, não esqueça de confiar em você. Se estiver inseguro, você não conseguirá fazer a prova com calma. Com segurança, as coisas mudam e você pode acabar passando na faculdade que você tanto sonhou.

Imagem: portal6.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para passar no vestibular, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Dicas para passar no vestibular

Dicas para passar no vestibular
Imagem: facnopar.com.br
Imagem: infoenem.com.br
Imagem: theguardian.com
Imagem: portal6.com.br
1 de 4
Dicas para passar no vestibular

Voltar ao topo da página