Partilhar

Dicas para morar junto

Por Sara Viega. Atualizado: 6 agosto 2019
Dicas para morar junto

"Que lindo casal, que romântico, morar juntos é uma delícia"...é, talvez sejam um belo casal, talvez ainda preservem um toque de romantismo, mas compartilhar sua vida com alguém não é tarefa simples, requer muito trabalho em equipe e sintonizar certos detalhes. Está pensando em dar esse passo? Ou talvez já deu e não sabe como administrar a situação? Em umComo.com.br contamos-lhe algumas dicas para morar juntos tentando manter a harmonia e a felicidade.

Passos a seguir:
1

Em princípio, é importante você lembrar que não existe isso de casal perfeito, existe apenas gente com a qual convivemos melhor, mas este processo requer paciência, respeito, adaptação e entender que são duas pessoas diferentes com educação, valores e opiniões diferentes, e todo isso influencia.

2

No casal a negociação é importante, ainda mais na hora de morar juntos. Não se trata de mudar o outro, pois é impossível fazer isto, mas entender que agora há mais alguém na casa e que talvez você precise adaptar-se ou modificar alguns hábitos para o melhor funcionamento da rotina.

3

A comunicação é vital para morar juntos, dizer do que gostam e do que não gostam, escutar e entender o ponto de vista do outro, negociar, procurar solução para os conflitos sem cair em ofensas. Aqui lhe damos alguns conselhos para o fazer melhor.

4

Também é importante estar disposto a ceder em determinados aspectos, a fim de que a relação flua da maneira correta.

5

A organização no lar é um dos elementos que mais disputas causa nas relações, é importante que estas dinâmicas sejam estabelecidas e que sejam flexíveis em relação a elas, a ideia é que se apoiem e não que se critiquem constantemente.

6

O dinheiro também costuma ser tema de problemas, por isso é bom que antes de morar juntos vocês saibam como vão administrar as despesas comuns e se têm a capacidade de assumir esta nova etapa sem decretar falência.

7

Você se irrita demais com os defeitos dele(a)? Acha que morar juntos vai mudá-los? Mau começo, seu(sua) companheiro(a) é quem é e você não pode pretender que ele mude completamente; aceitar também seus defeitos é parte do processo e um dos segredos para morar juntos e em paz.

8

Antes de morar com alguém é importante esclarecer se ambos têm as mesmas expectativas de futuro para a relação em temas importantes como a possibilidade de um casamento, de ter ou não filhos, etc. Às vezes a diferença entre o que um e outro imaginam pode ser radical e causar uma ruptura de ideias considerável.

9

Para morar juntos é preciso ter certeza de que sua relação é forte. Se você não sabe, damos-lhe algumas dicas sobre como fortalecer sua relação.

10

O respeito, o entendimento, a capacidade de adaptar-se e a disposição para resolver conflitos são chaves importantes e necessárias para morar juntos de forma harmoniosa e feliz.

Veja também: Lista de compras para casal - o que não pode faltar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para morar junto, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Conselhos
  • Cada relação é diferente, tome os conselhos que considerar que podem ser aplicados à sua relação e coloque-os em prática.

Escrever comentário sobre Dicas para morar junto

O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para morar junto
Dicas para morar junto

Voltar ao topo da página